Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Forte Barulho de ventilador solto na HL-3140CW


Posts recomendados

  • Membro VIP

Eu comprei uma HL-3140CW usada pela internet e notei que o ventilador fazia um barulho muito forte de vibração na hora em que era ligada eu fiz uma comparação com outra impressora do mesmo fabricante a MFC-9330CDW e notei que nela o ventilador faz barulho apenas do ar passando, não faz barulho de vibração.

A primeira coisa que pensei é que no transporte pelo correio deve ter soltado ou quebrado alguma coisa então fiz um teste, pelo buraco da grade eu coloquei uma espátula de plástico empurrando a base do ventilador e notei que o barulho diminuiu bastante, também notei que o ventilador estava meio solto, balançava levemente.

Decidi desmontar, a primeira coisa a ser feita foi procurar manuais do fabricante, procurei por parts reference list seguido do modelo da impressora, depois procurei por service manual também seguido do nome da impressora.

O primeiro manual eu encontrei com a visão explodida o segundo eu não achei grátis e não quis pagar por ele.

1.jpg

Olhando o manual na sua página 3 tem o detalhe do ventilador.

2.jpg

E na página 10 tem o detalhe da tampa lateral presa por dois parafusos.

3.jpg

Parece ser fácil, basta tirar os parafusos e abrir a tampa, acontece que depois de tirar os parafusos a tampa não sai, no manual de serviços deveria ter alguma explicação de como remover a tampa mas, como não tenho ele, fui forçando lentamente com a mão e notei que do lado de dentro na parte dianteira tem uma trava interna que não permitia que a tampa lateral se soltasse.

4.jpg

Soltando esta trava a tampa abre um pouco, depois notei que na parte de cima tem mais duas travas que ao serem soltas liberam mais ainda a tampa.

7.jpg

8.jpg

Depois foi só ir movendo ela lentamente de um lado para o outro até liberar, sem quebrar nenhuma trava.

Detalhes das travas da tampa.

5.jpg

6.jpg

Neste momento eu aconselho a fotografar as partes que serão desmontadas, justamente para que na remontagem nada dê errado.

Foto do ventilador.

9.jpg

Pude notar mais claramente que o ventilador estava solto em seu encaixe, havia uma folga de alguns milímetros o que fazia ele vibrar quando é acionado, provocando um barulho irritante.

Lembrei que eu já havia desmontado outras Brothers e vi que em volta dos ventiladores havia uma espuma colada, provavelmente a função desta espuma é reduzir o barulho da vibração.

Por dedução achei que nesta impressora devem ter esquecido de colocar a espuma no momento da fabricação ou até mesmo o projeto dela não previa seu uso, também pode ser que algum técnico fez uma intervenção e trocou o ventilador por outro sem a espuma, são meras suposições, não sei o que aconteceu de fato.

Minha decisão foi por colocar alguma coisa em volta do ventilador de forma a impedir sua vibração dentro da caixa que o prendia.

Neste tipo de gambiarra vários materiais poderiam ser usados, papel dobrado, espuma de mouse-pad, borracha de câmara de pneu, poderia até mesmo dar um jeito de parafusar o ventilador nos cantos.

Resolvi optar por fita isolante que estica e gruda, pois, se o serviço não der certo a sua remoção é fácil e não deixa marcas ao contrário de parafusos, além do que a sua borracha deve proporcionar um bom amortecimento. Também levei em conta que papéis dobrados não dão um bom acabamento e o aspecto de gambiarra fica evidente, enquanto que a fita dá um aspecto menos evidente.

autofusão.jpg

O nome comercial para ela é autofusão, cortei um pedaço do tamanho para dar a volta no ventilador e depois cortei ele no meio em duas tiras, a ponta da tira eu prendi no espaço cavado para passar o fio e estiquei a fita dando a volta no ventilador.

Ficou como na fotografia.

10.jpg

11.jpg

Depois na hora de encaixar o ventilador não estava dando certo, era apertado demais e não encaixava, passei vaselina em volta da fita isolante da mesma forma como se faz em conexões hidráulicas e ele encaixou justo, perfeito, sem folga que pudesse provocar o barulho de novo.

Próximo passo, colocar a tampa e religar a impressora para ver se deu certo, ocorre que eu sempre quis colocar no eixo do ventilador molycote, aquele óleo que é usado em motores e câmbios de automóveis, para ver se ocorre um efeito parecido ao que ocorre nos carros, eu espero conseguir menor atrito nas peças e uma eficiência melhor.

12.jpg

Aproveitei a situação para colocar três gotas, removendo a tampinha de borracha que fica atrás da etiqueta prateada, eu não removi a graxa original, só pinguei por cima, acredito que o certo é usar apenas uma gota, eu coloquei 3 para observar o possível vazamento que poderia ocorrer.

Outra coisa que levei em conta foi a verificar se o eixo do ventilador estava com folga ou gasto (Nestes casos o ventilador não tem recuperação e deve ser substituído), pelo que vi ele estava praticamente novo, inclusive a graxa estava na coloração clara, não estava acinzentada.

Na hora de encaixar a tampa, alguma coisa deu errado e notei que uma parte não encaixou como deveria.

13.jpg

14.jpg

Desmontei de novo e finalmente encaixei certo.

15.jpg

Liguei na tomada e tudo funcionou perfeitamente, sem o barulho irritante da vibração, só tinha o barulho do ar passando pelo ventilador.

Assim que estava cantando vitória, notei que o fio do ventilador estava encostando-se à grade.

16.jpg

Quando olhei as fotos da posição do ventilador vi que o encaixei na posição errada, não adianta só tirar as fotos antes, tem que comparar na hora de montar.

17.jpg

Deixei assim mesmo, na próxima desmontagem eu corrijo.

Quanto ao molycote eu posto quando tiver os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membro VIP

Só para controle, vendi a impressora no mês passado e neste período de 2 anos após o reparo do ventilador, não tive nenhum problema, tudo funcionou perfeitamente, não ocorreu vazamento e não tenho como avaliar o desempenho do Molycote, só posso afirmar com certeza que em decorrência do uso não houve prejuízo ou dano.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!