Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Riconcio

Notebook usando driver de vídeo genérico do windows

Recommended Posts

Primeiro de tudo, eu não sabia se esse tópico deveria ser postado aqui ou em 'placa de vídeo', então qualquer coisa, me desculpem.

 

Bom gente, o problema é um pouco mais complexo do que o que eu falei no título. Vou contar toda história pra vocês entenderem bem.

Eu tenho um notebook Dell Inspiron 7520 SE. I5 + 6GB RAM + AMD Radeon HD 7730m 2GB.

O notebook tinha 2 placas de vídeo, essa da AMD e uma onboard da Intel (hd graphics 4000), e eu sempre usei o PC normal, jogava alguns jogos, as vezes usava pra trabalhos (nada muito pesado). Eu comprei o note no começo de 2013, e de um ano pra cá, ele começou a superaquecer demais (geralmente em jogos) mas só esse ano que eu fui fazer uma limpeza nele e trocar a pasta térmica, acontece que eu não limpei o cooler, pois eu não tinha a chave pra abrir ele, mas ele parecia bem limpo então ignorei (provavelmente meu maior erro).

A limpeza foi quase inútil, porque a temperatura diminuiu só uns 3 ou 4 graus, mas continuava muito alta, mas eu acreditei que não teria mais problemas, visto que eu não tava jogando mais nada no PC.

Até que um dia, eu fui ligar o notebook e me deparo com uma tela azul, eu tentei, por um final de semana inteiro, resolver o problema, ou pelo menos descobrir o que era. Depois de algumas pesquisas, pelos sintomas do PC, me parecia que a placa de vídeo tinha dessoldado da placa-mãe. Pesquisei as alternativas pra consertar isso, mas vi que, ou ficaria caro demais (o que não vale tanto a pena, visto que é um notebook consideravelmente antigo) ou seria barato mas não duraria nada.

Eu vi então, que a partir daí não tinha muito o que eu fazer, então preferi levar pro técnico. O cara me deu uma solução que a princípio eu não tinha gostado muito, mas depois eu vi que até que valia a pena. A solução era: desativar totalmente a placa de vídeo offboard (AMD) e ficar só na Intel Graphics, que apesar de não ser tão boa, seria o bastante visto que eu não tinha intenção de jogar mais nesse PC.

E foi isso que a gente decidiu fazer. O cara disse que passou uma semana inteira pra conseguir desativar a placa. Mas enfim, chegou sexta feira e eu fui buscar o PC, o cara me mostrou que tava tudo ótimo, inclusive que ele tinha testado por 3 dias inteiros rodando vários vídeos do youtube e etc. beleza, o PC tava capado, mas tava funcionando pelo menos... até sábado. 

Sábado, eu decidi instalar uns programas (programas normais do dia-a-dia, nada pesado) e de repente a tela do PC fica preta, na hora eu já fiquei com vontade de jogar o PC na parede, mas a tela voltou, só que mais escura (sem opção de controlar o brilho) e o monitor secundário tinha parado de funcionar. Eu entendi que o driver da Intel tinha parado de funcionar, fui ver e realmente era isso, o sistema tava funcionando com o Microsoft Basic Display Driver (ou seja, o driver genérico do Windows).

Pensei que pra corrigir o problema era só reinstalar o driver da Intel e tudo voltaria ao normal, mas não é tão simples. Aparentemente, esse Dell só funciona direito quando os 2 drivers (AMD e Intel) estão instalados, mas o problema é que não da pra instalar o driver da AMD sem que o PC dê tela azul e não ligue mais (igual eu disse no começo).

Mas achando que poderia resolver o problema (meu segundo maior erro) eu tentei de tudo, mas nada dava certo. Aí eu pensei comigo mesmo: "vou comprar outro PC". Acontece que meu pai tá me cobrando que eu entregue esse notebook pra minha irmã em perfeitas condições, porque ela ta fazendo faculdade e precisa do PC, ou seja, tenho que resolver o problema.

Mas desde o final de outubro, eu nem tenho mais tentado consertar, porque tudo o que eu faço leva a uma tela azul e eu tenho que restaurar o PC.

Por isso eu to vindo aqui, pra ver se vocês, que manjam bem mais do que eu, podem me ajudar a achar uma solução pra isso.

Desculpem pelo bíblia que eu escrevi aqui, mas espero que tenham entendido. Podem fazer qualquer pergunta ou dar qualquer sugestão que eu vou responder vocês.

valeu, galera.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Riconcio Esse notebook tem esse problema, já li diversos relatos do mesmo problema que o seu. o que acontece com esse notebook é que ele tem um problema de engenharia, a Dell deveria fazer as trocas dele na época que lançou, a placa de vídeo da AMD desse notebook sempre queimam devido ao super aquecimento dele, que é alto. sem contar as diversas telas azul que e bastante comum.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Mario Bezerra Então cara, o problema na minha placa de vídeo é físico, não é de drivers, e se eu tento instalar algum driver de vídeo (tanto da Intel quanto da AMD), o PC fica em uma tela preta e não volta mais. Só restaurando de um ponto de restauração.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×