Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
TioJota

Fan do notebook com defeito ?

Recommended Posts

Olá a todos, meu notebook Asus K43E esta chegando muito fácil a 80 90° em jogos eu sempre fui acostumado com ele nessa faixa de temperatura com jogos pesados como gta iv, mas ultimamente ele tem baixado o multiplicador do processador sozinho mesmo em modo de alto desempenho e sem a bateria conectada ou seja direto na tomada, bom para diminuir a temperatura eu abri o note, limpei todo o cooler e troquei a pasta térmica por outra a base de prata, as temps diminuíram pouca coisa pois esse note sempre foi quente mas nunca deu nenhum problema, o que me assusta ainda e esse multiplicador oscilando toda hora entre 26x e 8x diminuindo e aumentando o clock sozinho, alguém poderia me ajudar ?

Só um pedido para quem também tem um K43E, por favor poderia me falar a rotação do fan em uso com programas pesados ?
Pois o meu fica no maximo em 3300 rpm.
Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu ia falar para você limpar o cooler, mas como já fez isso, é possível que seja o cooler, já passou o malwarebytes pra ver se não tem infecção?

já tentou usar uma base com cooler pra ver se ele respira melhor?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

voce afirma que o máximo de rpm que o cooler atinge é 3.300 rpm; voce conhece a velocidade real dele, a que consta nos dados de placa do cooler?

Pode haver o desgaste da base do rotor com o tempo e ai haver o deslocamento do induzido com isso podendo causar uma diminuição de rpm por atrito.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Você verificou como está a resistência das fans? Com o dedo mesmo, se elas mantem a rotação ou param logo em seguida que você dá um toque?

Passar um cotonete com um pingo de óleo de maquina nos rolamentos pode ajudar a diminuir o atrito.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

a rotação normal, pelo menos no que tenho, é 5000 rpm.... mas 3300 não é fora do comum não. Fans de alto rendimento vão até 2.5k....

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde eu verifiquei o cooler e o fan, eles estão corretos o problema mesmo parece ser a configuração de energia que ate em economia de bateria ele oscila o clock entre 8x e 29x o multiplicador

Compartilhar este post

Link para o post

8x para idle, 29X quando em carga. Na verdade, er... é o sonho de muitos aqui, kkkkkkkk

A não ser que 29X esteja muito acima da frequencia clock, seria um funcionamento normal

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
43 minutos atrás, ilkyest disse:

8x para idle, 29X quando em carga. Na verdade, er... é o sonho de muitos aqui, kkkkkkkk

A não ser que 29X esteja muito acima da frequencia clock, seria um funcionamento normal

sim realmente, mas em modo de economia ele deveria trabalhar reduzido para a economia da bateria a temperatura do computador ou seja deveria manter em 8x e não oscilar para 29x

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado a todos, já resolvi o problema, minha BIOS é a ultima que a ASUS disponibiliza, meu problema foi com o turbo booster da intel, formatei o note e resolvi o problema

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais