Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos do fórum! Tenho estudado recentemente fontes chaveadas pois pretendo, no futuro próximo, montar uma fonte como forma de aprendizado. Porém tive uma dúvida, na filtragem realizada na entrada da fonte estarei utilizando um circuito filtro pi. Porém gostaria de saber se há algum calculo envolvendo os valores dos capacitores e do indutor. Caso não houver, qual seria o melhor valor para utilizar nos componentes? 

Agradeço desde já! :D

• Membro VIP
Postado

Esses filtros na entrada das fontes chaveadas tem uma dupla função. Eles são mais necessários como filtros para evitar que a sujeira gerada pela fonte adentre a rede elétrica do que evitar que o ruído presente na rede invada a fonte..

O circuito chaveador de uma fonte chaveada é excelente gerador de espúrios, transientes, sujeira mesmo pois além da tensão de trabalho ser elevada, coisa de 310 Volts, a corrente envolvida também o é e o chaveamento é rápido com frequências elevadas, na faixa dos 50 KHz.

Isso gera sujeira pacas... Se isso dai entrar na rede elétrica pode até mesmo afetar demais eletrônicos nessa rede ligados..

O que tem de passar ai, pelo filtro, é a frequência de 60 Hz e o que tem de bloquear é tudo que conseguires, acima desse valor. Um filtro passa baixas com frequências de corte acima de 5 kHz seria bastante útil ai.

E porque não acima de 60 Hz??  Porque não há necessidade e visto que os valores dos componentes ficariam beirando o proibitivo por tamanho e custo..

Desse modo pode usar a formulação de filtros passa baixa, vasta, extensa na internet.

Muitas vezes faço o filtro ao contrário. Reúno componentes que tenho ou que tenho acesso e, distribuídos de forma a perfazer um passa baixa, calculo sua resposta em frequência para ver se serve..

Trabalhava em empresa que tinha acesso a esse software e com ele, às vezes, desenvolvia alguns filtros desses dai.

http://www.nuhertz.com/

É um bom software para desenvolvimento de filtros..

• Curtir 1
Postado

Obrigado pela resposta! Me ajudou bastante!

Fiz o cálculo para o filtro e descobri que o valor necessário séria 35 mF porém o valor mais próximo seria 33mF ( 3300nF), está certo?

• Membro VIP
Postado
6 horas atrás, VinBez123 disse:

Obrigado pela resposta! Me ajudou bastante!

Fiz o cálculo para o filtro e descobri que o valor necessário séria 35 mF porém o valor mais próximo seria 33mF ( 3300nF), está certo?

Agora me diga aonde vais encontrar um capacitor não polarizado de 33mili Farads??????? seria do tamanho de um balde, ou maior ainda.. Não pode ser do tipo eletrolítico e tem de ter isolação para 400 Volts, no mínimo.. É acho que seria daqueles baldes de 20 litros...

Ou queres dizer 33 micro Farads, que se abreviaria 33 uF.

Note 33mF = 33.000.000 nF

33 mili Farads = 33 milhões de nano Farads

Já 33 uF = 33.000 nF  que é 33 micro Farads = 33 mil nano Farads..

É como eu já citei... Se fizer a frequência de corte muito baixa, lá pela faixa dos 60 Hz, os

• mês depois...
Postado

Os valores dos componentes não são tão críticos assim, você pode calculá-los como o @faller falou ou reaproveitar um filtro de uma sucata de fonte de pc, mas veja que muitas fontes de pc não tem esse filtro na entrada então certifique-se de que a sucata que está comprando possui os filtros.

Nesse link tem um texto muito bom sobre isso:

http://ka7oei.blogspot.com.br/2012/12/reducing-switching-supply-racket-rf.html

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!