Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Configuração: 
Fonte: Corsair Cx 600w 80 plus bronze
placa-mãe gigabyte GA-H61M-S1

Processador i5 2500 3.3 ghz
02 Hd 500 7.2 rpm
02 memórias 4g ddr3 1333 
1 leitor/gravador DVD
Uma placa de vídeo gtx 1060 6g 1g gaming

Tenho jogado witcher 3 no ultra... ele crava 30fps (em fps limit para 30) e quando desligo o hairworks ele crava em 60 fds, porém em 60fps processador chega a 100% de uso (ficando entre 80-100%)  chegando a 67 graus (cooler box)... Quero saber se compensa trocar esse processador... ou se pode ser algum outro problema... o PC foi recém formatado em windows 10... e uso um HD praticamente para jogar. Qual upgrade fazer... essa placa-mãe suporta processadores de 3 geração apenas... e DDr3 de memória...

Postado
5 minutos atrás, iury veloso disse:

Tenho jogado witcher 3 no ultra... ele crava 30fps (em fps limit para 30) e quando desligo o hairworks ele crava em 60 fds,

Sinceramente... o gargalo é a placa de vídeo, não o processador. Sério, Hairworks é de mais para uma simples Gtx 1060, por isso que o FPS cai.

Além do que, se você consegue manter 60 sem quedas (com HW desligado), não há muito motivo para upgrade.

E isso é ainda mais desencorajado ainda pelo fato de que ou você economiza com um i7 de 3a geração (que é um up, mas nem é tanta coisa assim) ou então vai ter que gastar um bom bocado com um i7 de 6a ou 7a geração, já que vai ter que trocar a mobo e RAM em adição ao preço salgado desses processadores.

• Curtir 1
Postado

@Imakuni valeu man... então... com o hairworks ligado ele da umas osciladas entre 45fps e 60...

Entendi que não compensa, Mas o vi por aqui que quando o processador usa mais de 70%-80% ele tá gargalando, isso não procede?
Quando habilito 30fds limit o processador dá um descanso e fica entre 60-80% max

Postado
agora, iury veloso disse:

Entendi que não compensa, Mas o vi por aqui que quando o processador usa mais de 70% ele tá gargalando, isso não procede?

Depende da sua definição de gargalo... e nem perca tempo nisso, pois pessoas diferentes encaram essa questão de jeitos diferentes; não há uma única definição universal. Inclusive, há até pessoas (como eu) que dizem que o gargalo sempre vai existir, é só uma questão de onde / o que vale mais a pena trocar.

Ah, e isso sem falar que depende também do jogo específico e das configs gráficas, o que torna a palvra "gargalo" mais inútil ainda. Por essa razão que eu evito usar essa palavra, muito embora o tenha feito em meu último post (mas admito que não deveria ter feito!)...

Enfim, seu caso é meio complicado. De maneira genérica (e não só no Witcher 3 especificamente), seu setup é relativamente equillibrado, com uma leve defasagem no processador. Mas é pouca coisa; se trocar a CPU por uma topo de linha, você realmente vai ter ganho, mas vai ser pouca coisa quando comparada ao investimento, pois sua placa de vídeo vai te limitar. E o mesmo vale para a GPU: se trocar esta, vai ser o processador que vai te limitar. Nos dois casos, você gasta muito por um upgrade e ganha pouco.

No seu lugar, eu esperaria. Aguenta ai mais um pouco; sei lá, compre ai um SSD só para passar a coceira do upgrade e já dar uma reinstalada no windows. Espere ai mais um pouco para ver como os Zen / Kaby Lake vão chegar no Brasil.

• Curtir 1
Postado

Eu usava um i5 2320 com uma GTX 960 e no GTA 5 já sentia um certo gargalo. Nada que diminuindo algumas configurações resolva. Se você tá conseguindo jogar de boa tirando o hairworks se mantenha assim mesmo por enquanto. Daqui pro meio do ano você vai juntando uma grana e vende o seu kit atual,. Assim você poderá comprar um kit da geração mais recente dá Intel ou AMD que está para lançar. Acho que pra 1060 6gb um i5 6600 + H110 + 8gb DDR4 resolveria o seu problema. Ao meu ver core i7 seria exagero, seria mais pra renderizar vídeos ou se realmente tiver grana pra isso.  Não vai ter tanto ganho agora, mas se o seu processador já tá no limite pra a nova geração de VGA's o que dirá futuramente. Fazendo esse upgrade que eu disse, você passará mais alguns anos de boa e trocará só de VGA quando achar necessário.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!