Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual tensão de carga bateria 24v?


Posts recomendados

Boa tarde,
Estou montando um sistema pra recarregar uma bateria de 24v e eu gostaria de saber qual o valor da tensão na hora de recarrega-la. 
Eu sei que em baterias 12v a tensão de carga é entre 15 e 14,3v ( bulk voltage)  , float de 13.5v  e low voltage disconect 11,5v
Gostaria de saber estes dados para uma bateria 24v.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproximadamente, para baterias de 12V, use uma tensão de carregamento de 14V. Já para baterias de 24V, use uma tensão de carregamento de 28V F5Rua4D.gif.

 

 

 

Vale frisar que se deve, no caso de carregar uma bateria por tensão, controlar a corrente circulante. Isso pode ser realizado por um resistor de potência, por exemplo.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leaokrollew A carga de uma bateria de 24V ou duas de 12v em série deve ser feita com:

Tensão de recarga a 28,8V

Tensão de flutuação de 27V

Tensão mínima que ela deve chegar é a 23,8V onde começa a recarga.

 

Uma bateria de 12V nuca deve ser descarregada a baixo de 11,5V ou ela será danificada e diminuirá seu tempo de vida, a recarga deve começar com 11,8V.

 

Obs: se Bauru for quente como Ribeirão Preto, mantenha a tensão de flutuação a 13V e 26,5V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, cesardelta1 disse:

@leaokrollew A carga de uma bateria de 24V ou duas de 12v em série deve ser feita com:

Tensão de recarga a 28,8V

Tensão de flutuação de 27V

Tensão mínima que ela deve chegar é a 23,8V onde começa a recarga.

 

Uma bateria de 12V nuca deve ser descarregada a baixo de 11,5V ou ela será danificada e diminuirá seu tempo de vida, a recarga deve começar com 11,8V.

 

Obs: se Bauru for quente como Ribeirão Preto, mantenha a tensão de flutuação a 13V e 28V

Excelente, era essas informações que preciso. Eu estou com uma placa solar cuja a saída nominal é 30V e ele vai ligado a um controlador de carga (que carrega a bateria de 24v). Estou pensando aqui se 30v está muito próximo dos 28,8 que é preciso pra carregar. Talvez eu use 2 placas FV em serie. Alguém tem alguma dica? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 minutos atrás, leaokrollew disse:

Excelente, era essas informações que preciso. Eu estou com uma placa solar cuja a saída nominal é 30V e ele vai ligado a um controlador de carga (que carrega a bateria de 24v). Estou pensando aqui se 30v está muito próximo dos 28,8 que é preciso pra carregar. Talvez eu use 2 placas FV em serie. Alguém tem alguma dica? 

 

Em série somará 60V... acho que o controlador não aguentará. Em paralelo, tu terás os mesmos 30V, mas com mais corrente (se o controlador permitir, se ele não limitar a corrente, claro)

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, ilkyest disse:

 

Em série somará 60V... acho que o controlador não aguentará. Em paralelo, tu terás os mesmos 30V, mas com mais corrente (se o controlador permitir, se ele não limitar a corrente, claro)

 

O controlador neste caso permite 250 V in e 100A

adicionado 3 minutos depois
2 minutos atrás, cesardelta1 disse:

Rapaz! você tem um belo sistema aí.

O controlador deve limitar a tensão e a corrente como o ilkyest disse, e cuidado ao ligar em série, ele também está certo quanto a isso.

 

Sim o controlador irá limitar e ajustar automaticamente as tensões ( só preciso setar o tipo de bateria nele). Minha preocupação é se trabalhar com uma tensão muito próxima (sem muita folga pra variações ) seria um problema.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E outra, geralmente os conversores/reguladores/controladores que conheci (LM da vida) não operam com faixa menor que 1,5V... assim sendo, um de 12, terás de dar pelo menos 14,5 para ele.

 

No seu caso, provavelmente o range mínimo para que ele seja capaz de regular (ou o que ele dissipe) não deve ser menor que 1,5V. Assim, se num dos piores horizontes imaginarmos 3V... estarias ainda dentro do range para ele começar a regular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!