Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou querendo simular no Proteus o Atmega 328p com os arquivos gerados pelo Arduino UNO ,mas ele so aceita arquivos .hex.

Alguma outra forma de simular?

Postado

Depende da versão, as versões mais antigas dessa IDE o .hex ficava na pasta temp do windows, mas da versão 1.6... pra frente o processo mudou, agora você vai no menu Sketch>>Exportar binário compilado, daí basta entrar na pasta do Sketch(menu Sketch>>Mostrar página do sketch) pra visualizar o .hex

adicionado 30 minutos depois

Lá no Proteus, além do .hex me parece que pode ser colocado também um arquivo de extensão .elf do arduíno.

Postado

Obrigado Vinicius,a versão do Arduino 1.8.0 segui o que voce me indicou mas não achei o arquivo .hex

mostrar pagina do sketch,mas não retornou,somente o do codigo

• Curtir 1
Postado

Então, parece que estas novas versões não geram mais o .hex, me parece que foi substituído pelo .bin.

De qualquer maneira, no Proteus você pode tentar usar além do .bin, o .elf. 

O .elf funciona no Proteus, já o .bin, tem que testar pra ver.

Postado

Vinicius ,achei sim os aquivos .hex ,mas o proteus não esta simulando corretamente,acho que é configuração.

Eu fiz assim,coloquei somente o Atmega 328p e clico 2 vezes sobre ele para indicar e configurar os parametros do microprocessador,tentei mudar o clock,sera que tem que colocar mais componentes no circuito para simular?

Nos PIC'S eu fazia assim e dava certo.

Postado

Já  conseguiu?

Você colocou o chip atmega puro no Proteus? Se sim você deve setar os fuses de acordo com os do Arduino, principalmente o bootrst (ou algo do tipo), clksel, 16MHz... No PIC você colocava só o clock e os fuses am junto com o hex/cof...

Você também pode usar a plaquinha ponta no Proteus, como mostra este site: 

http://microcontrolandos.blogspot.com.br/2014/10/arduino-uno-para-proteus.html?m=1

Postado
  Em 11/02/2017 às 12:36, joseca2 disse:

Vinicius ,achei sim os aquivos .hex ,mas o proteus não esta simulando corretamente,acho que é configuração.

Expandir  

Desde que eu passei para os ESP8266 que não vi mais os arquivos .hex, somente os .bin, vai ver é por causa do ESP, pode ser que se eu mudar a placa para um atmega da vida os .hex voltem a aparecer.

Em 11/02/2017 às 12:36, joseca2 disse:

Eu fiz assim,coloquei somente o Atmega 328p e clico 2 vezes sobre ele para indicar e configurar os parametros do microprocessador,tentei mudar o clock,sera que tem que colocar mais componentes no circuito para simular?

Nos PIC'S eu fazia assim e dava certo.

Expandir  

Faz muito tempo que não simulo nada no Proteus, mas quando eu usava os PICs já simulei uma coisa ou outra, e era bem desse jeito que você disse mesmo, basicamente seria só isso aí pra funcionar. Me lembro que tinha como adicionar o compilador também, daí quando executava o projeto no proteus, ele mesmo já compilava o código e gerava o .hex

Reveja as configurações seguindo as dicas do @test man*~ , pode ser coisa simples que ta passando batido.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...