Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, galera! Sou novo no Clube; na verdade, leio inúmeros tópicos e aprendo muito com todos vocês, mas nunca tive a necessidade de me cadastrar, pois nunca tive conteúdo útil a acrescentar. No entanto, hoje eu venho com um probleminha que deve ser muito simples para quem entende. Sou um professor de Literatura que gosta de eletrônica (áreas tudo a ver :P).
Enfim, sem muitas delongas, aqui vai o problema:

Eu resolvi começar a fazer uns pedais de guitarra - os mais simples, claro - e não tem dado certo. Nem mesmo o famoso Mini Fuzz do Bertolla eu consegui fazer funcionar.

Ontem, confeccionei um Shin Ei Fuzz, fiz a PCI, soldei todos os exatos componentes listados, segui tudo perfeitamente da forma que está no layout e no esquema; a única coisa que não fiz foi blindar a caixa (mas acredito que esse não seja meu problema no momento).

Beleza! Tudo montado, vamos testar:
1) Cabo da guitarra conectado; ok!

2) Cabo do amp conectado; ok!
3) Bateria conectada; ok!
4) Bypass funcionando; ok!
5) Ligo o pedal (chave 3PDT), o led acende... mas aí o primeiro problema: não funcionou. O pedal parece morto, não passa nenhum sinal, não faz ruído algum, é como se não tivesse nada conectado no amp.
Beleza, vamos testar com uma fonte.
6) Fonte conectada, ligo o pedal... continua não funcionando, mas nem o led acende nesta vez.
6.1) Percebo que a bateria que ficou conectada estava aquecendo.
6.2) Pego o multímetro, testo todos os terminais; nenhum curto.

E agora?
Detalhe: um outro pedal que eu fiz (um Lava Rim 2), funcionou mais ou menos (devo ter queimado algum componente, mas estou com preguiça de mexer nele novamente); no entanto, o led acende quando está na bateria, mas o pedal não funciona (o som passa limpo, como se fosse no bypass). Quando eu coloco a fonte, o led não acende, mas é nesse momento que o efeito funciona mais ou menos.

Vou postar as fotos do esquema, do layout e da minha montagem:

Esquema:

Layout:

Minha montagem:

Se alguém puder me direcionar, apontar um possível (ou possíveis) erro, agradeço muito.
Eu faço essas coisas apenas para me distrair (ainda mais nas férias, já que professores têm férias bem extensas).

Meu último projeto foi um arcade e funcionou, mas eram só questões de elétrica e conexões, nada de eletrônica, então não tive problemas.

Enfim, se necessitarem de mais fotos do pedal, é só pedir.
Obrigado desde já!

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Luis Stecca disse:

5) Ligo o pedal (chave 3PDT), o led acende... mas aí o primeiro problema: não funcionou

isso parece óbvio demais mas vc deve conferir as ligações e peças. A propósito, a do (-) da bateria está muito esquisita...

Pode estar invertida a polaridade da fonte por isso...

6) Fonte conectada, ligo o pedal... continua não funcionando, mas nem o led acende nesta vez.

O que este pedal faz? Distorção? Trêmulo? Me fez lembrar que fiz um trêmulo há muitas décadas atrás...

Postado

5) Pode apostar que conferi e reconferi. Quanto à ligação do (-) da bateria, ela está tortinha ali no stereo, mas está bem soldada (também testei).

6.1) também testei a polaridade e está correta (negativo fora, positivo dentro...).

6) É um pedal de distorção. Um fuzz bem comum.

Tentei identificar alguma solda fria, mas não parece ter alguma que comprometa o circuito. Antes de soldar os componentes, testei-os todos. Só se fritaram no ato da solda...

Postado

tem várias soldas ai com buracos ou que não envolvem o terminal inteiro do componente.

Eu faria novamente algumas dessas soldas, lembrando de aquecer tanto o terminal do componente quanto a trilha ao mesmo tempo.

Procure ter um resultado parecido com o da esquerda:

how_to_solder_in_ten-easy_steps_4.jpg

A solda tem que aderir bem tanto a trilha quanto o terminal do componente.

joint_examples_good.jpg?1248414209

Postado
5 horas atrás, Jorno disse:

tem várias soldas ai com buracos ou que não envolvem o terminal inteiro do componente.

Eu faria novamente algumas dessas soldas, lembrando de aquecer tanto o terminal do componente quanto a trilha ao mesmo tempo.

Procure ter um resultado parecido com o da esquerda:

how_to_solder_in_ten-easy_steps_4.jpg

A solda tem que aderir bem tanto a trilha quanto o terminal do componente.

joint_examples_good.jpg?1248414209

Obrigado! Vou tentar refazer as soldas e ver se dá resultado. Confesso que eu estava usando um ferro bem ruinzinho, mas agora consegui outro.

• 1 ano depois...
Postado

Olá pessoal. Sou novo aqui e nem sei se estou no fórum certo, rs... Montei um pedal Tremolo para guitarra. Como (des)conheço muito de eletrônica, não me surpreendeu o fato de NÃO FUNCIONAR...

O Tremolo é êsse: https://www.overpic.net/viewer.php?file=x2bjhiddddtikac18uqn.png.

Dito isto, vejam o que acontece: quando conecto os 4 pontos (9v, ground, in e out) o LED que indica que o circuito está ligado (não é um LED de liga/desliga do pedal) simplesmente apaga (estou usando aquele esquema que energiza o circuito ao plugar a guitarra num jack estéreo numa semi pedaleira que pretendo fazer no futuro). Curiosamente o som passa pelo e sai "limpo" como entrou... Posso girar os potenciômetros a vontade que nada acontece... Fiz tipo uma "ligação direta" apenas para testar pois pretendo colocar uma 3pdt quando estiver legal (não sei quando, rs...)

Bem, isso me leva a pensar que algo está em “curto” dentro da placa de CI. Já verifiquei várias vezes a ligação do diodo 4001 e do capacitor 47UF (eles tem polaridade, certo?) além de todos os outros componentes, e está tudo conforme o projeto. Há algo mais: o projeto original pede 2 transistores 2N5088 que eu não achei e um cara de uma das 300.000 lojas em que procurei me disse que o BC548 era similar e eu comprei esse então, sendo que descobri meio que “por acaso” na internet que a pinagem dele é “invertida” em relação ao 2N5088 e por isso eu soldei os 2 em posição contrária ao indicado no projeto. 

Mais tarde, visitando novamente o projeto em "http://effectslayouts.blogspot.com.br/2014/11/jordan-vico-vibe-tremol o.html" notei que havia alguns comentários sobre a posição e/ou ligação doo diodo 4001 estar errada.

Enfim, com meu vasto (des)conhecimento de eletrônica estou mais perdido que cego em tiroteio... alguém aí, por favor, poderia me ajudar? 

Desde já, OBRIGADO.

Postado

NOVIDADES pessoal:

Inverti a posição do diodo 4001.... continua não funcionando como deveria MAS... o LED não apaga mais (acho que a minha teoria de "curto" estava certa?!?!) e o pot DEPTH está aumentando / diminuindo o volume do som mas girando ao contrário do sentido horário (acho que devo inverter as ligações dos pinos 1 e 3 deste pot) e o pot SPEED continua não alterando nada.....

É isso... Abç...

• Membro VIP
Postado

Isso não é esquema analizável ...

x2bjhiddddtikac18uqn.png

por pessoas técnicas normais. Se achar que deve publique o esquemático de verdade.

E+... inverteste o diodo porquê cargas dágua?

Continuo achando que fizeste alguma cagadinha básica...

Postado

Minha cara Isadora...

Acontece que eu não sou técnico e muito menos normal... rs... 

Não tenho o esquemático propriamente dito... Achei esse layout por aí na internet e apenas decidi fazer o pedal. Só depois eu ví alguns comentários sobre o diodo na página em que o achei (http://effectslayouts.blogspot.com.br/2014/11/jordan-vico-vibe-tremol o.html) e o cara que publicou o layout não respondeu a nenhum deles. O fato é que depois que inverti o diodo algumas coisas mudaram e eu até achei que estivesse no caminho certo. 

E aceito a hipótese de uma "cagadinha básica" pois, como já sinalizei antes, sou um "zero à esquerda" em eletrônica. Mas ao longo da vida aprendi que quando você tenta fazer algo cujas bases não conhece, deve primeiro se informar um pouco sobre isso, o que eu fiz, sendo que fiz o mini fuzz do bertola (detalhe: "embutido" na guitarra) e me saí bem. Mas voltando ao tremolo, me cite alguns exemplos de cagadinhas básicas que eu poderia ter cometido, por favor.

Grato, Egon.

adicionado 25 minutos depois

Oooopppssss!!!!

Acho que encontrei uma cagadinha básica.... ao "dessoldar" o diodo devo ter forçado o resistor 220K ao lado dele e este está "quebrado", partido ao meio mesmo, e com isso a base de Q1 não está "recebendo" nada... Mesmo assim pergunto, novamente citando meu pouco conhecimento: este resistor poderia ter "explodido" (ou algo assim sei lá) sozinho por causa da inversão do diodo??? 

Amanhã vou comprar um novo resistor e colocar no lugar. Vamos ver no que vai dar...

Abç.

• Membro VIP
Postado

Perdão amigo. Ao forçar um pouco a vista e usar um pouco meu lado paranormal percebi o lance do diodo que está entre vcc e gnd como uma proteção quase sem sentido contra inversão da bateria 9V. No caso o correto é da esquerda.

1 hora atrás, Egon Juver disse:

"quebrado", partido ao meio mesmo

Faz 'parte'...

1 hora atrás, Egon Juver disse:

poderia ter "explodido" (ou algo assim sei lá) sozinho por causa da inversão do diodo??? 

Até que seu lado anormal atuou bem... um pouco tecnicamente quasinormal: de fato o que 'explodiria' era sua bateria 9V com diodo na posição da direita. Bem... ela e/ou o diodo ia esquentar um bocado

off-on topic... fiz um treco destes também na 3ª década da 2ª metade do século passado. Penso que igualzin. Fiz também um transmissor de fm embutido num violão. Na época era surreal-quasimágico... mó sucesso num buteco

• Haha 1
Postado
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

ela e/ou o diodo ia esquentar um bocado

De fato esqueci de mencionar no início ... na 1ª vez que liguei a parafernalha toda a bateria realmente estava esquentando...

Obrigado pela atenção. Amanhã devo dar notícias (espero que sejam boas, rs...)

Abç 

Postado

Bom dia Isadora.

Coloquei um novo resistor, que alias estava errado (eu não conferi quando comprei - consequentemente outra cagadinha básica, rs...); o cara da loja havia me vendido um de 22K ao invés de 220K, ou seja, foi até bom ter ele quebrado... rs...

Mas continua tudo na mesma... NÃO FUNCIONA!

O pot Depth (intensidade ou profundidade como você deve saber) está funcionando como um “volume”, aumentando / diminuindo o som porém aumenta girando p/esquerda e vice-versa (o que eu acho que deveria ser o contrário, mas o que eu acho...rs...), sem no entanto “zerar”;

O pot Speed não está nem aí...

Agora e para variar, uma perguntinha (ou raciocínio) “*****”; o sinal/corrente/tensão (sei lá) que “entra” na base do Q1 vem do lado do pino 2 do pot Depth (depois do resistor de  1M) ou do lado do resistor 220K? Porque se vem do lado do resistor e como eu havia colocado um resistor de menor valor (bem menor) o sinal/corrente/tensão (sei lá) que entrava na base de Q1 deve ter aumentado consideravelmente e, se isso procede, o transistor pode ter “queimado”?

Agradeço, como sempre, qq ajuda.

• Membro VIP
Postado

Amigo convenhamos que sem esquema estaremos tendo dificuldade técnica pra te dar auxílio mais eficaz. O máximo que se pode dizer é reconfira a montagem e se os transistores estão do lado certo (como p.ex. seu pot, pode estar invertido). Talvez fotos bem tiradas de sua criatura podem ajudar a algum ajudante te ajudar. Também sua bateria pode ter ido pro saco. Sabe o que é e como utilizar um multímetro? Tá vendo... problemas técnicos de comunicação

Postado

Bom dia.

Em 07/02/2018 às 11:51, Egon Juver disse:

Há algo mais: o projeto original pede 2 transistores 2N5088 que eu não achei e um cara de uma das 300.000 lojas em que procurei me disse que o BC548 era similar e eu comprei esse então, sendo que descobri meio que “por acaso” na internet que a pinagem dele é “invertida” em relação ao 2N5088 e por isso eu soldei os 2 em posição contrária ao indicado no projeto

Essa é a minha maior dúvida. A bateria está legal (testei com um led + resistor). Sei o que é um multímetro, mas não tenho e  nem sei usar. O pot eu vou inverter e ver no que dá. Quanto ao esquema, achei esse aí mas acho que é um pouco diferente: Esquema Vico Vibe. Fotos... o melhor que posso fazer é isso: CI Vico Vibe. Se for possível distinguir alguma coisa, os 2 fios brancos "que sobem" estão ligados ao diodo 4001 invertido em relação ao original - não soldei na placa ainda porque não sabia no que ia dar...rs...

E é isso. Obrigado.

• Membro VIP
Postado

É um microprogresso amigo. Com relação ao multímetro é retrocessozinho mas enfim...

Só o teste com led da bat não basta. Com 3V ele acende e ela tá ruim. Troque-a.

O esquema pode estar correto sim. Já que o depth funciona, foque na parte que envolve o outro pot

xnbdy6am9uxxvc91an83g.jpg

Inverta os transistores pra ver. Não deve queimar. Prefira bc548C que tem + ganho

Não coloque o diodo.

Acho que pode fazer melhor que isso

x8fz7bifgs88m7yg416w9.jpg

Melhore o foco, tire foto de baixo, ou até mesmo video

As opções são muitas mas infelizmente têm limite. Não permita o mesmo pra tua força de vontade.

Postado

Olá Isadora.

E depois de tirar o diodo, inverter os transistores e muita paciência para fazer esta tarefa...........NADA!!!!

Continua tudo igual, ou seja, pot Depth aumenta / diminui o som e o pot Speed continua deitado em berço explêndido......rs....

Pior é que eu fico vendo vídeos demo de pessoas que já fizeram esse "brinquedo" e penso no "pulo do gato" que eles possam ter dado e não explicam... Estou chegando a conclusão que a coisa está um pouco "demais" para mim.

Fiz um vídeo muito mal feito mas não sei como postar aqui. Imagens eu consigo através do "overpic.net" mas vídeos ele não "carrega". Segue um foto "de baixo" e também muito mal feita (celular velho é uma m...): https://www.overpic.net/viewer.php?file=xhnmvi8ddm5smk4fyhhe1.jpg.

Bem, na verdade estou pensando em três alternativas:

1 - tentar achar os transistores do projeto - 2N5088;

2 - tentar achar algum outro tremolo "mais simples" para fazer, ou melhor, tentar fazer;

3 - voltar a minha "normalidade" e desistir disso...

Na expectativa de um "fato novo", grato.

Abç.

adicionado 45 minutos depois

Olha só!!!!!!!!!!!!!!

Fiz esta ligação para alimentar o circuito com 9v DC: Ligação 9v DC - verificada 100.000 vezes... 

Estava testando a encrenca para ver se funcionava sem a bateria e só com uma fonte (fonte antiga que eu tenho que tem seleção de tensão de saída - SELECIONEI 9V!!!!!) 

Pois bem.... adivinha o que aconteceu?!?!?!?!? O capacitor eletrolítico 47uF EXPLODIU.... PAFFFF.....  e um pequeno fragmento desta majestosa explosão me atingiu a cerca de 1cm do olho esquerdo.............. pode rir mesmo.... rs...

Aliás, o que eu entendo desta ligação é que uma vez conectada a fonte a bateria é automaticamente eliminada... (não é a toa que lá pela 3ª década da 2ª metade do século passado essas "fontes" eram chamadas de "eliminadores de pilhas", hehehehe... E eu "tirei" mesmo a bateria completamente...  fisicamente...

Depois dessa acho que vou jogar o boné...  a toalha...  sei lá........]

Fui...

• Membro VIP
Postado

Que chato isso hein. Um probleminha sempre tem mesmo...

xhnmvi8ddm5smk4fyhhe1.jpg

Minha vista, sua foto sem foco e a falta de instrumento tornam isso mais desafiador. Sem multímetro que seria nossa conexão virtual mais eficaz, fica difícil. Pode ser p.ex. algum curto nestas pelotonas de solda aí. Experimenta remover um pouco.

Sim pode haver vários circuitos na net mas este me pareceu bem simples...

Que pena... creia-me, sua derrota=minha/nossa também

Me fez refletir numa alternativa... Talvez haja alguma aplicação pra pc em que você entra com o sinal no line in, faz miséria com ele e sai na saída em tempo real. Pesquise-se

abç

Postado

Olá e bom domingo.

E hoje, depois de algumas cervejas ontem, procurei "atender" àquelas minhas 3 alternativas:

1 - comprei os transistores 2N5088 (www.newark.com) -  chegam em 8/9 dias;

2 - achei um outro tremolo (heartthrob tremolo) porém mais "complicado" para mim. Este tem vários capacitores eletrolíticos e apenas um cerâmico/poliéster e bem mais componentes (tudo ao contrário do anterior); mas além do layout dos componentes montados e da placa de CI, tem o esquema;

3 - continuar "anormal" e perturbando a sua (e de outros) paciência, rs...

Por falar em perturbar (lá vem ele!!!!)...

No esquema aparecem 16 resistores e no layout 18, pois tem 1 de 470R e 1 de 1M a mais; ainda tem um diodo 1N4001 e um cap eletrolítico 100uF a mais também. Bem, eu "tentei" colocar tudo isso no esquema 

Esquema - Minha Tentativa. O layout é esse: Lay Out.

E, sempre "chutando", acho que o res 470R entra em função do LED e o cap 100uF + res 1M para algum filtro de ruídos e o diodo para alguma proteção de polaridade.... 

Se eu estiver certo não e mérito meu não.... andei lendo algumas coisa por aí....rs...

E, para finalizar, tente comprar os capacitores, o diodo e os resistores na newark também: até encontrei os capacitores e o diodo mas os resistores...fiquei numa dúvida tremenda quanto várias coisas (estava vendo resistores "through hole"): código de cores, tamanho, aparecem resistores pretos, marrons, etc, etc, etc... lá fora os códigos de cores são diferentes?!?!?! 

Bem, por hoje é isso...

Abç.

• Membro VIP
Postado

xmdl2y3fnpn31b1g4yrq2.jpg

x9kgfq58gfi7skwuegsm.png

de fato parece um pouco mais complexo e perceba que parece que o projetista nem testou. O 1M não faz diferença o 470 do led deve causar alguma 'inquietação' no circuito

Dica: tome mais um tempinho e monte o circuito (principalmente o primeiro) num simulador pelo menos a parte da direita que é um simples oscilador. Não é muito difícil e se parece com um oscilador duplo t ou mudança de fase ou algo do gênero

NPN-transistor-phase-shift-oscillator.pn

De fato penso que aquela parte pode ser substituída por qualquer oscilador de onda senoidal

Postado

Bom dia.

Nesta página "https://effectslayouts.blogspot.com.br/2015/02/heart-throb-tremolo.html?showComment=1518206719644#c3613828083102290503" tem comentários de um cara de Brasilia que já montou um desses e ele diz que funciona bem. Percebi que o circuito está "unverified" mas estou confiando no candango que tirou inclusive outra dúvida a respeito de Sw que alterna duas "fases" distintas do efeito (velocidades diferentes). Quanto a comprar componentes, queria fazê-lo pela internet onde encontraria tudo em lugar só, pois aqui no RJ eu talvez tivesse que andar por 353.877 lojas para conseguir tudo, rs....  demora um pouco mais mas é prático e tenho tempo... fiquei umas 2 horas ontem tentando os resistores mas entrei em parafuso... rs..

16 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Dica: tome mais um tempinho e monte o circuito (principalmente o primeiro) num simulador pelo menos a parte da direita que é um simples oscilador. Não é muito difícil e se parece com um oscilador duplo t ou mudança de fase ou algo do gênero

Este primeiro pedal deixa pra lá... já não era confiável lá neste mesmo site de layout de efeitos, considerando-se alguns comentários por lá mesmo...  e ainda tem aquele cap que explodiu por imperícia minha (teria que comprar outro, etc...)

E ler, interpretar, entender, dissecar enfim, circuitos é difícil sim...  o que eu ocasionalmente faço é puro chute, intuição, um pouco de observação... enfim...

Abraços e como sempre agradeço a atenção.

• Membro VIP
Postado

kibon... vá ... enfrente...

9 minutos atrás, Egon Juver disse:

ler, interpretar, entender, dissecar enfim, circuitos é difícil sim

te compreendo amigo. Faço um paralelo com os princípios de p.ex. física quântica que entendo paul newmam e sério... te entendo. Sem contar que nem eu me entendo kk

Não vi as peças em vermelho lá heartthrob-tremolo-schem.jpg

mas tá valendo. Se achar que deve publique seus...

Sucessos...

Postado

Acabo de ler a saga do trêmulo. Sem osciloscópio já é coisa de herói, sem multímetro coisa de louco. Note que no diagrama postado tem umas indicações de tensão (tensão). Aquilo não está lá a toa, aquelas anotações são ótimas para pesquisa quando alguma coisa está errado (seu caso). Tem uns multímetros bem baratos, preço de pizza calabresa. Para os projetos simples que está a montar dão conta do recado.

Postado

Olá Sérgio.

17 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Note que no diagrama postado tem umas indicações de tensão (tensão)

Não identifiquei estas indicações... só componentes/valores (R1, R2,... Q1, Q2... Pots...) e ligações (In, Out, +9V, GND)...

Grato pelo interesse e sugestões...

• 6 anos depois...
Postado
Em 31/01/2017 às 16:03, Luis Stecca disse:

Boa tarde, galera! Sou novo no Clube; na verdade, leio inúmeros tópicos e aprendo muito com todos vocês, mas nunca tive a necessidade de me cadastrar, pois nunca tive conteúdo útil a acrescentar. No entanto, hoje eu venho com um probleminha que deve ser muito simples para quem entende. Sou um professor de Literatura que gosta de eletrônica (áreas tudo a ver :P).
Enfim, sem muitas delongas, aqui vai o problema:

Eu resolvi começar a fazer uns pedais de guitarra - os mais simples, claro - e não tem dado certo. Nem mesmo o famoso Mini Fuzz do Bertolla eu consegui fazer funcionar.

Ontem, confeccionei um Shin Ei Fuzz, fiz a PCI, soldei todos os exatos componentes listados, segui tudo perfeitamente da forma que está no layout e no esquema; a única coisa que não fiz foi blindar a caixa (mas acredito que esse não seja meu problema no momento).

Beleza! Tudo montado, vamos testar:
1) Cabo da guitarra conectado; ok!

2) Cabo do amp conectado; ok!
3) Bateria conectada; ok!
4) Bypass funcionando; ok!
5) Ligo o pedal (chave 3PDT), o led acende... mas aí o primeiro problema: não funcionou. O pedal parece morto, não passa nenhum sinal, não faz ruído algum, é como se não tivesse nada conectado no amp.
Beleza, vamos testar com uma fonte.
6.2) Pego o multímetro, testo todos os terminais; nenhum curto.

E agora?
Detalhe: um outro pedal que eu fiz (um Lava Rim 2), funcionou mais ou menos (devo ter queimado algum componente, mas estou com preguiça de mexer nele novamente); no entanto, o led acende quando está na bateria, mas o pedal não funciona (o som passa limpo, como se fosse no bypass). Quando eu coloco a fonte, o led não acende, mas é nesse momento que o efeito funciona mais ou menos.

Vou postar as fotos do esquema, do layout e da minha montagem:

Esquema:

Layout:

Minha montagem:

Boa noite! Minha primeira participação.

também montei esse pedal. É maravilhoso o timbre. Montei numa protoboar e funciona perfeitamente. Quando passei para a PCI, deu problema. O LED fica aceso direto com 2,5V em cima dele e o pedal não "ronca". você conseguiu resolver o seu problema?

Em 31/01/2017 às 16:03, Luis Stecca disse:

Se alguém puder me direcionar, apontar um possível (ou possíveis) erro, agradeço muito.
Eu faço essas coisas apenas para me distrair (ainda mais nas férias, já que professores têm férias bem extensas).

Meu último projeto foi um arcade e funcionou, mas eram só questões de elétrica e conexões, nada de eletrônica, então não tive problemas.

Enfim, se necessitarem de mais fotos do pedal, é só pedir.
Obrigado desde já!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...