Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com rede elétrica: computador desliga sozinho


Posts recomendados

Boa tarde, pessoal, tudo ótimo?

 

Meu nome é Henrique, e eu tô com um problema sério com fonte/rede elétrica. Eu morava em Belo Horizonte onde eu fazia faculdade, e lá o meu desktop, que montei por conta própria, funcionava perfeitamente bem. Eu ligava diretamente na tomada o monitor e o computador, usando somente um benjamin ou "T" que suporta 10A e 250V, um desses bem baratinhos. Lá o prédio que eu morava era razoavelmente novo, então a rede elétrica eu suponho que é moderna.

 

No entanto, agora que estou morando novamente na minha cidade, em um prédio que já tem uns 25 anos e nunca mudou a rede elétrica, mesmo ligando da mesma maneira na tomada, o computador desliga quando tento utilizar a placa de vídeo para uma renderização ou para um jogo. A placa de vídeo é uma GeForce 560 da EVGA (ela tem overclock de fábrica), e é de lei: o computador desliga quando uso mais de 20 ~30% da capacidade dela, e é bem rápido. A EVGA tem um software pra controle da placa chamado EVGA Precision, e quando reduzo drasticamente o clock da placa o computador não desliga, mas não consegue rodar nada que exija muito do vídeo.

 

Minha hipótese é de que a rede aqui de casa é muito inconstante e a minha fonte, uma Corsair CX600, não consegue manter a capacidade necessária pra placa funcionar durante as baixas de tensão/corrente por tempo suficiente pra "crise" passar... Faz sentido?

 

Então minha dúvida é: eu sei que estabilizador não vai me ajudar, mas existe algum aparelho que posso usar pra deixar a corrente mais constante e evitar essas quedas? Ou tem alguma mudança no circuito do computador que eu possa fazer para isso? Eu realmente gostaria de poder usar toda a força da placa igual tava usando antes por ser bem mais cômodo...

 

Enfim, muito obrigado por ler esse textãosua ajuda vai ser vital :D

 

PS: anexei ao tópico um arquivo TXT com o meu DxDiag e as especificações do computador, se você achar que ajuda ;)

DxDiag - Henrique.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/12/2016 às 14:40, FFmarini disse:

@Henrique Cavalieri você chegou a monitorar a temperatura do processador e da placa de vídeo? Agora acredito que se a força está oscilando só um nobreak pra resolver o seu problema 

@FFmarini Valeu demais pela resposta e pela atenção!

 

Seguinte: a temperatura da placa de vídeo não parece influenciar em nada, até porque em BH, onde o PC funciona, ela passa muito da temperatura que chega aqui... Mas a temperatura da fonte eu nem sei medir :X

 

Você conhece algum software?

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, FFmarini disse:

@Henrique Cavalieri Eu acho que esse modelo de fonte não tem como medir a temperatura via software, teste ou peça para algum eletricista testar a tomada, do resto só testando outra fonte ou testando a sua CPU em outro lugar pra tentar resolver!

Boa sorte!

@FFmarini Valeu pela resposta rápida!

 

Cara, eu já testei 3 outras fontes... todas com o mesmo problema, por isso que acho que é a rede elétrica mesmo...

 

Eu nunca chamei eletricista pra olhar, queria ver se conseguia resolver por conta própria primeiro, mas eu sei que a fonte não fica exageradamente quente não (pelo menos ao toque).

 

Na sua primeira resposta c citou um nobreak, c acha que poderia ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Cavalieri Parece um problema no micro (fonte ou placa de vídeo). Entendo que o hardware é o mesmo que utilizava no outro endereço. Oscilações das tensões são problemas da concessionária de energia. Em alguns lugares - por vários motivos - a tensão se altera durante o dia. Oscilações rápidas e significativas podem resetar o micro mas acabam perceptíveis em outros equipamentos (tv, lâmpadas, etc.) Com uma fiação inapropriada em uma tomada (fio mais fino do que deveria) não haverá oscilações. A carga (micro+monitor) puxa a corrente que necessita e se a fiação é incompatível ela aquecerá (isso para cargas com potência grande = chuveiro, p.ex.).

Se houver oscilações, provavelmente ela aparecerá em outros pontos (iluminação e/ou outros aparelhos).

Para tirar a dúvida consiga um multímetro ou peça para alguém que tenha e meça a tensão utilizando ao mesmo tempo o computador até aparecer o problema. Veja se há oscilação significativa. Aproveite e desmonte a tomada, veja qual secção transversal tem sua fiação. Tomadas de uso geral normalmente utilizam cabo/fio 2,5 mm2 que aguenta uns 20A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obvio que algumas coisas necessitam serem vistas "in loco". você não respondeu se notou as tais oscilações em outros cômodos - em lâmpadas ou outros aparelhos.

 

E faça outro teste: disse que trocou 3 fontes, etc. Monta o micro com a mesma fonte que testou no seu amigo, pega o micro e leva ele para outra tomada da casa ou em outra casa. Desse resultado matou o problema.

 

A maioria dos problemas com cabos estão relacionadas a erros de instalação ou projeto, ou ambos. Projeto é mais difícil pois o engenheiro sabe prever que daqui a x anos a demanda normalmente aumentará. Em edifícios de aptos fica mais complicado e é necessário uma análise por completo. Veja bem: você tem um quadro de distribuição instalado perto de uma porta de entrada (que deverá estar com disjuntores para os circuitos e não fusíveis). Deste quadro saem os circuitos terminais para iluminação, toms de uso geral (TUG) e toms de uso específico (TUE - chuveiro, cozinha, área de serv) do apto. Este quadro é alimentado por uma "prumada" de cabos que saem lá do medidor da concessionária e chegam até seu apto.

Mesmo trocando a fiação do seu quadro até a tomada em questão pode ser que não resolva pois o problema pode estar na prumada. Um chute bem light seria uma prumada com 4 cabos de no mínimo 10 mm2 (F+F+N+T).

Sobre erros na instalação: emendas dentro de eletrodutos e cabos que tiveram sua isolação (capa) danificada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!