Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

qual o melhor up aqui e porque?


Posts recomendados

O OCCT é um stress test, um programa para estressar o computador e verificar se a maquina e as temperaturas  estão estáveis, é meio que padrão rodar algum programa do tipo apos trocar o processador, montar uma maquina nova ou fazer overclock...

 

No seu caso, basta rodar uns 30min de teste no CPU, e verificar se o programa não encerra sozinho por nenhum erro, ou se o processador não sobreaquece, o ideal é que o CPU fique abaixo de 60°C no próprio programa você consegue ver a temperatura, no caso de sobreaquecimento, convém checar a instalação e fixação do cooler.

 

Eu já usei muito esse programa quando fiz overclock no meu Phenom II x4 965, cheguei ate [email protected] totalmente estável, com 4.4Ghz a maquina ainda iniciava o Windows, mas o terceiro núcleo falhava apos 15 min no teste do OCCT,  caso eu continuasse usando o PC com esse over provavelmente ele travaria em jogos e outras aplicações exigentes, embora funcionasse normalmente no windows e ate em conversores de video que não usassem todos os núcleos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/01/2017 às 16:01, F4b10 disse:

Depende do seu orçamento, o ideal seria trocar o processador, placa-mãe e memória por um kit i3 6100/mobo H110 ou B150 e memória DDR4, esse i3 gera gargalo com essa placa de video...

 

Claro que se a grana estiver curta, um upgrade no processador para um i5 3xxx, tipo um i5 3450, seria bem vindo, mas voce só encontrara esses processadores usados, sem garantia... e poderá ser necessario um update de BIOS.

Entendi. Pesquisei sobre os testes de stress em CPUs, e vi uns resultados de benchmarks por aí. Esse i5 3470 tem 6mil de pontuação em um enquanto o FX 8350 tem bem mais pontuação, mas nos fóruns ninguém recomenda o FX pra jogos, mesmo que o FX tenha um monte de núcleos (simulados mas tem). 

Não entendi isso. O i5 3470 seria equivalente a qual FX? Benchmarks não quer dizer nada?

adicionado 1 minuto depois
8 horas atrás, renatojg7 disse:

Entendi. Pesquisei sobre os testes de stress em CPUs, e vi uns resultados de benchmarks por aí. Esse i5 3470 tem 6mil de pontuação em um enquanto o FX 8350 tem bem mais pontuação, mas nos fóruns ninguém recomenda o FX pra jogos, mesmo que o FX tenha um monte de núcleos (simulados mas tem). 

Não entendi isso. O i5 3470 seria equivalente a qual FX? Benchmarks não quer dizer nada?

@F4b10

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, renatojg7 disse:

Entendi. Pesquisei sobre os testes de stress em CPUs, e vi uns resultados de benchmarks por aí. Esse i5 3470 tem 6mil de pontuação em um enquanto o FX 8350 tem bem mais pontuação, mas nos fóruns ninguém recomenda o FX pra jogos, mesmo que o FX tenha um monte de núcleos (simulados mas tem). 

Não entendi isso. O i5 3470 seria equivalente a qual FX? Benchmarks não quer dizer nada?

 

 

Se for levar em consideração a capacidade bruta de processamento de todos os núcleos, um FX 8350 chega perto de um i7 3770 e talvez de um i5 4440, o problema é que isso só ocorre em aplicações que usem todos os núcleos, como renderização de video, por exemplo, em jogos e aplicaçoes do dia a dia, dificilmente se aproveita mais que 2 ou 4 núcleos, e como um núcleo da intel é entre 40 e 60% em media mais rápido que um núcleo dos AMD um FX 8350 leva pau ate de um core i3 atual.

 

Sobre os núcleos "simulados", na verdade é a intel que usa a tecnologia HT para emular mais núcleos, no caso da AMD ela usa uma arquitetura CMT nos FX com clusters de 2 núcleos reais, mas que compartilham o mesmo cache e unidades de decodificação e prefetch de instruções...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@renatojg7  Parece que o teste foi rodado só por 3 minutos, então não da pra deduzir muito, as temperaturas estão um pouco altas (73°C), ainda mais para 3 minutos de teste, são ate normais se ele estiver usando o cooler box intel, mas não é uma temperatura que eu gostaria de ver em um PC meu, rodando no dia a dia, para se ter uma ideia a intel, na ficha tecnica desse processador, indica que o dissipador dele não deve passar de 67.4°C (Tcase), mas a intel não especifica um limite para o CPU em si (Tjunction):

 

http://ark.intel.com/Pt-Br/products/68316/Intel-Core-i5-3470-Processor-6M-Cache-up-to-3_60-GHz

 

 O processador tava com um overclock leve (6%), overclock com cooler box não é nem um pouco recomendado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, está com cooler box. Fez 10 mim de teste. Batia nos 74° e voltava pro 65°. 

Não tenho intenção de fazer overclock nele. E tenho um dissipador da deepcoll com um fan de 120mm. 

Minhas dúvidas:

1. Esse overclock que foi feito "estragou" o CPU?

2. Devo comprar? Estaria tudo OK com o processador? 

3. Esse overclock é configurado na mobo? Se eu colocar no meu PC, não preciso "des-overclocar"?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Overclock por si não estraga o CPU, meu phenom II mesmo, ja esta rodando a 4Ghz a quase 3 anos e nunca deu sequer tela azul...

 

Se o processador rodou mesmo o teste por 10 minutos sem erros provavelmente ele esta OK, claro que o ideal seria testar por no minimo 30 minutos, mas com aquelas temperaturas, não seria prudente continuar o teste.

 

O overclock é feito pelo bios da placa, em outra placa o processador vai trabalhar na frequencia original, falando em placa-mãe, não esqueça de atualizar o BIOS da sua placa antes de trocar o processador para evitar problemas de incompatibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce ja tinha feito alguma atualização no BIOS desde que comprou essa placa? se sim, talvez a versão atual ja suporte os processadores de 3ª geração, se nunca atualizou, as chances de incompatibilidade são grandes.

 

Agora que eu revi os screenshots, o Barramento estava em 100Mhz que é a frequencia de operação padrão, logo o processador não estava com over, imagino que seja o turbo boost que subiu um pouco o clock e o programa interpretou como overclock, o turbo desse modelo vai ate 3.6Ghz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do jeito que eu comprei a placa, nunca mexi em atualização de BIOS. 

Como vou saber que a versão da BIOS não é compatível? O PC não vai ligar?

E se isso acontecer,  como vou atualizar a BIOS? Terei que emprestar outro processador só pra fazer isso? 

Lembrando que eu usava um i3 2100 que acho que é 3 geração também 

adicionado 0 minutos depois
7 horas atrás, renatojg7 disse:

Do jeito que eu comprei a placa, nunca mexi em atualização de BIOS. 

Como vou saber que a versão da BIOS não é compatível? O PC não vai ligar?

E se isso acontecer,  como vou atualizar a BIOS? Terei que emprestar outro processador só pra fazer isso? 

Lembrando que eu usava um i3 2100 que acho que é 3 geração também 

@F4b10

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@renatojg7  o i3 2100 é de segunda geração...

 

Eu resolvi ver no site da ASRock, e parece que para o upgrade para um i5 3470 a versão do BIOS mais antiga com suporte é a P1.10, que por acaso é a mesma que suporta o i3 2100, então para esse processador não sera obrigatório update de BIOS, se fosse um i5 3470S já seria necessário o update para a versão 1.60 ou posterior.

 

http://www.asrock.com/mb/Intel/H61M-DGS/index.br.asp?cat=CPU

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10 

Apliquei o novo processador e liguei o PC sem problemas. 

Já rodei um programa de drivers pra ver se achava alguma coisa. Tá funcionando aparentemente perfeito. 

Quando o PC está sem nada aberto, o processador fica em 33° ( meu antigo i3 ficava em 30 ou 32)

 

Já estava ansioso pra abrir o the division que era um game que meu i3 tinha um desempenho horrível. Não passava 2 min de gameplay que já aparecia um "carregando" no canto inferior direito dá tela. Dentro do jogo, a poucos metros eu percebia que as coisas não carregavam. Várias vezes saia correndo e esbarrava em coisas invisíveis. O que era mais horrendo era os carros e objetos mal renderizados. Parecia um carro de lego do minecraft. Isso era bem triste. É claro, o i3 sempre no talo a 100°. 

Agora o i5, abri o jogo é a temperatura dá CPU se manteve em 40, 42° com o processador em 90, 95 98 e 100%. Dentro dessa variação. 

Só que agora tudo renderiza antes de eu ver. Não vi mais nada aparecendo do nada na tela e tudo está bonito. O carregando no canto dá tela também não apareceu. 

Sinceramente, esperava sim que esse i5 daria conta, mas achava que ele ia ficar no tédio, e não a 90/100℅

 

Aparentemente, pra mim está tudo OK com o processador. O que acha?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testa com o MSI afterbuner para ver o uso de GPU, se o processador estiver batendo em 100% e a GPU não chegar a 100% de uso, indica que ainda teria algum gargalo da CPU em relação a VGA, claro que com esse processador qualquer gargalo se houver, sera pouco, ainda mais quando comparado ao i3 2100

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

@renatojg7 Sobre gabinetes, eu não tenho muito a opinar, meio que é questão de gosto e orçamento, o minimo que eu recomendaria seria um gabinete em que a fonte seja instalada na parte de baixo. Acho que o melhor seria procurar Rewiews do modelo que lhe agrada, pessoalmente pelas fotos, eu achei esse modelo com poucas possibilidades de expansão, apenas 2 baias de 3.5" para HDs, e 4 baias de 2.5" na chapa, que a não ser que voce for fazer RAID de SSDs ficarão subutilizadas....

 

Eu uso um termaltake commander MS1 e tirando a frente de plastico vagabundo, a furação errada do suporte do cooler frontal, e a fixação precária dos conectores de Audio/USB frontais, ele é um bom gabinete, sem rebardas e cantos vivos, bastante espaçoso e com uma pintura bastante duravel, ja tenho o meu ha quase 5 anos e a pintura sequer foi riscada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@renatojg7 Sua placa-mãe não suporta RAID, e falando em SSD, sua placa só tem portas SATA 2 o que é um garga-lo para qualquer SSD atual. seria interessante uma placa PCI-E SATA 3 para suportar o potencial de um SSD...

 

Water cooler para um PC intel bloqueado para over é besteira, um bom air cooler da conta de manter o processador frio e silencioso em relação ao cooler box.

 

Quanta RAM voce tem? o minimo para jogos hoje é 8GB mas se pretende ficar com o PC por um bom tempo, poderia considerar 16GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para uma placa com suporte a RAID seria necessario trocar a MB por uma com chipset Q75 ou superior. Suporte a DDR4 só vendendo tudo e pegando um kit i5 6500 + mobo H110...

 

RAID 0 não tem muito custo/benefício para um PC que não seja servidor, ele aumenta a taxa de transferência, mas diminui a confiabilidade, e aumenta o tempo de acesso ao arranjo, se realmente quiser fazer um RAID, a opção seria fazer um RAID via software, que não poderá ser usada como disco de boot, ou comprar uma controladora PCI-E/SATA 3 com suporte a RAID.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!