Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito com chave eletrônica


Hamilcar

Posts recomendados

  • Membro VIP

Transistor de silício fica até melhor para essa tarefa.. Coloque sua carga ligada a + 12 Volts e o negativo da mesma no coletor de um transistor cujo emissor esteja ligado a massa, ao negativo desses 12 Volts. Ai é só pegar o sinal de 1,5 Volts e aplicar, através de um resistor, a base do transistor.

 

Só não te dou o valor do resistor e o tipo de transistor por não teres declarado o valor da corrente que essa sua carga drenará dos 12 Volts..

Bom seria saber o quanto de corrente se pode puxar desses 1,5 Volts que comandará a saída de 12 Volts..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

15 minutos atrás, faller disse:

Transistor de silício fica até melhor para essa tarefa.. Coloque sua carga ligada a + 12 Volts e o negativo da mesma no coletor de um transistor cujo emissor esteja ligado a massa, ao negativo desses 12 Volts. Ai é só pegar o sinal de 1,5 Volts e aplicar, através de um resistor, a base do transistor.

 

Só não te dou o valor do resistor e o tipo de transistor por não teres declarado o valor da corrente que essa sua carga drenará dos 12 Volts..

Bom seria saber o quanto de corrente se pode puxar desses 1,5 Volts que comandará a saída de 12 Volts..

Obrigado por responder, vou especificar melhor a situação, quero criar o circuito para alimentar uma válvula que vou colocar no meu carro, esta válvula é alimentada pela bateria do veículo (12v), entre ela e a bateria tem um fusível de 20A, não sei ao certo quanto de corrente esta válvula precisa para funcionar, mas vou medir e retorno, o sistema funciona da seguinte forma, terei uma tensão entre 0.6v e 1.1v (no meu caso arredondei para 1.5v) onde significa que a válvula não pode receber a tensão de 12v, e esta tensão vai subir até no máximo entre 4.5v e 4.9v, então preciso que quando a tensão ultrapassar os 1.4v, a válvula receba os 12v, e abaixo de 1.5 esta tensão de 12v não chegue até a válvula.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu acho que você necessita se expressar melhor. Note que na sua postagem original você pedia que os 12 volts fossem liberados a partir de comando com 1,5 Volte e na postagem 4, sua, você diz que com 1,5 Volts deveria suprimir os 12 Volte e liberar somente acima desse valor. São duas situações opostas. se eu parar para pensar só posso deduzir que não sabes o que quer..

 

Não costumo ser rigoroso na especificação mas não tem como te ajudar se não deixares claro a lógica a adotar bem como a corrente drenada dos 12 Volts dessa sua válvula, bem como a capacidade de fornecimento de corrente desse elemento de controle que ora libera tensão baixa ora libera nível alto (por volta dos 4,5 a 4,9).

 

Não tem pior modo de projetar que sem dados..

 

Defina também a faixa da tensão de controle que deve liberar os 12 Volts e a faixa que deve suprimir esses 12 Volts.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

... apesar disso, estás no caminho certo. Ao fixar uma das entradas na tensão que desejas, podes usar a outra como tal "chave" eletronica. A dica é... use alguma realimentação pra gerar o efeito histerese ou schmith trigger. Isto evita "indecisão" da saída. De quebra vai adquirir algum conhecimento. Veja esta imagem-mensagem subliminar pra te iluminar:

prendedor-de-cabelo-tic-tac-produtinhos-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que me expressei mal, a tensão de 1.5v é só um valor ideal, vou tentar colocar novamente o que quero, projetar um circuito que só libere 12v quando o sinal que será monitorado ultrapasse 1.5v (ou valor bem próximo a este).

Vou postar o que foi projetado até agora, talvez fique melhor, pois este circuito postado foi para teste e os sinais ficaram fixos, talvez isso confunda um pouco, abaixo o circuito que foi adaptado e que na simulação com o proteus funcionou muito bem.

Gostaria de opiniões sobre melhorias.CircuitoValvulaBlazer.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

... também mudaria R2/R3 pra 10x maior e C1 pra 10x menor. BC337 suporta + corrente. Além da corroborada histerese, um R+C na entrada (desde que não incomode a fonte do sinal) de sinal cai bem pra evitar ainda + ruídos. E por último, um zener ou ci tl431 p.ex. pra entrada de referência não faria mal algum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

... também mudaria R2/R3 pra 10x maior e C1 pra 10x menor. BC337 suporta + corrente. Além da corroborada histerese, um R+C na entrada (desde que não incomode a fonte do sinal) de sinal cai bem pra evitar ainda + ruídos. E por último, um zener ou ci tl431 p.ex. pra entrada de referência não faria mal algum.

Seria mais ou menos assim? Estou meio perdido com relação a histerese.

 

CircuitoValvulaBlazer.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

R4 ligue na entrada (+), talvez aumentar 1 pouco RV1 ... 4k7...10k

não precisa R3,

tl431 é 2.5V: coloque divisor resistivo com R's maiores que 15K pra dar 1.5V a partir de 2.5... e de onde vem +4.9V? Que tal 5V de um 7805? teste caso nem precisa de tl431. Calcule divisor resistivo pra dar 1.5V a partir do 5.

D1 tende a não ser totalmente inútil caso a saída em nível 0 do lm358 queira se aventurar "pra cima"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Mestre88 disse:

D1 está a toa aí e o TL431 está ligado errado.

Este D1 é para o caso de tensões residuais quando o sinal que o comparador for nível 0.

adicionado 5 minutos depois
14 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

R4 ligue na entrada (+), talvez aumentar 1 pouco RV1 ... 4k7...10k

não precisa R3,

tl431 é 2.5V: coloque divisor resistivo com R's maiores que 15K pra dar 1.5V a partir de 2.5... e de onde vem +4.9V? Que tal 5V de um 7805? teste caso nem precisa de tl431. Calcule divisor resistivo pra dar 1.5V a partir do 5.

D1 tende a não ser totalmente inútil caso a saída em nível 0 do lm358 queira se aventurar "pra cima"

Sem o R3 na simulação, o sinal sai 2.5v e não 1.5v, vou refazer colocando um regulador de tensão na entrada, devido as oscilações que podem ocorrer, os 4.9v é enviado pelo sensor que quero monitorar, ele envia um sinal entre 0.6v e 4.9v, onde acima de 1.5v, mais ou menos, quero liberar os 12v para a válvula, RV1 é só para teste, ele não pertence ao circuito original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa histerese está mal colocada.. Veja que ela não reforça a comutação mas sim atrapalha..

Se o pino de entrada (RV1) estiver em zero a saída do CI vai estar baixa, baixando o nível do pino 2 (referência - influência do resistor de 100K)

 

Quando a entrada (RV1) chega perto da tensão do pino 2 do CI, esse CI passará a comutar para nível alto na saída e o resistor de 100k vai fazer subir a tensão do pino 2, atrapalhando a comutação e não ajudando.. É a anti histerese...

Corrija essa histerese..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Do jeito que você está fazendo (considere sem o tl431), geraria 1.5 a partir do 12. Este pode não ser totalmente estável

 

6 horas atrás, Hamilcar disse:

Sem o R3 na simulação, o sinal sai 2.5v e não 1.5v

E chegou a analisar o por quê? Foi por isso que te sugeri "quebrar" os 2.5v pra dar 1.5

Mas esquece... Se for usar um 7805, "quebre" os 5V em 1.5. Pesquise divisor resistivo

Ah sim.. pra simular nem precisa do 7805 ok? o power nasce com 5v como default. Use-o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei em colocar um regulador de tensão para abaixar a tensão de entrada, mas como tenho o relé de 12v aqui, vou manter como está, estou tentando adaptar o circuito para os componentes que tenho, coloquei um trimpot para regular a tensão de 1.5v que entra no pino 2 do lm358, para o caso de notar que essa tensão não é a ideal, outra coisa, seria interessante colocar um diodo paralelo com a bobina do relé? se sim que diodo colocar?CircuitoValvulaBlazer.png

Até agora cheguei no seguinte esquema, obrigado por estarem me ajudando.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Hamilcar disse:

Pensei em colocar um regulador de tensão para abaixar a tensão de entrada, mas como tenho o relé de 12v aqui, vou manter como está, estou tentando adaptar o circuito para os componentes que tenho, coloquei um trimpot para regular a tensão de 1.5v que entra no pino 2 do lm358, para o caso de notar que essa tensão não é a ideal, outra coisa, seria interessante colocar um diodo paralelo com a bobina do relé? se sim que diodo colocar?CircuitoValvulaBlazer.png

Até agora cheguei no seguinte esquema, obrigado por estarem me ajudando.

 

Ao invés de ligar R4 ao pino 8, ligue ao pino 3. Assim vai funcionar a histerese.

R2 não deve ser ligado diretamente aos 12V, senão quando os 12V variar, a referência varia também. Ligue junto com o sensor no 7805.

R1 pode ser maior, algo como 2K2 por exemplo.

Eu não entendi a função de C3. Penso que um capacitor alto como esse seria mais útil na entrada junto com um cerâmico de 100nF. Se for apenas um filtro para entrada do LM pode ser um de valor baixo como 1uF, pois ali a corrente é baixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Mestre88 disse:

Ao invés de ligar R4 ao pino 8, ligue ao pino 3. Assim vai funcionar a histerese.

R2 não deve ser ligado diretamente aos 12V, senão quando os 12V variar, a referência varia também. Ligue junto com o sensor no 7805.

R1 pode ser maior, algo como 2K2 por exemplo.

Eu não entendi a função de C3. Penso que um capacitor alto como esse seria mais útil na entrada junto com um cerâmico de 100nF. Se for apenas um filtro para entrada do LM pode ser um de valor baixo como 1uF, pois ali a corrente é baixa.

Fiz as alterações citadas, abaixo o circuito.CircuitoValvulaBlazer.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...