Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Daniel Resende

Improvisando transformador

Recommended Posts

É o seguinte pessoal. Como toda pessoa que começa a estudar eletrônica, a medida que o tempo vai passando a gente vai querendo cada vez mais montar uma bancada minimamente descente pra fazer as nossas experiências por conta própria e é nesse sentido que resolvi montar uma fonte de alimentação variável de forma que eu pudesse ter a tensão que precisasse. Procurava algo que fizesse isso com o máximo de simplicidade visto que meus atuais conhecimentos não me permitem montar algo muito complexo, o esquema é mostrado abaixo só fazendo a observação que R2 e R4 simulam um potenciômetro de 10k. (O LTSpice não tem potenciômetro...)

No circuito original, o transformador de força era de saída de 12Vrms mas eu não tinha esse transformador, só tinha um 6+6 com tomada central. Então, para obter os 12 volts, ignorei a tomada central e utilizei somente os dois fios vermelhos. Tanto a simulação no spice quanto o circuito real funcionaram bem. Eu consegui variar a tensão de saída de mais ou menos 2V até 11,3V. Mas gostaria de saber se não estou forçando de mais o transformador com esse meu "truque". Afinal, ele foi originalmente projetado pra fornecer 6V e não 12V...

Uma outra dúvida é que percebi que ele esquentava um pouco quando liguei alguns circuitos nessa fonte. Não era nada de assustar, dava pra colocar o dedo de boa. Gostaria de saber até que ponto é normal um transformador se esquentar...

Como última observação gostaria de dizer que não sei qual a corrente máxima do trafo uma vez que o retirei da sucata de um rádio portátil e não havia nenhuma identificação...

.1FONTE.JPG

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se o transformador era de rádio portátil tem 1A ou menos. Ele esquenta porque é de baixa corrente.

Não tem problema nenhum em usar os dois enrolamentos juntos.  

O circuito é o mais simples possível, inclusive eu mesmo já tive uma fonte dessas. 

Poderia até colocar um LM317 no lugar dos transistores, fica mais simples e eficiente, estabilizando a fonte. 

Uma fonte desse tipo só serve para alimentar circuitos eletrônicos pequenos, nada de motores ou amplificadores grandes. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Mestre88, obrigado por me esclarecer a respeito do transformador e eu vou sim colocar o LM317 no lugar dos transistores como você falou.

Quanto à fonte só alimentar circuitos pequenos, à princípio, não vou precisar de grandes correntes. Quando me sentir mais preparado faço uma fonte mais complexa, potente e estável.

Novamente muito obrigado!!!

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Eu enrolava transformador fazia fonte estabilizadas etc ... mais agora resolvi estudar  A permeabilidade magnetica dos materiais Ferromagneticos assim posso montar meu proprio transformador e saber sua Real capacidade, ainda estudo a respeito! Permeabilidade magnetica do material é uma constante de cada material ferromagnetico! Simbolizado pela letra  μ e o

μ0 A permeabilidade magnética do vácuo, também conhecida como constante magnética, é uma constante física simbolizada por μ0

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@RAPOSA YOKO, realmente seria muito bom poder fazer o próprio transformador, embora não seja muito difícil descobrir a permeabilidade magnética de material qualquer. Corrija-me se eu estiver errado, mas basta enrolar uma bobina em núcleo oco e de material não metálico e medir sua indutância, a seguir insere-se o material a ser testado no núcleo da bobina e mede-se novamente a indutância. Através da diferença entre os valores medidos é possível inferir facilmente a permeabilidade do material.

Foi assim que construí, há poucos dias, uma bobina com núcleo de ferrite (reaproveitado de sucata) e utilizei num radinho de galena experimental que construí.

Mas muito obrigado pela dica, eu nunca tinha pensado na possibilidade de fazer meus próprios transformadores e também vou procurar ler mais a respeito de permeabilidade magnética.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais