Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
sdma

Gravação De Cd

Recommended Posts

Olá pessoal, uso o mandrake 9.0. Estou com o gravador montato certinho no lilo, já configurei o xcdroast, porêm ele encontra o cd-rw como dispositivo de leitura e gravação. Ou seja, não consigo gravar da unidade de cd para o cdr-w. Não sei se é uma limitação do programa, ou má configuração.

Desde já agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

se você esta com o kernel 2.4.X tem que "emular" como se fosse scsi... não sei como fazer no MDK... no kurumin é incluido a opção "hdb=scsi" na linha append do /etc/lilo.conf...

Compartilhar este post

Link para o post

E ai manu, beleza ?

Bom quanto a ele reconhecer seu drive de CDRW como leitura e gravação não vejo nada demais, mais o que pode acontecer é que alguns programas para gravação de CD necessita que o CDRW esteja usando emulação SCSI o que você pode fazer para testar é...

Edita o lilo.conf e adiciona (um ex. caso seu CDRW seja hdc)

append="hdc=ide-scsi"

em seguida você editar o fstab e faz a seguinte alteração...

se estiver assim:

/dev/hdc /mnt/cdrom iso9660 noauto,user,owner,ro 0 0

você altera-lo para:

/dev/scs0 /mnt/cdrom iso9660 noauto,user,owner,ro 0 0

Obs.: Para isso funcionar você tem que se certificar que em rc.modules está carregando o ide-scsi, o caminho para o rc.modules é /etc/rc.d/rc.modules caso não esteja sendo carregado você pode adicionar /sbin/modprobe ide-scsi dentro do rc.local que fica em /etc/rc.d/rc.local

Obs2: Outra forma de saber se o ide-scsi está sendo carregador é entrar no terminal como root e digitar lsmod o ide-scsi tem que estar nessa lista

T+

:bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Roger_2@09 ago 2004, 01:12

se você esta com o kernel 2.4.X tem que "emular" como se fosse scsi... não sei como fazer no MDK... no kurumin é incluido a opção "hdb=scsi" na linha append do /etc/lilo.conf...

O cdr-w tá emulado como scsi no lilo e carregando os modulos. Tanto que o xcdroast está localizando ele. O xcdroast é que não encontra a unidade de cd. Tentei adicionar tambem o cdrom, mas o lilo retornou com erro. Não sei se vocês entenderam bem minha duvida. Mas eu quero configurar a unidade de CD. Prá que o programa o reconheça tambêm. Ressaltando que, ambos são montado automaticamente no boot.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Uma pergunta para vocês:

Qual programa de gravação de CD é melhor? O K3B ou esse Xcdroast??

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Mr Burns@09 ago 2004, 12:32

Qual programa de gravação de CD é melhor? O K3B ou esse Xcdroast??

ai depende de cada um... testei o Xcdroast... achei muito bom... mas para mim o K3B ganha... porque sua interface é amigável e mais invocada...

testa os dois e escolhe você também...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais