Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Módulos em assembly?


Posts recomendados

@Philippe Henrique ,

 

Sim, desde que a linguagem de programação permita !

 

Normalmente, nos compiladores C, sempre pode colocar trechos de Assembly no meio do programa.

 

Mas, mesmo assim, você tem de tomar todo o cuidado de não mexer na pilha do Stack, e nem de mexer em espaço dedicado às variáveis do programa, a menos que você pretenda mesmo mudar o conteúdo dessas variáveis.

 

E também de não alterar valores de registradores sem preservar o conteúdo, que tem de ser reposto antes do final de seu programa em Assembly.

 

Eu programo em Basic, e posso também colocar códigos em Assembly, mas sempre observando o que eu já disse acima.

 

 

Paulo

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja bem, cada microcontrolador possui um processador, logo, cada um terá um set de instruções assembly de acordo como fora fabricado, o que envolve ainda várias outras coisas, como a arquitetura do núcleo por exemplo, e toda sua estrutura em si. Quando você manipular as instruções de modelos de micros diferentes, verá que as instruções nem sempre serão iguais ou semelhantes. O que acontece é que se você programa em uma linguagem de alto nível, não depende destas variações, pois isso fica a cargo do compilador que fará essa tradução posteriormente, seja, basic, c, etc.

 

Se você se refere à "módulos", que são um embutido de componentes (miojo) com um circuito pronto sobre uma pci, não quer dizer que seja feito exclusivamente para um "arduino" ou "pic", dito isto só por causa de um slot ou aspecto físico. Na realidade são simplesmente um pedaço de circuito "pré-fabricado", que possui entradas e saídas para que possas controlar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Philippe Henrique ,

 

É só prestar atenção que uma biblioteca sempre é feita para ser usada em um compilador. Se ela é feita para Arduino, então só pode usar mesmo nas variações do Arduino, baseadas em Atmega.

 

Se é feita para o PIC16, só pode ser usada no compilador da Microchips para os PIC16.

 

Por isso que eu evito usar bibliotecas, prefiro pegar o datasheet e eu mesmo ver como funciona e crio as minhas próprias rotinas para "conversar" com esses módulos. Dá muito mais trabalho, mas o aprendizado fica !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!