Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador só liga após passar borracha na memória RAM


Posts recomendados

Bom dia, vamos lá explicar o que está acontecendo...

Um belo dia meu pc mostrou a imagem de alerta do windows 10 que diz que o sistema passou por algum problema e o windows estava apurando. Esse processo foi interrompido no meio, e o pc desligou, e não ligou mais, ligando apenas as ventoinhas e luz do gabinete, mas não ligando nenhum periferico e não dando sinal no monitor.

Após ler dicas e comentarios nos fóruns vi que o problema poderia ser que a memória estava carregada (ou alguma coisa assim) e se eu passasse uma borracha e limpasse os contatos ele poderia voltar a funcionar...e funcionou (normalmente, todos os dispositivos e placas)... Só que agora toda vez que eu desligo o computador eu tenho que fazer o mesmo procedimento de passar borracha na memória... Quando eu coloco ele no modo de espera ou ele entra sozinho é só mexer no mouse ou teclado que ele volta a funcionar normalmente, mas quando preciso desligar ele da força ou quando cai a energia (como aconteceu hoje) eu tenho que passar a borracha e recolocar no slot todas as vezes.

Tenho quase certeza que é problema na fonte, uma C3 tech 500 Watts reais ATX 12V 2.2 Video Edition (500R VE). Algumas vezes antes desse problema eu tive problema do pc desligar sozinho, mas depois voltava a reiniciar, agora eu preciso limpar a memória com borracha.

A placa-mãe é uma gigabyte B85M-D3PH, a memoria é 8gb corsair vengeance, processador i4790, e GPU gtx 970 gigabyte

Tem algum jeito de verificar o funcionamento da fonte antes de comprar outra ou levar o pc na assistência técnica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duas coisas:

1- Próxima vez que for limpar os contatos da memória, aproveite e limpe o slot de memoria  na placa-mãe também.

 

2- Tire o cabo de energia  da fonte, aperte algumas vezes o botão de ligar do computador (umas 5 vezes garante). Depois  tente  ligar novamente o PC com o cabo conectado na fonte normalmente.

 

 

Não sei porque mas sinto que isso pode dar certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1.Limpe o soquete de memória ram;

2.Teste a ram em outro computador

3.Teste o módulo de ram usando o memtest+86

4.Se optar por realizar o teste usando o software indicado e acabar vendo estas linhas avermelhadas (Imagem abaixo),significa que é necessário substituir a placa de ram.

Vídeo ensinando a realizar o teste:

 

 

E0XpcT7.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passei o Memtest86 e não deu problema nenhum. Mais alguma sugestão?

Limpei agora o slot e a memória com alcool isopropilico e vou ver se da o mesmo problema quando eu desligar ele.

 

 

16992261_10155064769371465_730794832822401167_o.jpg

adicionado 17 minutos depois

Continuou o mesmo problema após eu desligar ele da força, depois voltou a funcionar quando eu tirei e recoloquei o pente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a fonte está ruim você veria sintomas em outros lugares, PC travando, desligando etc...

Memoria RAM, a marca é boa, inclusive a maioria das memórias tem garantia vitalícia, porque realmente é difícil memória ram dar pau.

Quando o computador hiberna ele deixa a memória ram ativa, por isso você não tem problema com ela nessa situação.

você tem quantos pentes de memoria? Se for mais que 1, tenta testar um por vez.

Sobre o erro do windows ter reiniciado o PC, pode ser muita coisa... mas muita coisa mesmo, até um driver corrompido.

E eu ainda insisto por experiência própria, compra um limpa contato e desce o dedo nos slots, o álcool pode ajudar, mas é melhor usar ele só para limpar pasta térmica etc... ele não vai conseguir fazer o mesmo trabalho de um limpa contato que é em spray, já salvei muito PC assim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rolf William Gewers Antes de acontecer esse problema mais sério acontecia algumas coisas que eu observava....o pc de vez em quando (bem pouco, mais ou menos uma vez por mes) reiniciava de repente. Como era poucas vezes e não perdi nada sério continuei com ele assim mesmo. Também eu ouvia as vezes um barulho de eletricidade estática, meio que um barulho sintilante vindo de dentro do pc mesmo com ele desligado, e só parava quando desligava da força.

adicionado 54 minutos depois

E o que seria um limpa-contato? @Rolf William Gewers

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Luiz Fernando Ribeiro disse:

@Rolf William Gewers Antes de acontecer esse problema mais sério acontecia algumas coisas que eu observava....o pc de vez em quando (bem pouco, mais ou menos uma vez por mes) reiniciava de repente. Como era poucas vezes e não perdi nada sério continuei com ele assim mesmo. Também eu ouvia as vezes um barulho de eletricidade estática, meio que um barulho sintilante vindo de dentro do pc mesmo com ele desligado, e só parava quando desligava da força.

adicionado 54 minutos depois

E o que seria um limpa-contato? @Rolf William Gewers

Esse zumbido que você escutava, não sei o nome em português porque só vi gente falando disso em forum gringo, mas se você der um google por PSU Coil Noise você vai achar muita coisa sobre isso, nunca li nada que isso poderia ser um problema, apenas um tormento mesmo, nada que danifique seu PC.

 

O PC reiniciar as vezes é terrível, a insegurança que isso causa é péssima... eu te entendo nisso, sempre deixe desligado o reinicio automático do windows, assim se você tiver algum problema você vai ganhar a BSD e vai saber o que causou isso, se não tiver BSD o problema pode ser outro como um curto, falha na fonte etc...

 

Sobre a memória, uma outra ideia, você já tentou tirar o pente e colocar sem passar a borracha?

 

O limpa contato é um spray para limpar contatos, você aplica ele onde precisa limpar, toma cuidado para não aplicar muito pois a pressão congela a área e isso não é bom, pode aplicar com a placa instalada mesmo, nada ali é condutor, e se instalar com a placa no gabinete é bom porque já escorre qualquer coisa.

Limpa contato você acha em lojas de eletrônica em geral, eu sempre acabo comprando online, só procurar por spray limpa contato que você vai achar diversas marcas etc... não conheço muito, mas eu sempre compro a mais barata.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rolf William Gewers Já coloquei sem passar a borracha e funcionou do mesmo jeito, por isso não sei se é o contato o problema (só tem um pente). Não é o slot também porque troquei o slot que a memória estava, funcionou, depois voltei pro primeiro e funcionou. É alguma coisa estranha que quando eu tiro o computador da energia alguma coisa descarrega e depois não da boot, só liga as luzes e a ventoinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Michel0595 O técnico disse testou todos os componentes e quando trocou a placa-mãe o computador ficou zero...O problema é a placa-mãe, agora ele quer me vender uma por R$ 650 mais 70 da instalação, sendo que eu consigo achar uma igual a minha por em torno de R$ 350. Vou eu mesmo comprar e trocar...o que vocês acham dessa placa-mãe que eu ja tinha? Gygabite B85M-D3PH

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Fernando Ribeiro A mesma placa na Pichau por R$250 á vista.
http://www.pichau.com.br/placa-m-e-gigabyte-ga-b85m-d3ph-chipset-b85-lga-1150-box


É uma boa placa amigo, mobo de entrada. Se a mesma estava lhe satisfazendo não vejo porque trocar para outra.

 

Realmente um absurdo o preço que lhe foi cobrado. Acrescentar na mão de obra não digo nada, mas o preço que ele ta cobrando pela mobo ta de sacanagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Fernando Ribeiro Põe teu email la e espera eles te avisarem a chegada da placa em estoque. Ou se não puder/quiser esperar tem essa aqui também http://www.kabum.com.br/produto/50643/placa-mãe-gigabyte-p-intel-lga-1150-matx-ga-b85m-d3ph-ddr3-hdmi-4k-dvi-dualbios-sata-6gb-s-usb-3-0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!