Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como limitar FPS com nvidia?


Ir à solução Resolvido por Bad Follen,

Posts recomendados

@sisle1
Muito obrigado! ^_^
Infelizmente só poderei mexer nisto a noite quando chegar em casa. Mas pelo que li, ainda é um tipo de vsync que não se pode cravar certo FPS que queira, como por exemplo 37 ou 83. Gostaria de cravar o FPS sem nenhum tipo de sincronismo, deixando ele livre ainda, evitando o lag input ao máximo, além de não forçar a placa de vídeo quando não há necessidade.
De qualquer forma, assim que eu testar o Fast Sync eu vou retornar com os resultados. :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Walpurgis Knight Para limitar, ou pelo nvidia inspector(como nosso amigo mostrou) ou por algum programa (por exemplo no msi afterburner com o riva tuner statistic ) eu uso o segundo porque também uso o overclock. 

Alias, @sisle1 esse Fast funciona mesmo? eu tenho uma porrada de tearing no CSGO, e meu monitor é de 60Hz mas meu fps vai até 170, atrapalha um bocado a gameplay, pois em umas areas tenho 80fps, em outras 170.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, @Raul Melo

 

Não tenho tearing em nenhum jogo aqui (Gears of War 4, GTA V, Skyrim, emuladores, etc), por isso indiquei. No CS:GO provavelmente também funcionaria. Peço que faça como o @Walpurgis Knight , teste e poste aqui, ajudando quem pesquisar futuramente. (inclusive relatando sua experiência com o lag input, se é sensível ou não para você) ;)

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raul Melo
Sobre o Nvidia Inspector, quando se muda o limite de FPS, o vsync continua desligado? Precisa deixar ele executando para funcionar ou apenas configurar uma vez e pronto?
A minha experiência com o limite de FPS da AMD foi boa, eu colocava 63 (monitor 60hz) e praticamente nem notava os tearings.
Se você quer usar o vsync, tente forçar o Triple Buffering que ajuda no lag input na grande maioria dos jogos.

Eu só não gosto de usar esses sincronismo pelo fato de muitas vezes não ser o desempenho real que seu hardware está mostrando, se é que se possa entender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Walpurgis Knight Continua desligado sim,´. E não, você configura 1 vez e pode fechar, porém tem que fazer isso toda vez que reiniciar o PC. Tem que ir lá e aplicar.

 

Pois é eu odeio V-Sync, eu tinha um problema com a minha placa de video por estar overclockada, então limitava o fps, mas já resolvi e não limito mais, quanto mais melhor rsrsrs. Mas sem o V-Sync o usuario pode experimentar tearing, que é o caso da maioria.

adicionado 35 minutos depois

@Walpurgis Knight Eu não lembro onde foi que eu li, mas provavelmente foi no Reddit. 

O cara dizia que a perfeição seria ligar o V-sync e TAMBÉM limitar o fps. Por exempllo, para 60Hz, o Vsync limitaria a 60fps e você configurava o limite pra 59fps, tirando o input lag e a carga da placa de video ao mesmo tempo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raul Melo , viu como é importante testar!? Se pesquisar pela internet verá pessoas falando bem (meu caso) e outras nem tanto, é ver como funciona no seu conjunto (hardware e software). Fora a subjetividade da questão de input lag/sensação de fluidez ser significativa ou não, que varia de pessoa para pessoa. Espero que para o autor do tópico também funcione.

 

:)

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sisle1
Desculpe a demora, não tive tempo de postar os resultados ontem.
Testei o Fast Sync, e realmente parece que os tearings desapareceram, porém os FPS eram mais de 100. Verifiquei se o vsync estava desativado mas nada resolveu. Não achei ruim, porém não serve para o que eu queria.
Consegui limitar os FPS pelo Nvidia Inspector que o  @Raul Melo citou.

@Raul Melo
Sobre o uso ideal do vsync que você havia lido, isso até faz sentido, pois iria sincronizar trabalhando nos FPS disponíveis, não precisando pegar por exemplo, 150 FPS e cortar 90. No entanto limitar em 59 só iria aparecer 59 no máximo creio eu.
Único lugar que ativo o vsync é no emulador de Ps2 que faz os micro stuttering sumir.

Valeu pessoal, consegui o que eu precisava e ainda mais um pouco de conhecimento. :thumbsup:

adicionado 2 minutos depois
12 minutos atrás, Raul Melo disse:

@sisle1 Foi bem estranho mesmo cara, 140/150 fps em um monitor de 60Hz LCD, mas a sensação é de que eu estava jogando a 28fps.

Muito estranho, porque a maioria das pessoas, senão quase todas, aprovam, recomendam e dizem que é perfeição o Fast Sync


Me aconteceu algo assim quando usei um programa chamado Dxtory (acho que é este o nome) que limitava os FPS, mas a sensação era que tinha umas travadas mesmo mostrando que estava rodando liso. Acho que estas coisas variam mesmo para cada máquina.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Walpurgis Knight Foi engraçado, porque quando eu jogava no meu notebook antigo (desempenho péssimo) eu nem ligava pra isso. Ai ontem, eu fui jogar o Castlevania Lords of Shadows 2. E como estávamos discutindo isso, acabei prestando mais atenção no refresh e nos tearing do que no jogo por si só.

Jogo com tudo no ultra a 70fps.

Então só para esclarecer de uma vez por todas, V-Sync resolve tearing, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raul Melo
Eu também não ligava para essas coisas, até saber que existia. Mas depois nem se nota novamente pois vai acostumando. Tem jogos que tem tanta coisa acontecendo que a última coisa a reparar é se há tearing. :lol:
Vsync, na "teoria" resolve. A função a princípio é sincronizar com o FPS máximo que o monitor suporta, além de forçar ficar estável, e o tearing só ocorre se o FPS for maior. Mas se quer mesmo se livrar dos tearings, só pegando um monitor com alta taxa de atualização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 25/01/2017 às 10:46, sisle1 disse:

O melhor a se fazer é testar e postar os resultados, entretanto para usar Fast Sync deve-se habilitar no painel Nvidia (da forma mencionada) e desabilitar Vsync nos jogos/aplicações.

 

Diz uma coisa. Para usar o fast sync e tirar o tearing eu preciso estar com o fps destravado? Eu gostaria de limitar o fps em 40 ou 50 fps, ou seja, abaixo da taxa de atualização de 60 hz da TV. 

 

Não quero altas taxas de frames.... esquentar GPU sem necessidade. Energia elétrica etc.

 

 

adicionado 1 minuto depois
Em 26/01/2017 às 09:13, Lost Byte disse:

@Raul Melo
 e o tearing só ocorre se o FPS for maior. Mas se quer mesmo se livrar dos tearings, só pegando um monitor com alta taxa de atualização.

 

Por experiência digo que não é assim. Eu estava travando meu FPS pelo Riva Turner a 40 fps, minha TV tem 60 hz. Podia estar rodando acima de 100 fps se quisesse.

 

E estou tendo tearing, jogando a 40 fps.

 

Por isso a dúvida acima. Estou buscando uma forma de eliminar o tearing sem precisar deixar o fps alto e/ou destravado.

adicionado 12 minutos depois

@sisle1

você já experimentou o adaptative vsync? Sabe se funciona melhor que o fast sync?

 

https://www.tecmundo.com.br/placa-de-video/22959-como-o-adaptive-vsync-da-nvidia-pode-melhorar-os-seus-jogos-.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Diogo HF disse:

Por experiência digo que não é assim. Eu estava travando meu FPS pelo Riva Turner a 40 fps, minha TV tem 60 hz. Podia estar rodando acima de 100 fps se quisesse.

 

E estou tendo tearing, jogando a 40 fps.

 

Por isso a dúvida acima. Estou buscando uma forma de eliminar o tearing sem precisar deixar o fps alto e/ou destravado.

Cara, realmente eu estava errado. Depois de algum tempo entendi melhor como funciona a questão de FPS, Hz e screen tearing. Por agora, digo que o melhor modo de eliminar o screen tearing é o uso de algum tipo de v-sync, pois é uma tecnologia que faz a placa de vídeo enviar imagens sem os cortes para o monitor com a ajuda de duplo/triplo buffering.

Ative o v-sync no painel de controle da Nvidia (se quiser, apenas em perfis dos jogos específicos) habilitando também o triple buffering, cujo este último reduz o input lag. Na minha opinião, fastsync e outras variações de v-sync não funcionaram bem comigo. O negócio é indo testando mesmo para ver qual o melhor lhe agrada..

 

14 horas atrás, Diogo HF disse:

Para usar o fast sync e tirar o tearing eu preciso estar com o fps destravado? Eu gostaria de limitar o fps em 40 ou 50 fps, ou seja, abaixo da taxa de atualização de 60 hz da TV.

Você pode limitar os FPS com o uso do Nvidia Inspector e habilitar o v-sync junto, assim a sincronização dos frames estarão sendo baseados nos FPS limitados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Lost Byte disse:

Cara, realmente eu estava errado. Depois de algum tempo entendi melhor como funciona a questão de FPS, Hz e screen tearing. Por agora, digo que o melhor modo de eliminar o screen tearing é o uso de algum tipo de v-sync, pois é uma tecnologia que faz a placa de vídeo enviar imagens sem os cortes para o monitor com a ajuda de duplo/triplo buffering.

Ative o v-sync no painel de controle da Nvidia (se quiser, apenas em perfis dos jogos específicos) habilitando também o triple buffering, cujo este último reduz o input lag. Na minha opinião, fastsync e outras variações de v-sync não funcionaram bem comigo. O negócio é indo testando mesmo para ver qual o melhor lhe agrada..

 

Você pode limitar os FPS com o uso do Nvidia Inspector e habilitar o v-sync junto, assim a sincronização dos frames estarão sendo baseados nos FPS limitados.

 

Obrigado. Eu descobri algo a mais ainda. Um colega falou do recurso "fast snyc", ou "rápido" no item "sincronização vertical"que está no painel de controle da Nvidia. Eu criei até um tópico explicando como fazer isso, para quem não conhecia.

 

Aí descobri que dá para usar esse recurso junto com o limitador de fps do Riva Turner.

 

Estou limitando meus jogos a 50 fps (cravadinho, sem quedas e oscilações) e não tenho mais tearing algum. Desapareceram todos.

 

Ou seja, dá para usar a sincronização vertical "rápida" e, ao mesmo tempo, limiar o fps. Fantástico.

 

O snyc eu achei MUITO RUIM, pois fica com muito imput lag. Já o "sync rápido" é show de bola, totalmente eficiente, não deixa imput lag algum e não dá perda de fps. E pode ser usado junto com o Riva Turner, como disse, limitando os frames num valor que você acha bom.

 

Só acho que não dá para colocar acima de 60 fps, caso contrário, teria tearing. Não testei, pois para mim 50 fps é mais que suficiente, mas penso que daria, pois a lógica seria a mesma (fps acima do hz do monitor).

 

Resumindo: dá para jogar sem tearing algum e limitar abaixo de 60 fps os jogos.

adicionado 5 minutos depois
9 horas atrás, Lost Byte disse:

Por agora, digo que o melhor modo de eliminar o screen tearing é o uso de algum tipo de v-sync, pois é uma tecnologia que faz a placa de vídeo enviar imagens sem os cortes para o monitor com a ajuda de duplo/triplo buffering.

 

Meu caro, não faça isso..... vsync é uma bela porcaria, deixa um imput lag muito ato. E duplo ou triplo buffering junto fica pior ainda, pois tem uma perda brusca de fps....

 

Fiz vários testes aqui. Para você ter uma ideia, eu rodo Crysis 2 em 4K no Ultra a fica acima de 100 fps. Com picos em 120 fps. Aí fui ativar esse vsync junto com o triplo buffering minha taxa de frames caiu de 100 fps para 25 fps! Sem falar o imput lag horrível.

 

Aí usei o "fast vsinc" junto com o limitador do Riva Turner e estou jogando COM FOLGA a 50 fps em 4K no Ultra o jogo. Não apenas esse, todos os outros que tenho na biblioteca, tudo em 4K no Ultra a 50 fps.

 

Podiam estar acima de 50 fps vários deles, mas eu limito em 50 mesmo, acho suficiente.

 

Mas não use o vsync, muito menos com duplo ou triplo buffering.... use esses recursos aí que falei, pode testar vai ver que vai sumir o tearing e você pode ainda limitar o fps junto com esse macete e economizar GPU, temperatura, vida útil dela, energia elétrica etc. Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diogo HF

O v-sync e suas variantes (como o fast sync) tem um resultado diferente em cada jogo e hardwares usados. Em alguns casos funciona bem, e outros é um desastre, sendo que tem gente que sempre prefere usar o v-sync e nunca tiveram problemas, então não se pode generalizar este recurso. Eu particularmente prefiro apenas limitar os FPS mesmo tendo quebras de imagem, porém em alguns casos ativo algum tipo de v-sync em algum jogo que só para dar uma melhor experiência visual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/02/2018 às 08:52, Lost Byte disse:

@Diogo HF

O v-sync e suas variantes (como o fast sync) tem um resultado diferente em cada jogo e hardwares usados. Em alguns casos funciona bem, e outros é um desastre, sendo que tem gente que sempre prefere usar o v-sync e nunca tiveram problemas, então não se pode generalizar este recurso. Eu particularmente prefiro apenas limitar os FPS mesmo tendo quebras de imagem, porém em alguns casos ativo algum tipo de v-sync em algum jogo que só para dar uma melhor experiência visual.

 

Olha, os jogos todos da minha biblioteca eu rodo sempre com o fast sync e ficam shows. E limito a taxa de frames sempre para ficar FIXA, sem quedas e variações.

 

Não consigo jogar com tearing. Acho muito ruim. Cansa a vista até. Irritante.

 

Não entendo pessoas que jogam a 100 fps com tearing na cara.... mas beleza. Gosto é gosto. Prefiro 48 fps cravados sem tearing, MUITO MAIS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/02/2018 às 08:42, Jordan9172 disse:

Fiz um teste no BF4 ontem. Ativei o vsync no painel de controle da nvidia e limitei o fps em 60 no riva tuner, ficou muito bom galera. A game play ficou bem mais ''limpa'' e fluida.

 

Vou testar em outros jogos depois.

 

Experimenta usar o "fast sync" ou "rápida" no item "sincronização vertical". Aí limita pelo Riva Turner na taxa de frames que você quer. Fica perfeito para mim, sem tearing algum e sempre cravado numa taxa fixa, sem oscilações.

 

Fast sync não dá imput lag algum, acho que consome menos fps também. vsync eu achei que dá imput lag, não curti.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!