Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
henrique_k

Mais Ram, Acabou Piorando O Bechmark

Recommended Posts

Pessoal,

Eu tinha um pente de Mem Ram da samsung de 256MB DDR266 e troquei ela por uma 512Mb DDR400 de uma marca genérica. Fiz o teste do AquaMark3 com a resolução de 1024x768x32 e olha o que deu:

- Processador Athlon XP 2000+

- Placa NVIDIA GeForce4 MX 440SE with AGP8X

- MB Asus A7V8X

Memórias:

- com 256Mb/DDR266 (5938 pontos, Fps médio 5.94)

- com 512Mb/DDR400 (5667 pontos, Fps médio 5.67)

:tantan:Perceba que com mais memória e barramento mais rápido a pontuação foi menor.... :tantan:

Agora a minha dúvida é a seguinte: Pode ser somente um Bechmarch e passar de um mero número ?

Porque na hora de abrir aplicativos está muito mais rápido e eficiente. Por favor dêem uma opinião! :wacko:

[]´s

Henrique

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

E as latências do pente novo, heim???!?!?!

Deve ser isso...

Compartilhar este post

Link para o post

c você sente q ta mais rápido beleza isso q conta xD

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza são as latencias dessa memo Generica que devem ser muito altas.

Pegue o Aida ou o Everest na guia placa-mãe , SPD veja quais o valores e poste para gente.

Compartilhar este post

Link para o post

Alem das latencias, a assincronia influenciou tambem! não adianta rodar nada em assincronia, vai haver perdas! não tem jeito! Agora... se voce subir esse FSB seu aí... então voce verá ganhos!

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, creio que seja a latência da mem RAM também.

Fiz o download do Aida e do Everest, porém quando seleciono a opção SPD ele não retorna nenhum valor. :muro:

Eu fui em: Aida >> Placa Mãe >> SPD

Existe outra maneira de saber ?

[]´s

Henrique

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por henrique_k@03 ago 2004, 23:55

Pessoal, creio que seja a latência da mem RAM também.

Fiz o download do Aida e do Everest, porém quando seleciono a opção SPD ele não retorna nenhum valor.  :muro:

Eu fui em: Aida >> Placa Mãe >> SPD

Existe outra maneira de saber ?

[]´s

Henrique

Vai em Chipset, lá aparece.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Renato Marcelino@03 ago 2004, 21:43

Alem das latencias, a assincronia influenciou tambem! não adianta rodar nada em assincronia, vai haver perdas! não tem jeito! Agora... se voce subir esse FSB seu aí... então voce verá ganhos!

Não necessariamente Renato. O problema ai é que ele está rodando com FSB 266MHz e as memórias em 400MHz, porém estas devem estar com latências altissímas (3-4-4-8 na melhor das hipóteses).

O que ele deveria fazer é reduzir o clock das memórias para 333MHz, dai os ajustes das memórias serão bem mais agressivos e ai deve compensar. Eu tive uma KT333 e ela aproveita bem o assincronismo das memórias. O KT400 é a mesma coisa. O problema é querer usar as memórias em 400MHz e FSB 266MHz.

Mas ele tem que garantir que a única mudança feita tenha sido a troca das memórias. Ou seja, o teste com a memória antiga feito imediatamente antes da troca da memória e o teste com a memória nova logo em seguida. Se mudaram os drivers, se o HD está mais cheio, etc, fica difícil dizer.

Abrir aplicativos melhorou porque tem mais memória. Isso é normal. Depende muito mais da quantidade de RAM (não quer dizer que com 1GB irá melhorar ainda mais) do que a velocidade delas.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por sledgehammer@04 ago 2004, 03:14

O problema ai é que ele está rodando com FSB 266MHz e as memórias em 400MHz, porém estas devem estar com latências altissímas (3-4-4-8 na melhor das hipóteses).

O que ele deveria fazer é reduzir o clock das memórias para 333MHz, dai os ajustes das memórias serão bem mais agressivos e ai deve compensar. Eu tive uma KT333 e ela aproveita bem o assincronismo das memórias. O KT400 é a mesma coisa. O problema é querer usar as memórias em 400MHz e FSB 266MHz.

Mas ele tem que garantir que a única mudança feita tenha sido a troca das memórias. Ou seja, o teste com a memória antiga feito imediatamente antes da troca da memória e o teste com a memória nova logo em seguida. Se mudaram os drivers, se o HD está mais cheio, etc, fica difícil dizer.

sledgehammer obrigado pelo esclarecimento.

Veriquei que a memoria de 512MB está com as seguintes latências:

- CAS Latency: 2.5

- RAS to CAS Delay: 3

- RAS Precharge: 3

- RAS Active Time: 7

Você acha que se eu forçar na BIOS para 333Mhz, ele trabalhará melhor ? Minha placa mãe é uma ASUS A7V8X (KT 400, com DDR 400)

Overview da A7V8X

E desculpe a ignorância, mas eu achava que FSB era só para o processador, voce poderia me explicar?

Obs: Como você havia dito, fiz os testes somente alternando as memórias.

[]´s

Henrique

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por henrique_k@08 ago 2004, 23:02

sledgehammer obrigado pelo esclarecimento.

Veriquei que a memoria de 512MB está com as seguintes latências:

- CAS Latency: 2.5

- RAS to CAS Delay: 3

- RAS Precharge: 3

- RAS Active Time: 7

Você acha que se eu forçar na BIOS para 333Mhz, ele trabalhará melhor ? Minha placa mãe é uma ASUS A7V8X (KT 400, com DDR 400)

Overview da A7V8X

E desculpe a ignorância, mas eu achava que FSB era só para o processador, voce poderia me explicar?

Obs: Como você havia dito, fiz os testes somente alternando as memórias.

[]´s

Henrique

Sim. Tente rodar com a memória em 333MHz. Ela está rodando com essas latências com a RAM em 400MHz? Se for a memória é razoável e deve rodar com latência baixa em 333MHz. Vai lá e conta para gente como ficou.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por sledgehammer@10 ago 2004, 01:09

Sim. Tente rodar com a memória em 333MHz. Ela está rodando com essas latências com a RAM em 400MHz? Se for a memória é razoável e deve rodar com latência baixa em 333MHz. Vai lá e conta para gente como ficou.

sledgehammer,

Só para saber os resultados,aí vão:

Modifiquei na BIOS e forcei a memória a trabalhar em 333Mhz. A princípio o Windows funciona normal, porém quando rodo o Aquamark 3 ele dá uma mensagem de erro no meio do teste, dizendo que uma área da memória Virtual foi acessada sem permissão.

Além disso, verifiquei com o AIDA que a latência de 333Mhz é a mesma quando está configurado para 400Mhz.

2.5 - 3 - 3 - 7

Na BIOS, acho ele esta configurado para detectar automaticamente as latências. Tentei alterar para 2 - 2 - 2 - 8 porém o Windows não reinicia.

Conclusão: Creio que seja melhor utilizar os 512Mb do jeito que estão, em configuração padrão da BIOS.

[]´s

Henrique :bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post

Bem estranho mesmo. Mas dai você vê o quanto o chipset relaxa os ajustes quando a RAM está em DDR400. Consegue rodar com as mesmas latências que em DDR333, sendo que nessa configuração dá erro.

Infelizmente essa placa não permite ajustar a tensão da memória. Seria uma boa e talvez resolvesse o seu problema. Tente usar o Memtest86 para checar os erros de memória. você acha o programa em http://www.memtest.org/

Compartilhar este post

Link para o post

Só lembrando que a A7V8X invariavelmente trabalha mal com memórias DDR 400...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais