Ir ao conteúdo

Semáforo com contador regressivo

Ir à solução Resolvido por aphawk,

Posts recomendados

Postado

Preciso fazer um semáforo para carros com contador regressivo. 

Não posso usar microcontrolador pic, arduino...

O funcionamento do semáforo eu sei como fazer, usarei um CI 555 no modo astavel e um contador 4017 com suas saídas conectadas aos LEDS: vermelho, amarelo e verde.

A minha dúvida é como fazer o contador regressivo. ..

Planejei usar dois displays de 7 segmentos, um do lado do outro, para marcar o tempo.
Ficaria assim: 16 segundos no vermelho
                       16 segundos no verde e
                        4 segundos no amarelo (só que quando ficar no amarelo não apareça nada no display, ou seja, todos os segmentos apagados).

Alguém me dá uma luz?

Postado

Para os contadores use os contadores 40110, use um para cada display. No caso são 2.

Existem muitos outros CIs contadores, mas este é o mais simples. Uma outra coisa é que ele não tem um pino para apagar o display, mas nada que um transistor ligado ao catodo comum do mesmo não resolva.

Se apagar o display no amarelo não for obrigatório, pode deixar no zero mesmo.

Deve conectar um ao outro para fazer a contagem de década, vai precisar de mais portas lógicas para fazer a união de pinos do 4017 e distribuição aos leds e contador.

Duas perguntas:

A contagem é dupla (no verde e no vermelho) ou apenas em um Led?

O semáforo é de uma via ou duas vias?

Datasheet do 40110:

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/cd40110b.pdf

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@mateus9951 ,

De repente tive uma ideia....

Repare os seus tempos : 16, 4 e 16 de novo....

Dividindo por 4, seria 4,1 e 4, o que permite usar um único 4017, e interligando as saídas de 1 a 4  através de diodos, fazendo o mesmo com as saídas 6 a 9. A saída 5 trabalha sózinha.

Desta maneira , temos os 3 sinais para acender os tres respectivos Leds, e bastaria apenas usar um divisor por 4 na entrada de clock do 4017.

Eu usaria um Cd4060 para gerar o clock, porque ele jå serviria também como divisor, fornecendo o clock normal para os contadores, e o clock /4 para o 4017.

Agora, a parte legal :

Use dois 4029 , ligados em dois decoders 4511 para fazer os seus displays.

Use eles no modo Decade, contagem sempre Down.

Agora, a cereja do bolo : esse contador 4029 tem Preset !!!!

Crie dois valores de Preset, usando diodos : um conjunto com o número 16, outro conjunto com o numero 4.

O preset do numero 16 será acionado quando acende o Led verde ou acende o Led vermelho, e o Preset do numero 4 será acionado quando acende o Led amarelo. Lembre que esses Leds são acionados justamente por aqueles 4 diodos colocados juntos para fazer os Leds vermelho e verde.

Dica : esses presets tem de ser acionados sempre na subida do sinal dos Leds. Use uns delays com RC para fazer tudo sincronizar,

Para apagar o display, basta acionar a entrada Blanking dos 4511 quando o Led Amarelo acende !

Por ultimo, quando a saida 10 do 4017 for acionada, ela tem de fazer o Reset do 4017.

Só falta umas portinhas para fazer a cola disso tudo !

Paulo

• Curtir 2
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!