Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho essa seguinte configuração

Core I5 4460
Asus Strix GTX 1060 6GB
Asus B85m-E/BR LGA 1150
16 de ram Corsair
Fonte CX600 Corsair

A GTX 1060 eu acabei de pegar vindo de um upgrade de uma GTX 760. Estou muitíssimo satisfeito com ela em minhas pretensões de jogar 1080p/60 FPS. Só alguns jogos mais pesados tipo GTA V e Witcher 3 que acabo tendo que desativar alguns filtros e baixar as sombras para não cair o FPS em algumas áreas dos jogos. Então, essa queda de FPS é da placa que não consegue aguentar mesmo ou esse I5 4460 pode estar gargalando com a 1060? É necessário e vale a pena investir em upgrade de processador? Qual seria um I7 LGA 1150 ideal que valeria a pena e eu sentiria diferença? No caso eu queria gastar uns 1500 reais.

• Curtir 1
Postado

Nah, o problema é a placa de vídeo mesmo. A 1060 é uma boa placa, mas também não faz milagre: não consegue rodar com tudo no máximo. Se você quer um upgrade, o melhor seria uma GPU nova.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Não precisa de upgrade, falo isso por experiência própria.

Até metade desse ano eu usava um i5 750 a 4ghz (que é equivalente um i5 2500 em stock) 

dei um upgrade para um i5 4690k  que está a 4,2ghz além de trocar as memórias para 16gB 1866mhz (antes era 12gB 1333mhz) o ganho de desempenho foi minimo, somente em dois jogos eu senti uma estabilidade maior mas nada gritante (olha que tenho muiiiito jogo shuahsauh) que foi arma 3 e o project cars , só para citar outros games que eu jogo e não teve quase nenhuma diferença - The Witcher 3 (hairworks exige muito da máquina n tem jeito kkk) , Division, GTA V , todos BF do Bad Company 2 até o Hardline, Black Ops 3, todos os ultimos Assassins e por ai vai e o ganho foi minimo

Minha placa de video é uma 780gtx Lighting a 1,1ghz (fica um pouco abaixo da sua em stock)

adicionado 4 minutos depois

Observação - se você vai ter esse valor para investir sugiro comprar um ssd (pega logo um de 480gb, com essa grana ai da até pra pegar 2 e um bom watercooler) , não sei se sua placa-mãe tem suporte a RAID, se tiver você.

Agora se você quer porque quer um novo processador, o único que faça uma pequena diferença em jogos ai seria um i7 4790 (não sei vende ainda o 4770, e não falo para pegar da linha K pois necessitaria de uma placa-mãe z-87 ou z-97 o que mesmo as mais em conta já estourariam seu orçamento)

• Curtir 1
Postado

Pessoal, aproveitando o "embalo" eu queria saber se tem algo de errado aqui com minha maquina...

Tenho uma B85M-D3PH + CX600 + GTX 960 4 GB STRIX + i5 4440 + 1x8GB DDR3 (que não sei se está a 800 ou 1600Mhz).

E no GTA V que tenho aqui o uso da GPU não fica constante, as vezes cai pra 79, 84%.. Fica na casa dos 90% de uso apenas quando o CPU não está sendo forçado. E isso acaba fazendo com que o FPS caia pra 50, o que achei que não aconteceria, pois vi diversos vídeos no YT e isso não acontecia...

Prints abaixo:

Quando o CPU não está com muita carga:

GTA5_2016_12_17_18_45_36_604.bmp

Quando o CPU está com muita carga:

GTA5_2016_12_17_19_59_25_974.bmp

GTA5_2016_12_17_19_59_27_342.bmp

Postado

Eu já imaginava que não havia necessidade de trocar mesmo, vou deixar mais pro futuro então. Mas por que já tem jogo pedindo um i5-4460 nos requisitos mínimos, tipo o Quantum Break?

Postado

@hellshock

As produtoras fazem isso mesmo, colocam pra mais (muito mais), é como uma margem de segurança e também eu acredito que tenha alguma parceria com as empresas pra ajudar a vender i5 ao invés de i3 por exemplo (não duvido que aconteça sinceramente).

• Curtir 1
Postado

Certo.

E qual é o uso de CPU considerado normal? Abri o Quantum Break ainda a pouco pra observar e o uso fica variando entre 60% e 80% as vezes indo no 90%, tá ok?

Postado
1 minuto atrás, hellshock disse:

Certo.

E qual é o uso de CPU considerado normal? Abri o Quantum Break ainda a pouco pra observar e o uso fica variando entre 60% e 80% as vezes indo no 90%, tá ok?

Está muito OK.

Se não te incomoda o jogo não ficar no talo do talo do talo, não tem porque passar pro i7. O GTA V é um beberrão de CPU mesmo, se você ligar todos os filtros dele 100% ele realmente pesa na CPU e não pesaria em um i7 mas esses filtros nem fazem tanta diferença visual assim, é meio desnecessário. Agora anti-aliasing pesa totalmente na GPU, se for isso que você está aumentando muito é a GTX 1060 que não faz milagre mesmo.

The Witcher 3 por outro lado gasta quase nada de CPU, é todo placa de vídeo praticamente, é só porque é um jogo super pesado mesmo, principalmente quando você liga o hairworks.

• Curtir 1
Postado
8 horas atrás, Carlos Henrique Rodrigues disse:

O GTA V é chato pra p*** de configurar os gráficos. A melhor configuração que eu encontrei para ficar cravado na casa dos 60 fps foi a desse vídeo aqui. Eu tenho um i5 3470 + RX 480.

Melhorou bastante, mas ainda estou incomodado. Já criei alguns tópicos, e sim, sei que o i3 não aguenta, mas vi diversos vídeos mostrando um i3 usando 99% de outras gpus, porém na minha fica sempre 0%, 14% .... Nunca acima de 50% e muito menos estável. Independente do lugar.

i3 4170

rx 470 

8gb

• Membro VIP
Postado

Bom mano, apenas para esclarecer sobre o Quantum Break,  e a maioria dos jogos do Xbox Play Anywhere  (Quantum Break, Forza Horizon 3 , Forza 6 Apex , não digo os outros pois ainda não testei) estão sendo portados porcamente para o PC, o problema em si não é o hardware, mas o software mal otimizado (mesmo o pessoal com pcs high end estão encontrando problemas para jogar esses jogos que eu citei a 60fps+)

Então um conselho é meio que não se preocupar com isso , você tem um ótimo processador que aguenta mais alguns anos , não vale a pena gastar uns dinheiros para pegar um novo se o seu foco está apenas em jogos (se você por algum motivo começar a trabalhar com qualquer tipo de renderização ai a coisa muda e taca-lhe um 4790 sahsua)

• Curtir 1
Postado

Certo. Eu vou deixar pra comprar um SSD então.

Mas tipo. Quando eu sei que preciso trocar um processador? Como vai afetar um jogo? Quando é o processador e não a placa de vídeo que prejudica a performance de um jogo?

Postado
10 horas atrás, hellshock disse:

Certo. Eu vou deixar pra comprar um SSD então.

Mas tipo. Quando eu sei que preciso trocar um processador? Como vai afetar um jogo? Quando é o processador e não a placa de vídeo que prejudica a performance de um jogo?

Precisa trocar quando... quando precisa. Isso ai vai muito de cada caso. Depende de cada jogo específico, de cada combinação de CPU + GPU específicas, depende inclusive das configs gráficas deste ou daquele usuário. Não dá para dar uma resposta genérica para isso.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!