Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito "aumentador" de frequência


lithium_ion

Posts recomendados

Eu estou usando um microcontrolador para chavear pulsos de PWM para controlar um mosfet, que por sua vez controla um motor DC em um "carro de controle remoto que eu tunei já que tenho ele desde 2008 e já estragou toda a placa original da direção", mas o PWM padrão desse uControlador é de somente 500Hz, o que acaba transformando o motor em um belo alto falante em quanto o PWM não chega em 100% (mais alto que muitos rádios que conheço). Para alterar essa frequência precisa fazer uma macumba desgraçada na programação, e o que é pior, altera para próximo de 7kHz, o que não resolveria meu problema por completo, já que o ouvido ainda ouviria essa alta frequência (acho que ficaria até mais incômodo). Então pensei: Será que existe um circuito que eu possa "burlar" o sinal que sai do uControlador antes de chegar no MOSFET e aumentar essa frequência de 500Hz para uns 50kHz mantendo a % do PWM? Pesquisei na internet e o mais próximo que achei foi um circuito que altera de 27MHz para 52Mhz, mas nada "regulável" para que possa ajustar como eu desejo. Peço ajuda aos universitários rsrsrs, se puderem me ajudar fico extremamente agradecido! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, lithium_ion disse:

Eu estou usando um microcontrolador para chavear pulsos de PWM para controlar um mosfet, que por sua vez controla um motor DC em um "carro de controle remoto que eu tunei já que tenho ele desde 2008 e já estragou toda a placa original da direção", mas o PWM padrão desse uControlador é de somente 500Hz, o que acaba transformando o motor em um belo alto falante em quanto o PWM não chega em 100% (mais alto que muitos rádios que conheço). Para alterar essa frequência precisa fazer uma macumba desgraçada na programação, e o que é pior, altera para próximo de 7kHz, o que não resolveria meu problema por completo, já que o ouvido ainda ouviria essa alta frequência (acho que ficaria até mais incômodo). Então pensei: Será que existe um circuito que eu possa "burlar" o sinal que sai do uControlador antes de chegar no MOSFET e aumentar essa frequência de 500Hz para uns 50kHz mantendo a % do PWM? Pesquisei na internet e o mais próximo que achei foi um circuito que altera de 27MHz para 52Mhz, mas nada "regulável" para que possa ajustar como eu desejo. Peço ajuda aos universitários rsrsrs, se puderem me ajudar fico extremamente agradecido! 

 

Pode usar o micro-controlador para controlar um CI de PWM.

Para ficar perfeito, basta ser 20Khz 

 

O Micro-controlador possui alguma saída analógica, que possa variar de 0V até 5V? Não o PWM, mas um sinal linear tendo o Zero V como motor parado e 5V como motor a plena potência. 

 

Se tiveres isso, então bastará adaptar um CI do tipo UC3843 configurado para uns 20Khz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pwm do microcontrolador é via hardware ou software?

O ideal é usar outro microcontrolador,que tenha pwm via hardware preferencialmente,o preço é baixo.

Também poderia aumentar o clock do microcontrolador,ai tem que ver se ele tem oscilador interno,pll ou trocar crystal.

Colocar o modelo do seu micro,o codigo seu e circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

qual mc é? É raro algum mc que trabalhe SÓ com baixa freq do pwm. A não ser que estejas a utilizar cristal de baixa freq.

11 horas atrás, lithium_ion disse:

A saída analógica do uControlador já é PWM, com esses 500Hz.

isso ficou confuso (2me). Se saída (de potência) analógica, não deve gerar ruído. Mas se aplica pwm direto no motor, aí sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um Arduino Pro MINI, e faço os testes antes de colocar no definitivo pelo Uno e NANO. Ao usar somente o AnalogWrite, a frequência de oscilação do PWM já fica por padrão em 500Hz. Os cristais de todos estes meus são de 16MHz. O circuito é um "simples" motor DC em série com um MOSFET canal N, com resistor de PULL DOWN no gate e um diodo 1n5822 em paralelo com o MOSFET para proteção. As aspas no simples são pela potência do motor, que não é pouca, de fábrica são 12v/4A.

Vi na internet que para mudar a frequência de oscilação tem que mexer em uns tais de registradores e mais algumas coisas, o que não entendo absolutamente nada.

adicionado 0 minutos depois

Nem sei o que são.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é este aqui?http://www.filipeflop.com/pd-88d41-placa-pro-mini-atmega328p-5v-16mhz.html  datasheet

Se for este da para melhorar,pois ele tem 6 pwm internos,provavelmente no arduino deve ter algum biblioteca para pwm via hardware,se não tive,alguém já deve ter implementado isto e postando no forum ou blog,se ninguém fez isto ainda,em um dia de programação você faz.

8ccc16b2ae2c4671895ed8ed254b2aea.png

 

Apenas pesquisando por "hardware pwm arduino atmega328p" ,já achei o que você queria https://www.arduino.cc/en/Tutorial/SecretsOfArduinoPWMScreenshot_3.png

adicionado 19 minutos depois
2 horas atrás, lithium_ion disse:

 O circuito é um "simples" motor DC em série com um MOSFET canal N, com resistor de PULL DOWN no gate e um diodo 1n5822 em paralelo com o MOSFET para proteção. As aspas no simples são pela potência do motor, que não é pouca, de fábrica são 12v/4A.

O diodo deve ser Schottky,a corrente do diodo é bom ser maior que a corrente do motor.O mosfet deve dar preferência para baixo rdon(irf1404,irf3205),e ter driver para gatedriver rápido,assim minimiza perca de potencia,e nem precisa usar um dissipador no mosfet  e não usar frequência muito alta de pwm(20khz tá bom).

Este 4A você tem que ver ser é nominal ou travado,normalmente a corrente do motor travado(ou na partida) é 10x a nominal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses 4A são com o motor travado (medi com um amperimetro e travei o motor ligado).

 

16 horas atrás, Nao Sei disse:

O diodo deve ser Schottky,a corrente do diodo é bom ser maior que a corrente do motor.O mosfet deve dar preferência para baixo rdon(irf1404,irf3205),e ter driver para gatedriver rápido,assim minimiza perca de potencia,e nem precisa usar um dissipador no mosfet  e não usar frequência muito alta de pwm(20khz tá bom).

Este 4A você tem que ver ser é nominal ou travado,normalmente a corrente do motor travado(ou na partida) é 10x a nominal.

 

Quanto ao diodo (http://www.vishay.com/docs/88526/1n5820.pdf) suporta picos de 80A e corrente constante de 3A, o que já seria bom, visto que o motor praticamente nunca estará travado. E ele é um Schottky. Uso um mosfet IRF540 (com .077 ohm de Rdson).

 

Quanto ao link compartilhado eu agradeço, não conheço muito dos arduinos, comecei me interessar por programação a menos de 6 meses.

adicionado 8 minutos depois

Nesse link, para aumentar a frequência é exatamente o que tinha dito, usa os tais registradores de que não entendo absolutamente nada. Prefiro realmente usar um circuito para "interceptar" o sinal que chega ao gate do MOSFET.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, lithium_ion disse:

Nesse link, para aumentar a frequência é exatamente o que tinha dito, usa os tais registradores de que não entendo absolutamente nada. Prefiro realmente usar um circuito para "interceptar" o sinal que chega ao gate do MOSFET.

Qual o medo de usar registradores?Há varios exemplos na internet.

Este topico é de domingo,se você tivesse passado umas 5horas estudando isto,você já estaria implementando.As vezes o caminho mais "fácil" não é tão fácil assim não.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O amigo @Nao Sei resumiu bem. Acrescento que usar um recursos adicionais desnecessários só porquê ...

2 horas atrás, lithium_ion disse:

não entendo absolutamente nada

...não é muito inteligente. você não entende... "agora" (e desde domingo). E outra, como já ouvi falar, a linguagem do arduino é feita para leigos mesmo. você quase não precisa entender do mc pra fazer algo com ele. Ela é algo como o compilador ccs. Só que isso não é totalmente bom (seu caso é um exemplo típico) pois deixa o projetista folgado, atrofiado, engessado e mais alguns termos do gênero

 

Penso ser você suficientemente maduro pra não se ofender e cogitar trilhar o caminho mais certo: dar uma olhadela básica nos documentos, datasheets, help do compilador, google e afins. Deixe a luz entrar e portas se abrirão. Se mesmo assim continuar  achando que é impossível, tudo bem. Cada um tem seu limite. Tente mudar de ramo profissional. Mas se preferir insistir, conta com a gente: 1...2...3...4 (cara isso foi chato kk)

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!