Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, gostaria que o 555 me fornecesse um pulso de 1ms high e depois low(no intervalo de 50us (nem calculei ainda se é desse intervalo de low que preciso)), porém li que na configuração monoestável ele tem o pino 2 (tigger), que tem que estar em low para a saida 3 (out) ficar em high no tempo que foi determinado pela a equação T = 1,1 x R x C.
Perguntas: O 555 é capaz de me fornecer um low em microssegundos?
                   O pino tigger tem que estar com resistor de pull-up para me gerar esses pulsos de 1ms?

Como calcular o tempo de descida e de subida? Ou como configurá-lo?

Postado

@Ofioneu

o 555 é capaz de ocilar em milissegundos e até em microssegundos, bastando 
para isso que seja colocado os capacitores e resistores nos valores certos. 
Quanto menor o valor do resistor e capacitor mais alta a quantidade de hertz,
que é a quantidade de ciclos por segundos, o que quer dizer que o low ficará
assim em low por pouco tempo e o high também.
  O pino dois precisa de resistor de 33k ligando ele no positivo, assim para
iniciar a temporização, deve-se conectar o pino dois ao negativo e logo em 
seguida desconecta-lo, com isso o pino dois vai ao negativo e volta para positivo
começando a temporização.
 a formula é essa    T = 1,1 x R x c
o resistor tem que ser em kilo-ohms, o que quer dizer que para 100k ohms  coloca

apenas 100  e não 100 000.

Para o tempo de 1 milissegundo coloque o resistor em torno de 900 ohms e o 
capacitor de 1 microfarad.  Então o pulso alto será de 1 milissegundo e o 
pulso baixo será também de 1 milissegundos.
  Para os 50 microssegundo coloque o capacitor de 1 microfarad e o resistor de
45 ohms.

• Curtir 1
Postado

@devair1010 Obrigado, Mas não entendi muito bem a parte do pino 2.. Tem algum esquema?
Montei um esquema no proteus, e sim, o esquema só me permite o pulso depois do tempo decorrido previamente calculado, porém ele só executa o pulso apenas quanto o tigger é exitado em low. Não tem como os pulsos serem constante, sem ter que ficar exitando o tigger?

Imagem1.png

• Membro VIP
Postado
9 horas atrás, Ofioneu disse:

Não tem como os pulsos serem constante, sem ter que ficar exitando o tigger?

Isto remonta aos 1970´s.

Ô fio meu, @Ofioneu queira por gentileza googlar 555 astável

Antes tarde do que nunca...

• Curtir 1
Postado

Obrigado. Fiz como vocês disseram. E quase funcionou.. (ou talvez, pois estou usando o simulador no proteus e não equipamentos reais), mas o proteus está me mostrando no primeiro pulso um atraso de quase 0.0006 segundos, pois o primeiro pulso está com 1.58ms. Isso pode ser verdade? E se sim, tem como ajustar para 1ms no primeiro pulso. Lembrando que os demais estão com 1ms exatamente.

ttt.png

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Na verdade funcionou como deve funcionar.. Está tudo correto ai com seu circuito, com a sua simulação..

A largura do primeiro pulso deriva do fato que o capacitor de tempo, nesse primeiro pulso, se carrega desde o valor de zero volts até 2/3 de VCC e em cada ciclo subsequente varia de 1/3 de VCC a 2/3 de VCC e vice versa. Isso é típico do CI 555..

Se realmente necessitares que ele faça tudo completamente simétrico, desde o início até o fim até tem algumas soluções, desde resolver o problema ao nível da pre-polarização desse capacitor.

Mas será que esse pulso anômalo, na partida, lhe trás assim tanto problema?????

Veja ai o que está acontecendo e a razão do primeiro pulso ser pouco maior:

Triggerandoutputoscillation.png

Note que por causa dos 3 resistores, no interior do LM 555, todos eles de 5k, os pontos de comutação são 1/3 de VCC e 2/3 de VCC

Image2.gif

Na inicialização, na ativação do mesmo, no modo astável, o capacitor de tempo, tendo que se carregar desde o valor zero até o nível de 2/3 de VCC leva um tempo maior..

• Curtir 3
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!