Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Marcio JSM

Exemplo de proejto mplab x ide e c++

Recommended Posts

Pessoal, estou tentando iniciar um projeto com o MPLAB X IDE, e pretendo escrever o código em C++, pois me parece que será possível utilizar orientação a objetos e também porque espero que utilizando bibliotecas Microchip elas sejam melhores do que as do MikroC. Estou utilizando atualmente o PIC18F46K22 com LCD e UART(rs232) entre outros periféricos.

Gostaria de um exemplo completo (mas simples) e que possa ser compilado, se possível comentado, pois estou encontrando muita dificuldade em criar e compilar um primeiro projeto, digamos algo que escreva no LCD, por exemplo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Marcio JSM ,

Não uso nada disso, mas pelo que eu lí aqui  o pessoal não gosta muito dessa versão X .

Experimente começar pelo MPLAB antigo, creio que você vai logo ter a experiência para depois migrar .

Paulo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Uai.. geralmente o compilador vem com um patuá de exemplos...

Realmente há alguns anos até que tentei este x mas não rolou a química entre nós. Mas até que consegui escrever num diaply (7seg) sim.

Notas: o fonte-núcleo era o mesmíssimo do mplab normal. Desconheço a orientação a objetos mas ouvi dizer que ele tem um tal de VDI visual device initializer o que a propósito foi minha atração (frustrada). Conecta?

Já tentou isso? E claro não queime esta etapa.

off - on topic: pic é mais caro e tem menos recursos do que avr. Avr é mais caro com recursos semelhantes a um STM8 (32k , 48 pinos, com todos (talvez +)  os periféricos dos concorrentes por menos de U$0,70... fob)

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bacana a agilidade na resposta de vocês @aphawk e @Isadora Ferraz, muito obrigado! 

Encorajado por vocês, estou fazendo novos testes (MPLAB X mesmo) e acabei de obter um pequeno sucesso parcial (escrevi uma letra pela EUSART1). Achei bem interessante, pois, só tive de escrever de código a linha "EUSART1_Write('x');", o restante o MPLAB X com "Code Configurator" gerou pra mim. Assim que eu tiver um projeto mais estável posto aqui para servir para outros. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais