Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Semáforo com contador regressivo


mateus9951
Ir à solução Resolvido por aphawk,

Posts recomendados

Preciso fazer um semáforo para carros com contador regressivo. 

Não posso usar microcontrolador pic, arduino...

O funcionamento do semáforo eu sei como fazer, usarei um CI 555 no modo astavel e um contador 4017 com suas saídas conectadas aos LEDS: vermelho, amarelo e verde.

A minha dúvida é como fazer o contador regressivo. ..

Planejei usar dois displays de 7 segmentos, um do lado do outro, para marcar o tempo.
Ficaria assim: 16 segundos no vermelho
                       16 segundos no verde e
                        4 segundos no amarelo (só que quando ficar no amarelo não apareça nada no display, ou seja, todos os segmentos apagados).

Alguém me dá uma luz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para os contadores use os contadores 40110, use um para cada display. No caso são 2.

Existem muitos outros CIs contadores, mas este é o mais simples. Uma outra coisa é que ele não tem um pino para apagar o display, mas nada que um transistor ligado ao catodo comum do mesmo não resolva.

Se apagar o display no amarelo não for obrigatório, pode deixar no zero mesmo.

 

Deve conectar um ao outro para fazer a contagem de década, vai precisar de mais portas lógicas para fazer a união de pinos do 4017 e distribuição aos leds e contador.

Duas perguntas:

A contagem é dupla (no verde e no vermelho) ou apenas em um Led?

O semáforo é de uma via ou duas vias?

 

Datasheet do 40110:

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/cd40110b.pdf

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@mateus9951 ,

 

De repente tive uma ideia....

 

Repare os seus tempos : 16, 4 e 16 de novo....

 

Dividindo por 4, seria 4,1 e 4, o que permite usar um único 4017, e interligando as saídas de 1 a 4  através de diodos, fazendo o mesmo com as saídas 6 a 9. A saída 5 trabalha sózinha.

 

Desta maneira , temos os 3 sinais para acender os tres respectivos Leds, e bastaria apenas usar um divisor por 4 na entrada de clock do 4017.

 

Eu usaria um Cd4060 para gerar o clock, porque ele jå serviria também como divisor, fornecendo o clock normal para os contadores, e o clock /4 para o 4017.

 

Agora, a parte legal :

 

Use dois 4029 , ligados em dois decoders 4511 para fazer os seus displays.

 

Use eles no modo Decade, contagem sempre Down.

 

Agora, a cereja do bolo : esse contador 4029 tem Preset !!!!

 

Crie dois valores de Preset, usando diodos : um conjunto com o número 16, outro conjunto com o numero 4.

 

O preset do numero 16 será acionado quando acende o Led verde ou acende o Led vermelho, e o Preset do numero 4 será acionado quando acende o Led amarelo. Lembre que esses Leds são acionados justamente por aqueles 4 diodos colocados juntos para fazer os Leds vermelho e verde.

 

Dica : esses presets tem de ser acionados sempre na subida do sinal dos Leds. Use uns delays com RC para fazer tudo sincronizar,

 

Para apagar o display, basta acionar a entrada Blanking dos 4511 quando o Led Amarelo acende !

 

Por ultimo, quando a saida 10 do 4017 for acionada, ela tem de fazer o Reset do 4017.

 

Só falta umas portinhas para fazer a cola disso tudo !

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...