Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu sempre me atrapalho nas coisas mais simples e sempre deixo de lado sem saber o porque de não ter funcionado.

Esse é mais um caso, mas resolvi vir aqui pedir umas explicações.

Um simples "monitor" de bateria com LEDs que se acha por aí, porém eu queria que esse "monitorasse" um banco de baterias 24V.

Voltmetro com led.png

Na simulação ele funciona, mas só na simulação hehehe, bom o LED vermelho de carga baixa funciona, só ele também.

Com minha vasta experiência eu imagino que possa ser R1 e R5 que polarizam os zeners, fiz uns cálculos e coloquei 1k,  para polarizar os zeners, mas não saturam os transistores.

Onde eu errei?

O original é esse azul, funciona perfeitamente.

voltimetro com-led_.png

EDIT

descobri meu erro,

pura falta de experiência!

O BC548 tem tensão máxima de 30V, o que numa bateria de 12V não teria problema, porém numa bateria de 24V onde o carregador pode chegar a 30V...

Coloquei um BC547 e funcionou normalmente.

Se alguém vir mais algum erro, por favor.

• Membro VIP
Postado

Não consegui vislumbrar necessidade de cálculos complexos e tal. Levo em conta apenas as tensões zener e vbe e algum insight (que você ainda vai ter) sobre os valores de resistores.

Confira isto (ou algo do gênero) :

Amarelo aceso abaixo de 24,2V

Verde (não era pra usar) acima de 25,5

Vermelho: sem comentário... devia ser trocado pelo verde né.

Postado
20 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Não consegui vislumbrar necessidade de cálculos complexos e tal. Levo em conta apenas as tensões zener e vbe e algum insight (que você ainda vai ter) sobre os valores de resistores.

Em alguns casos eu tenho esse insigth, mas eu não estou acostumado a usar diodos zener, então procuro fazer como aprendi.

Confira isto (ou algo do gênero) :

Amarelo aceso abaixo de 24,2V

Verde (não era pra usar) acima de 25,5

Pois é! esse negócio não é muito preciso mesmo, estou fazendo umas combinações de valores para ver se melhora, mas nem nas tensões exatas ele funciona direito hehehe

O seu amigo verde começa a acender com 23.7V

O amarelo ainda não troquei o transistor então não sei como está e o vermelho começa a acender com 22V.

Vermelho: sem comentário... devia ser trocado pelo verde né.

Não entendi essa aí do vermelho, aliás não entendo nem a sua implicância com o verde...

Quê sê tem contra o Parmêra meu? hahaha

• Membro VIP
Postado

Aquela hora tava com fome e não raciocinei direito (se é que raciocino) . Agora acabei de bater um prato de arroz com feijão.

Então deve estar tipo assim:amarelo=bateria baixa,  verde (af) = ok , vermelho=alta

Realmente não deve dar muita precisão. Pra esta façanha queira adquirir algum conhecimento em comparadores.

(só um ex. aproximado pra você entender o conceito)

fig03c.jpg

Hás de conseguir um 12V regulado p.ex. 7812.

Não estou achando na net mas se tu ligares os leds entre-saídas, vai dar o efeito que queres = acende 1 por vez. De fato foi exatamente isto que fiz há ... alguns anos pra colocar como medidor de combustível de uma .... brasilia ... 77

Postado

Isso, isso,isso!

Na verdade eu fiz o tópico porque eu não estava conseguindo fazer o circuito funcionar em 24V, estava achando estranho apanhar de um circuitinho desse, até descobrir a que estava ligando um transistor de 30V em 32, 33v. -_-

Eu entendo os comparadores, até já fiz um circuitinho tipo data logger da idade da ''pedra analógica'' hehehe

esse circuitinho é só para treinar, para modificar e aprender com os erros, a partir de hoje vou prestar mais atenção aos máximos dos componentes.

Deve dar um nó no cérebro de vocês quando veem eu postar umas coisas complexas e depois pedir ajuda em polarização de diodo zener né?...hahaha

É que eu sou auto didata e aprendo as coisas na sequencia errada. :P

Curiosidade: aprendi a dirigir em uma Brasília 74 :D

Postado

@cesardelta1

Faz um teste com um transistor de maior tensão e avisa se o fez... ainda estou com dúvida ^^ Por favor. 

Postado
5 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

@cesardelta1

Faz um teste com um transistor de maior tensão e avisa se o fez... ainda estou com dúvida ^^ Por favor. 

Já fiz!

Descobri logo depois de fazer o tópico, usei um BC547 que é para 50V e funcionou.

Na verdade, não é que não estava funcionando, é que tinha queimado o transistor quando eu coloquei 33V nele. -_-

Postado

Valeu, tava acompanhando e testando também no proteus... também aqui estava funcionando.

eu fiz os circuitos... separei tudo .. olhei correntes... tensão... Tenso... hahaha enfim, valeu. 

Postado

O mais legal de tudo ( pra mim) é que eu já estou conseguindo entender o funcionamento dos circuitos, pelo menos desses mais simples, e isso traz uma satisfação muito grande, me mostra que as pontas dos dedos queimados, os capacitores que estouraram na minha cara e o dinheiro com componentes não foram em vão.

Realmente as montagens são muito importantes para os novatos como eu.

Mas antes de comemorar muito, peço que me digam se entendi certo o circuito.

Analisando esse azul de 12v:

58c7ebfab7049_voltimetrocom-led_.thumb.png.fb0124f199ba3517564d9b6f89b7e027.png

Quando a tensão é maior que 12V, Q2 conduz acionando o led verde e aterrando o positivo do led amarelo, através do diodo D7 fazendo-o apagar, assim só o verde fica aceso.

Quando a tensão baixa próximo dos 10V, não há mais tensão suficiente para quebrar a barreira do zener de 12V, então Q2 entra em corte, assim o led amarelo não é mais aterrado e acende, Q1 já estava conduzindo e o led amarelo acende, Q1 também aterra o positivo do led vermelho e ele apaga, assim só o led amarelo fica aceso.

O positivo volta através de D7 até o led verde, mas não  o acende por que ele precisa de um negativo ali, não um positivo. O mesmo acontecerá entre o led vermelho e o amarelo.

Quando a tensão estiver abaixo de 10V não haverá tensão suficiente para os zeners conduzirem, então somente o led vermelho acenderá.

Assim que alguém tiver paciência de ler, por favor, me diga se esta correto.

Abraço

Postado

Acho que não é bem um corte imediato... ainda, segundo a simulação ocorre a passagem de corrente e tensão... não o suficiente para fazer o led brilhar... 

Led vermelho ligado, baixa tensão

1.thumb.PNG.55f0847110b1dd554dc9b29f3ce37f38.PNG

Acima da tensão de 10v 

2.thumb.PNG.7154fe22d8ae59bf8011ca92a6bf4b2c.PNG

cima de 12V 

3.thumb.PNG.78325386d7f0dad9dde8a1e4ac33bd44.PNG

adicionado 6 minutos depois

Adicionando

ah... eu fiz uma gambiarra e mudei a tensão do zener hehehehee 

Mas eu fiz o mesmo teste antes com os zenes adequados e dá no mesmo X) desculpa ai se alguém se confundiu X) 

Postado
57 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

Acho que não é bem um corte imediato..

Sim, eu percebi isso na bancada usando uma fonte ajustável, usei a palavra corte só para ilustrar e não complicar muito.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!