Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
MrGodman

Que diferença faz os bits na placa de vídeo?

Recommended Posts

Li que os bits seriam a velocidade em que os dados são carregados na memória da placa. Eu tenho uma GTX 560 de 320bits. Estava pensando em comprar uma GTX 970 de 256 bits. Como a minha é de 1,5 Gb e a GTX 970 é de 4GB, imagino que vale a pena.

Agora estava vendo a GTX 1060 de 6 Gb. No entanto tem apenas 192 bits. Parece que quanto mais nova a placa menos bits ela tem. Como funciona isso?

Editado por MrGodman

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
55 minutos atrás, MrGodman disse:

Li que os bits seriam a velocidade em que os dados são carregados na memória da placa. Eu tenho uma GTX 560 de 320bits. Estava pensando em comprar uma GTX 970 de 256 bits. Como a minha é de 1,5 Gb e a GTX 970 é de 4GB, imagino que vale a pena.

Agora estava vendo a GTX 1060 de 6 Gb. No entanto tem apenas 192 bits. Parece que quanto mais nova a placa menos bits ela tem. Como funciona isso?

Não olhe para "bits" ou "cores" ou qualquer coisa assim. Olhe para uma coisa e uma coisa apenas: o desempenho da placa. Ah, e o quanto você pode gastar. Porque é isso que vai decidir a sua compra, não as specs deste ou daquele modelo.

Dito isso, decida o orçamento (e nos diga o modelo da fonte) para podermos ter uma ideia do que recomendar.

Compartilhar este post

Link para o post

A Gtx 560 tambem usa barramento de 256 bits, não 320...

http://www.geforce.com/hardware/desktop-gpus/geforce-gtx-560/specifications

Se ambas as placas usarem a mesma velocidade de memória, então a placa com barramento com mais bits terá maior largura de banda para acessar a memória. porém mais bits no barramento significam mais chips e mais trilhas na placa, o que deixa a produção da placa mais cara...

Hoje em dia com as memórias rodando a clocks cada vez mais altos, as placas conseguem uma boa largura de banda suficiente sem necessidade de um barramento muito largo e caro, por exemplo; na GTX560 a memória trabalha a 2200gbs e a largura e banda é de 128GB/s enquanto na GTX 970 a memória roda a 7Gbs entregando 224GB/s.

Se essas memórias atuais estivessem disponíveis no tempo da GTX560 ela poderia ter a mesma performance usando um barramento de 128 bits...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais