Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto de media server de baixo consumo de energia


holo

Posts recomendados

Bom pessoal, faz tempo que quero montar um servidor de media de baixo consumo de energia. Porém, o que me impedia é que a maioria de meus vídeos usam codificação h264 com profile hi10p, que não tem suporte de decodificação em hardware. É necessário um processador com capacidade semelhante a um Core 2 Duo antigo para dar conta de decodificar em software. Porém, até pouco tempo atrás, não se conseguia tal capacidade de processamento com um baixo consumo de energia.

Até então estou usando um Banana Pi apenas como servidor de arquivos, rodando samba, rtorrent, openssh, minidlna.

Felizmente, os processadores evoluíram e agora atingiram a relação desempenho x consumo que eu preciso. E está na hora de por meu projeto em prática e gostaria da ideia dos amigos do forum.

 

Processador/placa-mãe:
Escolhi o intel j3710, que já vem embutido na placa Asrock j3710 itx. Ele é um quadcore com frequência de 1.6ghz e burst 2.6ghz, faz 2000 pontos no benchmark passmark.
Para referencia, um core 2 duo e8400 de 3ghz faz 2300 pontos no passmark.
A diferença é que o tdp do j3710 são míseros 7w.
Como não dá pra comprar no brasil, vou importar na amazon (fiquei surpreso, a amazon agora exporta pro brasil)
Custo: $110 na amazon. Uns R$800 com frete e imposto

 

Software:
Linux ubuntu server x86-64, e instalo depois algum window manager leve como o lxde. Para os videos, instalo o kodi. Vou rodar nele também o rtorrent, openssh, servidor web nginx, samba, minidlna e plex.
Pelo que vi, esse processador da conta de fazer 1 transcode no plex por vez.

Memória:
Estou na duvida entre 4gb ou 8gb.
Creio que 4gb da conta. Mas 8gb me permitiria rodar o windows liso se algum dia quiser. Ainda estou na dúvida.
Custo: se for 8gb, R$250

 

Armazenamento:
Vou reutilizar meu hd atual conectado no Banana Pi, um Seagate Sata de 2tb 7200rpm 3.5".
Custo zero.

 

Gabinete:
Comprar um gabinete atx mesmo. Eu li que a furação das placas mini itx é compatível com os 4 parafusos esquerdo superiores do formato atx.
Pensei no Cougar Archon Midi Tower. Bem regrigerado (já vem com ventilador traseiro), boa disposição para HDS, fonte na parte de baixo. E posso reaproveitar no futuro.
Custo: R$200

 

Fonte:
Aqui é onde mais preciso da ajuda de vocês.
O sistema vai consumir ao todo uns 20w em idle e 30w em load.
Usar fonte genérica não é opção. Não quero que meu apartamento pegue fogo.
Eu sei que tem umas fontes Pico PSU que são alimentadas por uma fonte 12v. Porém, li que essas fontes Pico PSU não são assim tão eficientes como dizem ser, e fornecem energia de má qualidade, com muito ruído.
Posso também comprar uma fonte ATX normal de boa qualidade, mas não se acha fonte decente com menos de 350w. O problema é que o consumo de energia em idle do sistema vai aumentar muito se for fonte ATX.
Custo, se for Pico PSU: Fonte Pico PSU R$180 + R$70 fonte ac/dc 12v = R$250
Custo, se for uma fonte ATX 350w Cooler master = R$150

 

E ae, qual a opinião geral de vocês?
E por favor, me ajude a solucionar o problema da fonte de energia.

 

Desde já, gradeço, pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/11/2016 às 17:11, holo disse:

@zOpek mas essa é uma Seasonic mesmo, ou uma seasonic meio paraguaia?

 

Não é paraguaia. Isso é fonte originalmente comercializada em forma OEM, para montadores de PCs.

 

Mas o problema dessa fonte é que ela é de formato SFX. Fica inviável usar isso em um gabinete de torre ATX.


Para um gabinete estilo torre esta daqui seria mais adequada: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-779148681-fonte-atx-250w-24-pinos-2-sata-bivolt-fsp-group-inc-_JM

 

Se assumir uma eficiência de 70% (o que seria a pior das hipóteses), com esse negócio demandando 20 W em idle, teríamos um gasto adicional de 8 W.

 

Agora quanto à fonte Pico PSU... Bom aí, é meio que ir no escuro. Essas fontes são em essência conversores DC-DC. Mas nem todas fazem seu trabalho direito, então aí vai no escuro mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Internet eu poderia fabricar um espelho para encaixar a seasonic sfx no gabinete atx.

Se bem que o preço que um torneiro mecanico cobraria as vezes daria pra colocar uma cx430.

 

@Internet essa outra fonte que você postou parece ser genérica. Como esse equipamento vai ficar ligado sozinho em casa, não quero voltar pra casa e ver que tudo pegou fogo rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, holo disse:

@Internet eu poderia fabricar um espelho para encaixar a seasonic sfx no gabinete atx.

Se bem que o preço que um torneiro mecanico cobraria as vezes daria pra colocar uma cx430.

 

O que ninguém te conta é sobre o comprimento dos cabos dessa fonte.

 

2 horas atrás, holo disse:

 

@Internet essa outra fonte que você postou parece ser genérica. Como esse equipamento vai ficar ligado sozinho em casa, não quero voltar pra casa e ver que tudo pegou fogo rs.

 

Mas não é genérica. É da Fortron Source Power (aka FSP), fabricante original de fontes. Eles fabricam usando a sua própria marca (FSP), bem como projetam e fabricam (ou já fabricaram) fontes para várias outras marcas, incluindo Cooler Master, Thermaltake, be quiet!, EVGA, Antec, SilverStone...

 

E a plataforma dessa fonte já foi usada na série StealthXStream 2 da finada OCZ.

 

Tem aí um teste de uma irmã maior dela...

http://www.anandtech.com/show/6013/350450w-roundup-11-cheap-psus/4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!