Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera!

Sou novo por aqui e estou montando meu 1º PC. Estou com algumas dúvidas com relação ao tipo de cooler que irei comprar.
O PC será usado com foco mais para o trabalho, edições de vídeo (Premiere + Audition), edições de imagens, multitarefas e afins.
O processador que tenho em mente é um i7 7700k e no momento não pretendo fazer over.

- Minha 1ª dúvida é se vale a pena um WC ou se um AC da conta do recado. (Tenho preferência por WC :))

- Outra dúvida que tenho é com relação aos ruídos de um WC. Sempre trabalhei com notebooks e por isso priorizo muito o silêncio, mas vi vários posts onde dizem que WC's são bem barulhentos, mas que se você substituir as fans originais por modelos melhores tipo Akasa Viper ajuda muito. Isso é verdade ou WC faz barulho mesmo e não tem jeito? 

- E por último qual modelo de WC e AC vocês me indicariam? Vi boas opiniões sobre o H45, H60 e hH80I V2 e de AirColler ouvi falarem bem do H212 Evo.

Obrigado a todos que responderem! :thumbsup:

Postado
45 minutos atrás, JM92 disse:

- Minha 1ª dúvida é se vale a pena um WC ou se um AC da conta do recado. (Tenho preferência por WC :))

O 7700K quando em alta carga de trabalho aquece bastante. Como se trata de um processador desbloqueado, e se (somente se) você pretende fazer overclock futuramente, vá de WC.

46 minutos atrás, JM92 disse:

- Outra dúvida que tenho é com relação aos ruídos de um WC. Sempre trabalhei com notebooks e por isso priorizo muito o silêncio, mas vi vários posts onde dizem que WC's são bem barulhentos, mas que se você substituir as fans originais por modelos melhores tipo Akasa Viper ajuda muito. Isso é verdade ou WC faz barulho mesmo e não tem jeito?

No geral, WCs tem ruídos característicos dele mesmo. Seja das fans que esfriam o radiador (se for este o caso, você pode substituir as fans por modelos mais silenciosos) ou seja da bomba. Mas não tem nada de alarmante. Só se o WCs apresentar algum problema.

50 minutos atrás, JM92 disse:

- E por último qual modelo de WC e AC vocês me indicariam? Vi boas opiniões sobre o H45, H60 e hH80I V2 e de AirColler ouvi falarem bem do H212 Evo.

Pessoalmente, estou dando prioridade para produtos que tenham garantia dentro do Brasil para se caso ocorrer algum problema, a burocracia ser menor. Os modelos que você citou entregam boa performance e são alguns dos modelos mais utilizados.

• Curtir 1
Postado
40 minutos atrás, Dinei disse:

No geral, WCs tem ruídos característicos dele mesmo. Seja das fans que esfriam o radiador (se for este o caso, você pode substituir as fans por modelos mais silenciosos) ou seja da bomba. Mas não tem nada de alarmante. Só se o WCs apresentar algum problema.

@Dinei nesse caso, quais modelos de fans mais silenciosos você aconselharia ? Outra dúvida, esse ruído da bomba costuma ser muito alto? 

42 minutos atrás, Dinei disse:

Pessoalmente, estou dando prioridade para produtos que tenham garantia dentro do Brasil para se caso ocorrer algum problema, a burocracia ser menor. Os modelos que você citou entregam boa performance e são alguns dos modelos mais utilizados.

Bem observado rs. Desses modelos que citei acima, qual você considera o melhor ? E fora estes, existe algum outro que incluiria, que posso encontrar aqui no Brasil?

Obrigado! 

Postado
2 horas atrás, JM92 disse:

E por último qual modelo de WC e AC vocês me indicariam? Vi boas opiniões sobre o H45, H60 e hH80I V2 e de AirColler ouvi falarem bem do H212 Evo.

O H45 você pode esquecer. Ele tem a bomba bem barulhenta. Leve em consideração que a câmera está próxima, mas o barulho é fino e audível, tipo motorzinho de aquário. É de deixar qualquer um maluco. O fan do H45, sim, parece a turbina de um avião.

Sobre o ruído das bombas, tirando a do H45, elas são inaudíveis.

Sobre os water coolers serem mais barulhentos, é mais pelo perfil agressivo dos fans (geralmente entre 2000-3000rpm) e a malha mais fechada dos radiadores. Mas você pode colocar um bom fan em rotação mais baixa, ou com o PWM em silent, que ele vai ficar quase igual a um bom air cooler. 

Se você puder, compre o H80i V2 para ter uma folga. Se quiser um de 120 padrão, recomendo o Thermaltake 3.0 Performer, porque ele tem a mesma bomba da Asetek do H115i, que é mais forte (2900rpm). Ou pode tentar encontrar modelos de 240 da Cooler Master ou DeepCool. Considero o H100i muito caro (superfaturado). 

Se depois de instalar o water cooler você achar o fan barulhento, pode comprar um Akasa Piranha, um MasterFan Pro ou Pro Air Pressure. O Akasa parece ser o mais silencioso, mas os outros dois tem a opção de poder rodar acima de 2000rpm no modo performance. Compare em especial a pressão estática. O fluxo de ar é mais secundário para fans de radiador.

• Curtir 1
Postado
20 horas atrás, Contiusa disse:

O H45 você pode esquecer. Ele tem a bomba bem barulhenta. Leve em consideração que a câmera está próxima, mas o barulho é fino e audível, tipo motorzinho de aquário. É de deixar qualquer um maluco. O fan do H45, sim, parece a turbina de um avião.

Sobre o ruído das bombas, tirando a do H45, elas são inaudíveis.

Realmente muito barulhenta. Descarto o H45 então rs.

Se você puder, compre o H80i V2 para ter uma folga. Se quiser um de 120 padrão, recomendo o Thermaltake 3.0 Performer, porque ele tem a mesma bomba da Asetek do H115i, que é mais forte (2900rpm). Ou pode tentar encontrar modelos de 240 da Cooler Master ou DeepCool. Considero o H100i muito caro (superfaturado). 

Quando você diz "ter uma folga" se refere ao desempenho dele para refrigerar o processador, certo? 
Esse Thermaltake 3.0 que você diz é este modelo AQUI ? 

Comparando esses modelos que você mencionou e mais o H110i V2 a diferença de preços não chega a ser tão grande.(Menos de R$150,00) Nesse caso, você acha que valeria a pena já ir de H110i V2 então?

Se depois de instalar o water cooler você achar o fan barulhento, pode comprar um Akasa Piranha, um MasterFan Pro ou Pro Air Pressure. O Akasa parece ser o mais silencioso, mas os outros dois tem a opção de poder rodar acima de 2000rpm no modo performance. Compare em especial a pressão estática. O fluxo de ar é mais secundário para fans de radiador.

Pelo que andei pesquisando, os ruídos dos Wcs depois de um certo tempo acabam incomodando mesmo, mais pelo barulho das fans, então provavelmente irei comprar melhores e substituir. O problema é que pretendo comprar o PC já montado na loja da Pichau e o modelo da Akasa Viper que é o que tenho mais interesse, está em falta hehe.

@Contiusa

Postado
8 minutos atrás, JM92 disse:

Quando você diz "ter uma folga" se refere ao desempenho dele para refrigerar o processador, certo? 

Sim, o H80i V2 é mais forte do que o H60 e o Thermaltake Performer.

Citação

Esse Thermaltake 3.0 que você diz é este modelo AQUI ?

Não, esse é o Extreme. Eu falei do Performer. Ele vai ser mais forte do que o H60. Todos os dois vão segurar o i7-7700K em stock. Para comprar um de 240 que custa 600 reais, melhor comprar o H110i V2 ou H115i, como você falou. Mas eu só compraria esses de 280 se for fazer overclock.

Citação

O problema é que pretendo comprar o PC já montado na loja da Pichau e o modelo da Akasa Viper que é o que tenho mais interesse, está em falta

Você pode comprar o PC na Pichau e montar. Depois você encomenda os fans de outra loja.

Mas não recomendo o Akasa Viper. Eles vão ser mais barulhentos do que o Akasa Piranha. Os dois tem especificações muito parecidas, mas o Piranha é mais silencioso. Fans de 7 pás largas costumam ser mais silenciosos do que os de 9 e 11. A única exceção é o JetFlo da CM, com 7 pás finas, que é uma turbina de avião.

• Curtir 1
Postado
16 minutos atrás, Contiusa disse:

Sim, o H80i V2 é mais forte do que o H60 e o Thermaltake Performer.

Não, esse é o Extreme. Eu falei do Performer. Ele vai ser mais forte do que o H60. Todos os dois vão segurar o i7-7700K em stock. Para comprar um de 240 que custa 600 reais, melhor comprar o H110i V2 ou H115i, como você falou. Mas eu só compraria esses de 280 se for fazer overclock.

Não pretendo fazer OC no momento e o PC sera quase que unicamente usado para trabalho. Dos 3 mencionados, nesse caso o H80i V2 seria a melhor opção por já ter essa "margem de segurança" caso o processador precise em algum momento, correto ?

29 minutos atrás, Contiusa disse:

Você pode comprar o PC na Pichau e montar. Depois você encomenda os fans de outra loja.

Mas não recomendo o Akasa Viper. Eles vão ser mais barulhentos do que o Akasa Piranha. Os dois tem especificações muito parecidas, mas o Piranha é mais silencioso. Fans de 7 pás largas costumam ser mais silenciosos do que os de 9 e 11. A única exceção é o JetFlo da CM, com 7 pás finas, que é uma turbina de avião.

O único problema é que entendo muito pouco sobre montagens de PC, rsrs. Esse é literalmente meu primeiro PC, sempre trabalhei com notebooks.

Entendi, então vou de Akasa Piranha. 

@Contiusa Obrigado! 

Postado
2 minutos atrás, JM92 disse:

Não pretendo fazer OC no momento e o PC sera quase que unicamente usado para trabalho. Dos 3 mencionados, nesse caso o H80i V2 seria a melhor opção por já ter essa "margem de segurança" caso o processador precise em algum momento, correto ?

O único problema é que entendo muito pouco sobre montagens de PC, rsrs. Esse é literalmente meu primeiro PC, sempre trabalhei com notebooks.

Entendi, então vou de Akasa Piranha. 

@Contiusa Obrigado! 

Sim, o H80i V2 vai dar uma folga e você ainda pode colocar os fans em rotação mais baixa para ficar mais silencioso.

Como o H80i V2 vende na Pichau, é uma boa opção. Depois, para trocar os fans se você achar melhor, é fácil. É só desparafusar e trocar pelos novos, se atentando para a orientação do fluxo e onde eles estão conectados. 

Recomendo tirar fotos de como os dois fans estão montados e onde eles estão conectados antes de fazer a troca. Assim você tem uma referência.

E desligue o micro da tomada antes de fazer a troca, faça descalço e sempre tocando o esqueleto do gabinete para descarregar a estática. Mas os hardwares de hoje são mais protegidos contra estática. É só fazer com calma e cuidado.

• Curtir 1
Postado
12 minutos atrás, Contiusa disse:

Sim, o H80i V2 vai dar uma folga e você ainda pode colocar os fans em rotação mais baixa para ficar mais silencioso.

Como o H80i V2 vende na Pichau, é uma boa opção. Depois, para trocar os fans se você achar melhor, é fácil. É só desparafusar e trocar pelos novos, se atentando para a orientação do fluxo e onde eles estão conectados. 

Recomendo tirar fotos de como os dois fans estão montados e onde eles estão conectados antes de fazer a troca. Assim você tem uma referência.

E desligue o micro da tomada antes de fazer a troca, faça descalço e sempre tocando o esqueleto do gabinete para descarregar a estática. Mas os hardwares de hoje são mais protegidos contra estática. É só fazer com calma e cuidado.

Então fechou. Vou de H80i V2 e seguir suas orientações na hora de trocar as fans.

@Contiusa Muito obrigado pelas explicações! :thumbsup: :thumbsup:

• Curtir 1
  • 3 meses depois...
Postado
14 minutos atrás, Luiz Gustavo de Lima Crisp disse:

E pra quem não vai fazer OC, um WC ou AC é necessário no i7 7700k?

Sim, esse i7 tem turbo de 4.5Ghz, que já é um overclock considerável. Não compre air cooler, compre um water cooler, como o Maelstrom 240T, H60, H55, Masterliquid 240.

Postado

@Luiz Gustavo de Lima Crisp esse seria um H55 com dois fans e o radiador um pouco mais fino. Está caríssimo para o que entrega, pois ele tem o mesmo desempenho do H60. Só é mais silencioso.

Se quiser comprar um de dois fans, pode comprar o H80i V2 porque ele tem o radiador bem mais grosso do que os de 120 normais. A espessura do radiador não influencia tanto quando a área do radiador, mas ele vai ser mais forte do que o H60, H55, H75.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...