Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como aumentar a corrente de uma fonte chaveada?


lithium_ion

Posts recomendados

Tenho uma fonte de notebook, daquela "padrão", de 19v/3,42A, mas preciso de mais corrente, talvez uns 6A. Existe a possibilidade de aumentar essa corrente?

Antes que perguntem, preciso fazer isso para poder usar um módulo step up de alta potência, aumentando para 30v, e usando no máximo 3A.

Agradeço pelas ajudas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lithium_ion

Pela física, você não vai conseguir criar mais nada, vai apenas transformar uma coisa, em outra.

 

Por exemplo:

Pra conseguir mais corrente, você vai ter sacrificar a tensão.

a tensão precisa cair pra ter um aumento de corrente na saída, isso, supondo que você faça as alterações no circuito.

 

A fonte por si só, é um circuito step-Down, isto é, a tensão de saída é menor que a de entrada. E pra fazer um fonte Step-Up, você precisa de um novo circuito pra você conectar nela.

 

Julgando que você não acredita e vai tentar alterar sua fonte;

 

Vai lá e altera, mas tudo o que vai conseguir, é no máximo aumentar alguns volts na saída, antes que o chopper entre em histerese e se frite, junto com ele o CI oscilador e FET, se houver.

 

Isso faz sentido pra você agora?

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não ficou muito claro o que eu quero fazer. Fiz uma fonte com o lm2596, e a única fonte estabilizada que tenho para ligar nessa é uma de notebook, que possui 19v e 3,42A. Quero aumentar a capacidade de corrente da fonte de notebook para poder colocar uma outra placa step up, para que possa usar o lm2596 com 30v. Como o lm2596 irá ficar com no máximo 90w, estipulando que a eficiência do modulo step up e da placa com o lm2596 seja de 90% no total, precisaria de 5,5A na fonte de notebook. Por isso preciso aumentar a capacidade de corrente da fonte de notebook.

Já sei que seria bom trocar transistores de saída, o fio dos indutores, e capacitores.

 

Outra possibilidade seria aumentar a tensão dessa fonte de notebook para 30v, assim não seria necessário o modulo step up. O máximo do lm2596 é 3A, logo já basta a corrente da fonte de notebook (também sei que irá cair essa corrente máxima).

 

Sei que pela conservação de energia preciso de mais potência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lithium_ion Aprendi uma coisa...

Se vai fazer uma fonte com x de tensão pra ter que aumentar 2x com uso de outro sistema, faz logo ela com 3x.

Isso significa, que por meio de redução de custos e perdas com calor e tal, o melhor mesmo é dispensar o conversor DC/DC.

 

Bom, como te falei na resposta anterior, existem riscos em se manipular um projeto. Como é sua única fonte regulada, talvez não seja tão apropriado, pelo menos neste momento.

 

Por acaso uma fonte externa de uma impressora deskjet não serve.

Pois elas geralmente fornecem 30V com uma corrente que não chega a isso, mas pode servir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, lithium_ion disse:

Sei que pela conservação de energia preciso de mais potência.

 

Então já sabe a resposta !

 

Se quer mais corrente, tem de ter uma fonte que possa entregar mais potência. Ou seja, com a sua fonte, não dá.

 

O que você pode fazer é aumentar a tensão abaixando a corrente, ou aumentar a corrente abaixando a tensão.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!