Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
MagnificBR

Máquina superaquecendo

Recommended Posts

Boa noite, galera. Tô com um problema que não to conseguindo resolver. Recentemente fiz um cable management no PC e reparei que após essa ocasião ele começou a esquentar muito. 

Vou postar alguns prints pra demonstrar como está.

Máquina sem executar nada, apenas liguei e iniciei o HWMonitor: http://prntscr.com/d406b9 (De dia, com o sol a pino, as temperaturas ficam ainda maiores)

Jogando GTA V Esse TMPIN2 Chega a 100°C Fácil, e o Processador chega 80°C Também com facilidade.

Eis minha dúvida: Será a bomba do water cooler que ta com problema ? (Vi um video em que o cara abriu a bomba e percebeu que tinha uma especie de motorzinho que nao estava girando, parecia estar emperrado, aí ele destravou e as temperaturas voltaram ao normal) Video: https://www.youtube.com/watch?v=QXHgpG07I2w 

OU penso que pode ser algo errado na placa-mãe. Alguém que entenda pode me ajudar ? Analisei os cabos e me parecem estar corretamente postos.

Congifuração:

Processador: FX 8320 Octacore
placa-mãe : Ga 990FX ud3 rev 3.0
Fonte Corsair CX 600
Memória RAM 12 GB HyperX Fury 1600
HD 500 GB
Placa de vídeo: GTX 970 G1 Gaming 4GB 256bits
Water Cooler Corsair H60 (2 coolers Push Pull)
Gabinete Aerocool S9 PRO (1 Cooler frontal  + 1 gigante na tampa lateral)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Luan cabral  Já troquei de pasta 3x, mas a minha pasta é bem vagabundinha. Mas mesmo assim acho que nao deveria elevar tanto a temperatura.  Já tireo o WC tres vezes tentando verificar se estava bem fixo, e me parece estar bem fixo mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Aparentemente em relação a temperatura do processador está OK e o water cooler não está com problemas, caso estivesse com problemas tanto o TMPIN2 e o processador iriam super aquecer, mas de qualquer forma verifique se a bomba do teu water cooler está funcionando e verifique se está com líquido refrigerante o suficiente.

Você também pode verificar se a pasta térmica está OK, utilize uma boa pasta, essas baratinhas possuem condução de calor de até 1,2W/m K, e algumas à base de prata ou misturadas com cobre, chegam a ter eficácia de mais de 5X, tenho uma aqui muito boa 6,8W/m K, deve estar custando algo de R$ 50,00 o pote de 20g. Tem uma melhor ainda de 11W/m K que é feita de um gel de nanopartículas mas aí cada 4g deve estar na faixa de R$ 50,00, tem que pesquisar ... e então limpe bem as superfícies de contato com álcool isopropílico e depois a tua pasta térmica irá ter ótima aderência.

O mais provável que já vi, é o seguinte: TMP PIN 2 se refere a um dos sensores da Main Board, é possível que esteja com defeito e/ou é possível que é apenas um problema que pode ser resolvido com atualização de BIOS da placa-mãe. Eu tentaria ver se existe atualização da BIOS para a placa e depois disse ver se o problema continua. você também pode dar uma olhada no manual da Placa e tentar identificar a posição dos sensores e então observar se realmente alguma destas posições da placa está super quente. Geralmente acima de 87C a máquina trava, como não travou acredito que é somente erro de informação. Visualmente nem sempre é fácil ver o quão quente está uma superfície, o ideal é se você tivesse uma câmera para ver realmente os pontos quentes da placa, ou então mais simples ter um daqueles termômetros à distância, você aponta o raio infra vermelho do termômetro no ponto desejado e ele te mostra a temperatura calculada. você sabendo realmente onde está esquentado a placa te dará mais respostas para uma solução.

Compartilhar este post

Link para o post

@Roberto Novakosky É, são muitas as possibilidades, sou bem receoso de mexer na máquina, tenho medo de estragar algo e tomar um prejuízo .. Mas você acha normal um FX8320 chegar a mais de 80°C com water cooler ? (isso jogando GTAV).

Agora vou correr atrás da pasta térmica e do alcool isopropílico, só que onde eu moro é impossível achar, vou ter que comprar pela net mesmo.

Se quiser entrar em contato comigo pra me dar uma luz , eu tô aceitando, porque montei a máquina gamer e não posso jogar. 

Compartilhar este post

Link para o post

@MagnificBR Cara qual a pasta térmica que você usa? Esses dias está bem quente em algumas regiões, onde eu moro mesmo bate 35° praticamente todos os dias a tarde e isso influência muito na temperatura dos componentes e um processador em Over chega nos 80° fácil se não estiver bem arrefecido e com uma pasta térmica de qualidade.

Tem fans exaustoras em seu gabinete? Já limpou o radiador do WC?

Compartilhar este post

Link para o post

Se você for comprar o Álcool Isopropílico, vai aí uma dica: ultimamente as lojas de informática não tem mais vendido este produto, mas é fácil de encontrar nas farmácias de manipulação, você pode pedir para fazerem frasco de 50 ml. O litro inteiro é caro para você que utiliza muito pouco, o litro cheio deve estar mais R$ 100,00, então o frasco de 50 ml o pessoal deve vender até R$ 10,00.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa MagnificBR, a respeito da temperatura 80 C no processador, para este processador FX-8320 pelo que sei não deveria passar da faixa dos 60 por segurança, e o socket por manual diz que o limite é 70C. Então melhor rever mesmo aí esta temperatura. Tua cidade é muito quente, tipo Cuiabá 50C fora de casa ?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais