Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, tenho um processador FX 6300 e uma mobo M5A78L-M LX ,o problema é que o processador chega até 90 graus normalmente e 80 com o ventilador direto no computador.

E ainda por cima minha mobo fica dando o erro: CPU FAN ERROR.

Meu cooler box da amd não é reconhecido nem na mobo e nem no SpeedFan, o cabo do fan está ligado na entrada certa de 4 pinos escrito CPU FAN e mesmo assim não é reconhecido, tambem já tentei na entrada de 3 pinos mas sem sucesso.

Se alguem poder me ajudar, eu preciso resolver esses 2 erros: o de superaquecimento e CPU FAN ERROR.

O restante do meu setup é:

Placa de video GTX 750TI

Fonte EVGA 430W

4GB RAM.

Captura de Tela (1).png

IMG_20161211_153049.jpg

Postado

@Leonardo Lima_755470  Bem, inicialmente, você tem uma placa-mãe errada, você cometeu o erro de colocar CHIPSET 760G em um FX, sendo que eles foram feitos para o PHENOM, segundo, pode ser que a pasta térmica não tem contato com o cobre do dissipador, o terceiro é que os sensores da MOBO podem estar com defeitos, a quarta falta de atenção é fato de não ter um fan lateral, não é obrigatório assim como o extintores em carros, mas você coloca, né?

Outra: veja as temperaturas direto da BIOS, são "mais" confiáveis.

Pelas imagens, parece que tem excesso de poeira atrás do fan, tire com cuidado e limpe-o, dps coloque novamente com uma pasta térmica nova.

No programa em si, a temperatura do CPU tá quase normal, um pouco acima da média, a temperatura máxima aceitável é de 80ºC FULL LOAD.

Eu tenho um FX6300 a mais de 4 anos, e nunca passou dos 70°C

Postado
2 minutos atrás, zOpek disse:

@Leonardo Lima_755470  Bem, inicialmente, você tem uma placa-mãe errada, você cometeu o erro de colocar CHIPSET 760G em um FX, sendo que eles foram feitos para o PHENOM, segundo, pode ser que a pasta térmica não tem contato com o cobre do dissipador, o terceiro é que os sensores da MOBO podem estar com defeitos, a quarta falta de atenção é fato de não ter um fan lateral, não é obrigatório assim como o extintores em carros, mas você coloca, né?

Outra: veja as temperaturas direto da BIOS, são "mais" confiáveis.

Pelas imagens, parece que tem excesso de poeira atrás do fan, tire com cuidado e limpe-o, dps coloque novamente com uma pasta térmica nova.

No programa em si, a temperatura do CPU tá quase normal, um pouco acima da média, a temperatura máxima aceitável é de 80ºC FULL LOAD.

Eu tenho um FX6300 a mais de 4 anos, e nunca passou dos 70°C

Aquilo não é poeira é o flash do meu celular, eu peguei essa placa-mãe por causa do meu orçamento apertado pois vi que ela suportaria o FX 6300 de boa, eu não sei se meu gabinete tem suporte para um fan lateral mas mesmo assim estou sem dinheiro para comprar um fan novo.

Meu FX chega a quase 100 Graus jogando.

Postado

@Leonardo Lima_755470 A melhor escolha é troca a MOBO, ela é ruim mesmo,tem diversos tópicos de vários fórum só com problemas de gargalo e temperatura.

Um exemplo:

Em 16/02/2015 às 21:49, Contiusa disse:

Eu tenho um FX-6300 e ele nunca passa de 55ºC (eu uso um air cooler de qualidade). Algumas coisas a se considerar no seu caso:

Se a sua placa-mãe for uma das citadas abaixo, você pegou uma placa-mãe problemática com os FX. 

M5A78L-M LX
M5A78L-M LX/BR (versão CKD montada no Brasil)
M5A78L-M LX V2 (125W)

Você pode estar tendo superaquecimento no soquete / northbridge / VRM devido ao fato de serem placas "gambiarra oficial" da AMD (vergonha total). Isso pode fazer a sua CPU parecer que está fritando, e a placa pode explodir, queimar a CPU, etc.

Se for cooler box, primeiro tire a pasta pré-aplicada e aplique uma gota de pasta de qualidade. Pode resolver o problema. Se não resolver, já que o cooler box é bem ruim, só comprando um cooler, tipo TX3, T4.

Mas você pode trocar de cooler e não adiantar, pois a sua placa-mãe pode estar gerando tensão maluca para a CPU ou variando dos VRMs.
Postado

@Leonardo Lima_755470 você só pode usar o AMD Overdrive para ver as temperaturas. O SpeedFan está apresentando temperaturas erradas.

O limite máximo recomendado do FX-6300 é 71ºC (informação da própria AMD). Mas não adianta ver pelo SpeedFan e nem por nenhum outro aplicativo (AIDA64, HWmonitor, etc) além do AMD Overdirve.

Veja pela margem térmica, como indicado na foto abaixo. Se estiver acima de ºC, tudo bem. Se começar a ficar no negativo (vermelho), é porque está quente além do limite.

Por enquanto não precisa trocar de placa-mãe. Esse modelo é probemático, mas você pode dar um jeito. Também não é com todo mundo que os problemas acontecem. Está com a atualização do último BIOS?

Não está usando a opção "Desempenho" no Gerenciador de Energia do Windows, não? Se tiver, por favor, volte para o equilibrado porque isso é scam da Microsoft. Não ajuda em nada, apenas superaquece o processador.

AMD_Overdrive.jpg

• Curtir 1
Postado

@ContiusaOlá, baixei o programa e estou numa média de 35-40 graus, fiz o que voce falou sobre o modo de energia e tambem estou com a ultima atualização da bios.

A imagem de cima é no modo normal, e a de baixo é jogando, o resultado está bom? pois não entendi muito bem

Edit: Está chegando a -10 algumas vezes

Captura de Tela (2).png

Captura de Tela (3).png

Postado

@Leonardo Lima_755470 joia, está razoável jogando. Em repouso está normal.

Para você entender melhor, esses valores - em repouso a 37,9ºC e jogando a 7,6ºC - é como se fosse uma contagem regressiva. No primeiro, você está 37,9ºC abaixo do limite. No segundo, 7,6ºC abaixo do limite. Quando chega no zero, é porque bateu no limite, e a partir daí o valor se torna vermelho (acima do limite).

Como se fosse uma empresa :D enquanto o valor estiver no verde (acima), tudo bem. Quando se aproximar do zero e se tornar negativo (vermelho), é porque você está no "prejuízo". Entende?

Coisas da AMD. Enfim. Só não deixe chegar muito perto do zero. Eu pessoalmente compraria um cooler melhor se começar a baixar de 5ºC.

Como nota, pode esquecer o SpeedFan e qualquer outro aplicativo de temperatura. Sério, são todos errados (bugados). Quando você ouvir alguém falar "meu FX não passa de 45ºC", pode ter certeza que essa pessoa está se enganando. Existem maneiras de fazer uma conversão do bug de temperatura da AMD, mas quem realmente conhece o bug costuma dizer "pela conversão, meu FX está assim ou assado". Então não se preocupe com pessoas sugerindo ou dizendo que a CPU delas não passa de tal temperatura. Até porque é perigoso se basear por temperaturas erradas. Você pode fritar a sua CPU sem saber.

Também são coisas da AMD, mas não tem saída. Tem que usar o AMD Overdrive mesmo. Eles não dão suporte para os outros aplicativos. Pode reclamar com a AMD, porque às vezes as companhias ouvem os clientes.

-----edit-----

ah, e deixe sempre em "equilibrado". Essa história de "Desempenho" é longa, mas é um dos maiores embustes da informática. A sua CPU sobe naturalmente o clock "quando necessário". Não tem porque rodar com o clock no talo se a CPU está em repouso. Só superaquece o processador, estressa o VRM da placa-mãe, etc.

• Curtir 1
Postado

@Leonardo Lima_755470 eu considero um CPU cooler novo e um fan exaustor para colocar atrás uma prioridade. O gabinete e os fans de gabinete só se você tiver uma grana para investir. 

Eu tenho um FX-6300 que uso em um gabinete "caixão" (Sileo 500) que só tinha um fan exaustor atrás. Esse gabinete tem isolante térmico e abertura apenas na frente e atrás e com a fonte em cima, o que é ruim. Ou seja, caixão / sauna mesmo. Mas eu uso um bom cooler e nunca tive problemas de temperatura.

Ou seja, considero o CPU cooler e um exaustor mais importante do que a refrigeração do gabinete (a menos que fosse para a VGA, ou uma VGA forte). Especialmente com o FX-6300, que é uma CPU bem fria.

Postado

@Leonardo Lima_755470 ele tem buracos de furação para dois tamanos de fan. Deve ser de 92 e 80mm. Veja qual é a medida. 

Se realmente quiser trocar de gabinete, o Archon é uma boa opção. Ele já vem com um fan atrás. Você poderia colocar outro fan na frente e o CPU cooler por enquanto.

• 4 anos depois...
  • Membro VIP
Postado

Boa noite. Estou com um FX-6300 e o cara fica quase 90° C na BIOS. A placa-mãe é Gigabyte 78lmt-s2. Esse pc eu montei em 2014 (rsrs) e depois desses anos, apareceu com esse problema.

editado: talvez possa ajudar. O problema é o cooler que parece ter perdido "força". Coloquei o cooler box antigo do meu 8320E e, apesar do barulho, a temperatura estabilizou em 40-45ºC.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!