Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como montar com segurança


Posts recomendados

Comprei a seguinte configuração nessa Black Friday, totalizou $1430,configuração de entrada, futuramente vou fazer upgrades, + ram e etc, por enquanto, rodando Overwatch pra mim já é mais do que suficiente 

G4400 Skylake

Crucial Ballistix 4GB DDR4 

H110M gigabyte

R7 360 OC Asus dual fan 2gb GDDR5

Fonte 430w Evga 80 Plus

Gabinete GA139 Multilaser (peguei ele pelos suportes pra fan,se não me engano tem 6 e vou lotar kk)

Andei lendo a respeito da energia estática que pode danificar os componentes e tal

as peças vão chegar dia 1 e não vão vir montadas(fiz a compra pela Kabum), vai ser a primeira vez que vou montar um pc, porém não tenho luva nem pulseira antiestatica e se eu comprar no ML só chega dia 16 pra frente.

Como é a primeira vez que  vou montar fiquei com receio por conta disso, gostaria de saber se há algum método caseiro de eliminar a estática, conectar os componentes e manusear a placa-mãe.

Vi um vídeo no youtube onde o cara disse que a fonte conectada na tomada aterra o gabinete, se conectar a fonte no gabinete, ligar na tomada e depois encaixar a placa-mãe pra depois colocar o processador, coolerbox, placa de video e etc, ja elimina a estática? 

Ou se houver alguma pulseira antiestatica diy

Obrigado desde ja pela atenção, peço que me ajudem nesse quesito por favor!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sml1151 olá, seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

Esta configuração que montou está bem bacana, entretanto eu recomendaria ir numa XFX XT 400w ao invés desta EVGA 430w

3 minutos atrás, sml1151 disse:

Andei lendo a respeito da energia estática que pode danificar os componentes e tal

Nos dias de hoje é raro isto acontecer já que possuem bastante segurança para manusear os equipamentos e para evitar estes surtos de energia.

Não se preocupe quanto à energia estática. :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o colega citou não há muitos perigos na montagem, é só não fazer bobagem!!!(tipo cair peças, acidentes com líquidos e forçar encaixes).

Alguns cuidados preliminares:

Ter uma boa organização, com espaço suficiente e iluminação. A mesa deve estar forrada com papelão, se for vidro ou madeira  não precisa.

Dica: faça a montagem pela manhã, depois de um bom banho( o banho tira estática do corpo).

Os materiais necessários devem estar ao alcance das mãos.

Não esquecer de material da limpeza, tenha álcool isopropílico( álcool comum não serve, tem água e nem solventes-estragam componentes) e pasta térmica de qualidade.

Atenção: nunca pegue nenhum componente pelos contatos metálicos, sempre pegue pelas bordas e tire os componentes da embalagem sómente na hora de montar, se escorregar o dedo em algum contato vai ter que limpar com alcool isopropilico em pano que não solte fiapos, ou papel áspero(eu uso sulfit comum)

Existem bons vídeos de montagem, mas qual é o pulo do gato? A meu ver o ponto mais crítico é a montagem da CPU na MB e o cooler. Observe bem as marcas e ranhuras do processador( é práticamente impossível montar na posição errada).

Bastante atenção no famoso "click" de encaixe do cooler na MB, se encaixar errado vai superaquecer a CPU logo de cara.

O Cooler "BOX" já vem com pasta térmica, mas não é incomum, no caso de erro ter que retirar essa pasta para montar novamente, porisso a recomendação deter um tubinho de reserva.

Outro ponto crítico é a montagem dos cabos do gabinete na MB, estude bem o manual para ver a posição, eles devem estar com etiqueta, procure vídeos de montagem da MB adquirida.

Atenção nos cabos dos periféricos(HD's;unidade de disco(se tiver)), lembrando de montar na ordem numérica: primeiro SATA_0, SATA_1, etc), isso faz o boot ser mais rápido. Mesmo raciocínio para montar memórias.

Confira se tudo está bem encaixado e só no fim ligue o cabo de força.

OBS1: veja o video de montagem do gabinete também

OBS2: os vídeos de GPU também são bem úteis, não custa ver, inclusive os testes de games, tem tudo no youtube

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas, a mesa aqui é de escritorio, tem umas partes metalicas mas a parte superior é de madeira, ainda vou precisar forrar com papelão ?

Só pra referencia a MOBO é essa

GA-H110M

poderia me indicar quais lugares evitar tocar e quais locais mais seguros de tocar, pra manusear ela

81214_index_gg.jpg

81214_1475851812_gg.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi varios videos no youtube, ja to com uma noção boa de como montar o computador, a duvida é mais por conta da estatica mesmo, estou pensando em fazer uma pulseirinha antiestatica que vi no youtube.

Outra questão que estou tendo é relação ao HD

eu não comprei HD, vou usar um que tenho aqui de 1TB, nele está instalado o Windows7 e o Windows10, a mobo vai reconhecer? ou vou ter que encaixar o hd e fazer a instalação novamente?

adicionado 0 minutos depois

O processador G4400 se não me engano é LGA 1151 os pinos ficam na MB

adicionado 1 minuto depois

Da uma olhada

image.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sml1151 eu nunca queimei nada e olha que meu primeiro PC montei há quase 8 anos atrás heheh ele está vivo ainda hehe 

nessa época você até podia ter problema de estática más eu nunca tive, nunca usei fita anti-estática nem nada, nem se quer precisei rolar no chão pra remove-la kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então acho que vou fazer o seguinte

  • Vou tomar banho 3 horas antes e me secar  naturalmente (não vou usar toalha pra não dar atrito)
  • Ficar só de cueca e descalço(sim sausdauhdsa)
  • Montar a MOBO no chão com o saquinho que eu acho que vai vir
  • Depois de colocar CPU, Ram e CoolerBox na mobo vou ligar a fonte e aterrar o gabinete
  • Coloco espelho, mobo, gpu  e os cabos da fonte na mb

Tudo certo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto á mesa, ok.

Na MB, não se pode tocar no encaixe da CPU(é quase impossível porque vem com proteção).

Tire os plasticos de proteção e isolamento que ás vezes vem na MB e peças.

O normal é pegar a MB, encaixar  os componentes começando da CPU.

1) destrave aquela peça que parece um clips na parte inferior

2) encaixe a CPU prestando atenção no "triangulo pequeno" e nas ranhuras de encaixe

3) trave de volta a tampa

Monte as memorias( monto primeiro porque ás vezes interfere na montagem do cooler)

Monte o cooler(não esqueça de tirar o platico de proteção da pasta termica)

Encaixe e trave de forma "cruzada"( lados opostos):pe:

Feito isso é só montar a MB no gabinete

A seguir proceda á montagem dos cabos do gabinete na MB

Monte os perifericos, começando pela GPU, é só garantir que que o slot esteja bem encaixado.

HD é a última coisa a ser montado, a menos que o gabinete seja muito pequeno, se for, monte primeiro.

Monte o fonte, atenção no cabeamento e não esquecer de organizar bem para não interferir nos FANS de refrigeração.

Na lista de materiais acrescente os famosos "esgana-gatos"- vulgo braçadeira hellermann.

Se a BIOS da MB for do mesmo fornecedor é normal reconhecer o HD de primeira.

Só pode 'star brincando: pelado de cueca no chão! 

Montagem é um negócio serio! Ergonomia é a melhor garantia "anti-besteira", tenha dó!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra confirmar aqui :

  • 1 = Eu conecto aquele cabo de 24 pinos da fonte, precisa fazer força, posso pressionar a placa ou segurar na ponta e fazer força?
  • 2 = PCIE, aqui eu coloco a placa de video?
  • 3 = Ali eu coloco os cabinhos do gabinete pra ligar a placa-mãe ?
  • 4 = Cabinho de 4 pinos do coolerbox?

81214_1475851812_gg.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) certo,  o encaixe tem ranhuras também, se não encaixar, tente do outro lado.não force

2) certo

3) certo, mas tem as das USB também e dos cabos de audio( costuma ter saída de fone no gabinete)

4) errado, não é do cooler, é para energizar a MB, vai ter uma dessas de 4 pinos no fonte,

O do cooler da CPU deveria estar marcada CPU_Fan,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...