Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Pedro Cury

Ssd para asus p8z68, mas future proof

Recommended Posts

Prezados,

Gostaria de saber qual seriam as opções / especificações para um SSD na seguinte situação:

Tenho um desktop com placa-mãe ASUS P8Z68-V PRO/GEN3 Intel Z68. Já tenho 2 SSDs, SATA 3, porém são pequenos e agora preciso de um de 512 gb para por windows + programas.

Não trabalho com hardware, então acabo só pesquisando de 4 em 4 anos quando tenho que trocar de PC, e vendo as opções de SSD, vi que agora além dos tradicionais tem uns que são placas e encaixam no slot PCI Express se não me engano.

No meu PC também tenho uma placa de vídeo XFX AMD Radeon HD 7750 FX-775A-ZNP4, que encaixa no slot PCI Express.

Vendo as especificações da minha placa-mãe, mas realmente, com conhecimento limitado, vejo que tenho 2 slots PCI Express, um 2.0 e um 3.0.

Então, seguem as perguntas:

- Esses novos SSD's "de placa", oferecem vantagens de performance / durabilidade sobre os tradicionais ? Ou é apenas para economizar espaço ou algo do tipo.

- Meu PC atual aceitaria um desses ? Basta ter PCI Express ou para se ter a performance minha placa teria que ter alguma outra coisa ?

- O PCI Express para ser usado com esse SSD tem que ser o 3.0 ? Ou pode ser o 2.0 sem limitação ? Ou minha placa de vídeo poderia ir pra 2.0 sem limitação ?

- E, quando a ser future proof... pretendo até o meio do ano que vem fazer um upgrade geral na maquina. Claro que o futuro é imprevisível, mas vale a pena eu comprar um SSD que talvez não tenha a performance total no meu PC atual, mas passe a ter no meu próximo ?

- Finalmente... algumas indicações de até 200 dólares comprando lá fora ? Para 512 gb ?  Estou buscando custo x benefício e compatibilidade futura na medida do possível.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses SSDs PCI Express em tese levam vantagem sobre os SATA, já que o slot PCI Express comporta uma banda de dados maior do que o padrão SATA.

Mas não basta ter uma placa-mãe com slots PCI Express para instalar um SSD PCI Express, é preciso que o chipset (ou então algum controlador adicional) suporte isso, e não é o seu caso. No seu caso, só SATA mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais