Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Caros boa tarde,
Preciso de ajuda! Sei que várias pessoas tem esse problema, estou pesquisando mas não estou achei muita coisa que me ajudou, a não ser a ideia de trocar a pasta térmica e trocar o cooler do processador, mas não sei se seria o suficiente.

Bom vou descrever aqui o problema! Não consigo baixar a temperatura do meu computador. Na ultima semana fui consultando periódicamente a temperatura do processador, pois estou recebendo a mensagem "CPU over temperature" ao ligar o PC, e na maior parte do tempo ele esta a 85-95º (Consultado no BIOS e no SpeedFan), basta eu começar a mexer um pouco e já sobe pra 105º pra mais! Estou com medo de derreter o bicho! Já fiz limpeza nele e não baixa.

Minha ultima tentativa foi ontem, tentando mexer no fluxo de ar dentro da máquina:
Estava assim: Dois FANs exaustor: 1 atrás do gabinete e 1 na lateral; Dois jogando ar pra dentro: 1 em baixo e 1 na frente do gabinete.
Alterei para: Troquei o da lateral para jogar ar para dentro tambem.
Resultado: Ainda recebendo a mensagem "CPU over temperature", porém a temperatura do processador passou a ficar entre 78-83º, e mexendo um pouco, ainda em 105º pra mais.

Configuração do paciente
-Processador: Intel Core I7 860 2,80GHZ 
-Memoria: 2GB DDR3/1333 Kingston 
-Vídeo: Radeon Hd5850 1gb Ddr5
-Fonte: Seventeam - 650w Reais
-Placa-mãe: Asus P7P55D-LE
-Gabinete: Cooler Master CM690 NVidia Edition

Pensei que o problema poderia ser na velocidade dos FANs, os auxiliares estão a mais ou menos 1600rpm e o do processador esta em 2600rpm. Essas velocidades são normais ou é melhor trocar algum dos auxiliares?

Pensei realmente em comprar um cooler novo para o processador, talvez o CoolerMaster Hyper TX3, o que acham? Será que é o suficiente?

Vou incluir uma foto do PC. foto.bmp

Postado
15 minutos atrás, Victor Leite Batistão disse:

Não consigo nem me lembrar a ultima vez que troquei a pasta, talvez faça uns 2 ou 3 anos. O cooler é o padrão mesmo por enquanto.

Se faz todo esse tempo então os coolers e dissipadores devem ter acumulado muita poeira. Faça uma limpeza geral nas entradas e saídas de ar do gabinete e nos coolers e dissipadores utilize um pincel e álcool isopropílico. Não se esqueça de remover toda a pasta térmica antiga com álcool isopropílico antes de aplicar pasta nova.

• Curtir 1
Postado

Mais de 100 graus é extremamente alto, se estiver usando o pc é melhor desligar porque pode queimar o processador. Nenhuma pasta termica ira resolver esse problema já que esta passando de  90 e ate mesmo 100 graus.

Isso pode ser acumulo de poeira na ventoinha ou ate mesmo defeito no cooler.

adicionado 1 minuto depois

Não precisa de nada especial para limpar a poeira do cooler, apenas use um pincel ou escova de dente.

adicionado 3 minutos depois

A pasta termica é apenas uma ajuda, não é obrigatório mais é muito bom usar.

Postado
15 minutos atrás, Erso disse:

Se faz todo esse tempo então os coolers e dissipadores devem ter acumulado muita poeira. Faça uma limpeza geral nas entradas e saídas de ar do gabinete e nos coolers e dissipadores utilize um pincel e álcool isopropílico. Não se esqueça de remover toda a pasta térmica antiga com álcool isopropílico antes de aplicar pasta nova.

Faz esse tempo que não troco a pasta térmica, mas limpeza eu fiz ontem, a segunda do ano, com pincel e até aspirador de pó, porém não costumo tirar o cooler do processador para limpar, geralmente limpo ele plugado no slot mesmo. E não deu muito resultado em nenhuma das vezes que limpei, acho vou limpar de novo, dessa vez tirando o cooler do processador e trocando a pasta térmica.

18 minutos atrás, PedroREFER disse:

Mais de 100 graus é extremamente alto, se estiver usando o pc é melhor desligar porque pode queimar o processador. Nenhuma pasta termica ira resolver esse problema já que esta passando de  90 e ate mesmo 100 graus.

Isso pode ser acumulo de poeira na ventoinha ou ate mesmo defeito no cooler.

adicionado 1 minuto depois

Não precisa de nada especial para limpar a poeira do cooler, apenas use um pincel ou escova de dente.

adicionado 3 minutos depois

A pasta termica é apenas uma ajuda, não é obrigatório mais é muito bom usar.

Ontem limpei todas as ventoinhas e o cooler do processador. Mas pelo que me lembro faz muito tempo já que minha CPU trabalha com temperaturas mais altas (O suficiente para aparecer o 'foguinho' nas leituras do SpeedFan), mas não me lembro de ter chegado a 100º e até hoje nunca tinha recebido o erro de "CPU over temperature error" ao ligar o PC. Por isso estou cogitando comprar outro cooler para o processador. Existe alguma maneira de saber se meu cooler padrão esta realmente com defeito? Se estiver mesmo, acha que vale a penas esse CoolerMaster Hyper TX3?

Postado

Se o seu processador já trabalha em altas temperaturas a bastante tempo acho bom rezar :rezando: porque a hora dele pode estar chegando :(

Postado
3 horas atrás, PedroREFER disse:

Se o seu processador já trabalha em altas temperaturas a bastante tempo acho bom rezar :rezando: porque a hora dele pode estar chegando :(

Pois é! Esse é meu medo! Eu estou mais preocupado agora justamente porque a mensagem de CPU over temperature começou a aparecer, o que me leva a crer que a temperatura aumentou mais ainda,  aí  estou tentando encontrar alguma solução. =/

Postado
16 horas atrás, Victor Leite Batistão disse:

Faz esse tempo que não troco a pasta térmica, mas limpeza eu fiz ontem, a segunda do ano, com pincel e até aspirador de pó, porém não costumo tirar o cooler do processador para limpar, geralmente limpo ele plugado no slot mesmo. E não deu muito resultado em nenhuma das vezes que limpei, acho vou limpar de novo, dessa vez tirando o cooler do processador e trocando a pasta térmica.

@Victor Leite Batistão se você não desmontou o cooler você não limpou. Sem retirar o fan não dá para limpar o dissipador corretamente e isso faz muita diferença.

Postado

Pessoal, obrigado a todos pelos comentários.

Apenas para comentar quais as ações que tomei e quais foram os resultados.

-Fiz um limpeza geral no gabinete com pincel e secador de cabelo
-Inclui mais um exaustor no teto
-Troquei o cooler padrão da Intel pelo CoolerMaster Hyper TX3, consequentemente troquei a pasta térmica
-Melhorei o cable management

Segue imagem do gabinete depois (esqueci de tirar antes...estava feio rs)

HGy8ESa.png

Segue imagens dos testes no SpeedFan

B51rGeM.png

6QSHuwz.png

Ainda esta nos 56º - 60º mas não é 100!!

Obrigado!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!