Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mais Ram, Acabou Piorando O Bechmark


henrique_k

Posts recomendados

Pessoal,

Eu tinha um pente de Mem Ram da samsung de 256MB DDR266 e troquei ela por uma 512Mb DDR400 de uma marca genérica. Fiz o teste do AquaMark3 com a resolução de 1024x768x32 e olha o que deu:

- Processador Athlon XP 2000+

- Placa NVIDIA GeForce4 MX 440SE with AGP8X

- MB Asus A7V8X

Memórias:

- com 256Mb/DDR266 (5938 pontos, Fps médio 5.94)

- com 512Mb/DDR400 (5667 pontos, Fps médio 5.67)

:tantan:Perceba que com mais memória e barramento mais rápido a pontuação foi menor.... :tantan:

Agora a minha dúvida é a seguinte: Pode ser somente um Bechmarch e passar de um mero número ?

Porque na hora de abrir aplicativos está muito mais rápido e eficiente. Por favor dêem uma opinião! :wacko:

[]´s

Henrique

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por henrique_k@03 ago 2004, 23:55

Pessoal, creio que seja a latência da mem RAM também.

Fiz o download do Aida e do Everest, porém quando seleciono a opção SPD ele não retorna nenhum valor.  :muro:

Eu fui em: Aida >> Placa Mãe >> SPD

Existe outra maneira de saber ?

[]´s

Henrique

Vai em Chipset, lá aparece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Renato Marcelino@03 ago 2004, 21:43

Alem das latencias, a assincronia influenciou tambem! não adianta rodar nada em assincronia, vai haver perdas! não tem jeito! Agora... se voce subir esse FSB seu aí... então voce verá ganhos!

Não necessariamente Renato. O problema ai é que ele está rodando com FSB 266MHz e as memórias em 400MHz, porém estas devem estar com latências altissímas (3-4-4-8 na melhor das hipóteses).

O que ele deveria fazer é reduzir o clock das memórias para 333MHz, dai os ajustes das memórias serão bem mais agressivos e ai deve compensar. Eu tive uma KT333 e ela aproveita bem o assincronismo das memórias. O KT400 é a mesma coisa. O problema é querer usar as memórias em 400MHz e FSB 266MHz.

Mas ele tem que garantir que a única mudança feita tenha sido a troca das memórias. Ou seja, o teste com a memória antiga feito imediatamente antes da troca da memória e o teste com a memória nova logo em seguida. Se mudaram os drivers, se o HD está mais cheio, etc, fica difícil dizer.

Abrir aplicativos melhorou porque tem mais memória. Isso é normal. Depende muito mais da quantidade de RAM (não quer dizer que com 1GB irá melhorar ainda mais) do que a velocidade delas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sledgehammer@04 ago 2004, 03:14

O problema ai é que ele está rodando com FSB 266MHz e as memórias em 400MHz, porém estas devem estar com latências altissímas (3-4-4-8 na melhor das hipóteses).

O que ele deveria fazer é reduzir o clock das memórias para 333MHz, dai os ajustes das memórias serão bem mais agressivos e ai deve compensar. Eu tive uma KT333 e ela aproveita bem o assincronismo das memórias. O KT400 é a mesma coisa. O problema é querer usar as memórias em 400MHz e FSB 266MHz.

Mas ele tem que garantir que a única mudança feita tenha sido a troca das memórias. Ou seja, o teste com a memória antiga feito imediatamente antes da troca da memória e o teste com a memória nova logo em seguida. Se mudaram os drivers, se o HD está mais cheio, etc, fica difícil dizer.

sledgehammer obrigado pelo esclarecimento.

Veriquei que a memoria de 512MB está com as seguintes latências:

- CAS Latency: 2.5

- RAS to CAS Delay: 3

- RAS Precharge: 3

- RAS Active Time: 7

Você acha que se eu forçar na BIOS para 333Mhz, ele trabalhará melhor ? Minha placa mãe é uma ASUS A7V8X (KT 400, com DDR 400)

Overview da A7V8X

E desculpe a ignorância, mas eu achava que FSB era só para o processador, voce poderia me explicar?

Obs: Como você havia dito, fiz os testes somente alternando as memórias.

[]´s

Henrique

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por henrique_k@08 ago 2004, 23:02

sledgehammer obrigado pelo esclarecimento.

Veriquei que a memoria de 512MB está com as seguintes latências:

- CAS Latency: 2.5

- RAS to CAS Delay: 3

- RAS Precharge: 3

- RAS Active Time: 7

Você acha que se eu forçar na BIOS para 333Mhz, ele trabalhará melhor ? Minha placa mãe é uma ASUS A7V8X (KT 400, com DDR 400)

Overview da A7V8X

E desculpe a ignorância, mas eu achava que FSB era só para o processador, voce poderia me explicar?

Obs: Como você havia dito, fiz os testes somente alternando as memórias.

[]´s

Henrique

Sim. Tente rodar com a memória em 333MHz. Ela está rodando com essas latências com a RAM em 400MHz? Se for a memória é razoável e deve rodar com latência baixa em 333MHz. Vai lá e conta para gente como ficou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sledgehammer@10 ago 2004, 01:09

Sim. Tente rodar com a memória em 333MHz. Ela está rodando com essas latências com a RAM em 400MHz? Se for a memória é razoável e deve rodar com latência baixa em 333MHz. Vai lá e conta para gente como ficou.

sledgehammer,

Só para saber os resultados,aí vão:

Modifiquei na BIOS e forcei a memória a trabalhar em 333Mhz. A princípio o Windows funciona normal, porém quando rodo o Aquamark 3 ele dá uma mensagem de erro no meio do teste, dizendo que uma área da memória Virtual foi acessada sem permissão.

Além disso, verifiquei com o AIDA que a latência de 333Mhz é a mesma quando está configurado para 400Mhz.

2.5 - 3 - 3 - 7

Na BIOS, acho ele esta configurado para detectar automaticamente as latências. Tentei alterar para 2 - 2 - 2 - 8 porém o Windows não reinicia.

Conclusão: Creio que seja melhor utilizar os 512Mb do jeito que estão, em configuração padrão da BIOS.

[]´s

Henrique :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem estranho mesmo. Mas dai você vê o quanto o chipset relaxa os ajustes quando a RAM está em DDR400. Consegue rodar com as mesmas latências que em DDR333, sendo que nessa configuração dá erro.

Infelizmente essa placa não permite ajustar a tensão da memória. Seria uma boa e talvez resolvesse o seu problema. Tente usar o Memtest86 para checar os erros de memória. você acha o programa em http://www.memtest.org/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!