Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
thalesmanara

Som da placa onboard chiando após atualizar a bios

Recommended Posts

Bom dias colegas do fórum, recentemente atualizei a BIOS de um computador velhinho aqui de casa, ele tem uma Gigabyte GA-G31M-S2L, atualizei a BIOS para a versão F10f.

Após a atualização, o som do computador, que usa a placa onboard mesmo, está apresentando um certo chiado com boa frequência, algo que nunca aconteceu antes. Já tentei arrumar isto atualizando driver, mas não funcionou. Alguém tem alguma sugestão do que fazer? Alguma configuração na BIOS talvez?

Obrigado pela atenção de vocês. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes, Já testou com outro caixa de som ou fone de ouvido?
Caso afirmativo para a pergunta acima, e o problema ainda persista persista, tente usar uma versão live de outro sistema operacional para ver se o problema ocorre além do seu sistema operacional.

 

Para fazer uma versão live recomendo baixar o Ubuntu e colocar em um pendrive com o Unetbootin. Assim poderá testar se o problema extrapola seu sistema operacional.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O estranho é que não mudei de sistema operacional, continuo com o windows 10 64bit, e antes de atualizar a BIOS dita acima não ocorria este problema, por isso que eu chuto que seja alguma configuração na BIOS que foi alterada com a configuração.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, o maior problema no momento de identificar um determinado defeito nos equipamentos é presumir que algo é a fonte do problema e nos esquecermos de eliminar as outras possibilidades. É um processo lógico dedutivo, você parte das possibilidades mais plausíveis e simples para a mais complexas.

Se o problema extrapolar o seu sistema operacional, ou seja, também ocorrer em outro sistema tão diferente como linux, poderemos afirmar com bastante convicção que o seu defeito é de hardware, agora se não acontecer é muito provável que seja seu Windows ou o Driver. Já vi casos de drivers mais atualizados darem problema com alguns equipamentos, ai você precisa voltar a algumas versões para traz para funcionar.

Obviamente que o fato de funcionar em um sistema e não no outro não exclui a possibilidade de ser uma incompatibilidade com o update da BIOS, contudo se fizer esse experimento que te falei isso vai te dar uma maior perspectiva da questão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@thalesmanara

 

Isso é alguma interferência eletromagnetica.

 

Tenta retirar da proximidade de seu PC outros aparelhos que tenha usado recentemente.

 

Pode ser que a a origem esteja na própria placa-mãe a partir de algum componente eletrônico dela.

 

Tenta mudar o clock do processador ou das memórias para ver se elimina essa interferência.

 

Pode ser algum hardware novo que instalou na mobo como uma placa de vídeo.

 

Pode ser até de algum cabo de força ou de dados que passou a usar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×