Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Primeiramente bom dia!

Então galera minha topologia é a da imagem anexada.

Motivos:

1. Nenhum dispositivo conectado a rede wireless do modem da GVT consegue exceder 10 mbs de velocidade de acesso nos testes de conexão, por isso decidi comprar um roteador wireless da D-Link AC1200 e o posicionar em um lugar mais estratégico no apartamento.
  2. Eu tenho um computador ligado diretamente ao modem da GVT, e gostaria que este pudesse conectar ao chromecast e a impressora que estão conectados ao modem da D-Link.
  3. Netflix e youtube em full HD não tocam direito na tv da sala.

Problemas:

1. Não é possível desligar o DHCP do modem da GVT; 
  2. Nas opções de modo da WAN existem três opções:
  • Automático;
  • xDSL; e
  • Ethernet

Outros detalhes:

• Minha conexão é de 25 megas.

Por fim deixo minhas dúvidas:

A possibilidade de passar outro cabo para o roteador da sala é complicada... não é impossível mas é bem difícil, as paredes aqui são de concreto e fica complicado passar um cabo para lá.

Seria possível deixar o modem da GVT como servidor DHCP, gerando IPs para todos os outros dispositivos mesmo estes conectados ao roteador da D-Link?

Att.

Márcio Cattini

Topografia casa.jpg

• 2 semanas depois...
Postado

@ExCeller Desculpa a demora amigo, quando eu desligo o DHCP no d-link ele não consegue alocar endereços de IP para os dispositivos conectados a ele.

Com os dois DHCPs ligados eu não consigo fazer um ping do Computador A pro d-link...

Mas todos os dispositivos ligados ao D-link conseguem fazer um ping no Computador A

Postado

Quem deve fornecer IPs é servidor DHCP do GVT, quando desativado do DLink. Lembrando que ambos tem que serem conectados pelas portas LANs (não use WAN).

• Curtir 1
Postado

Primeiramente desculpa eu havia respondido sem ver sua resposta!!

Você tava certinho, só um detalhe, tem que configurar um ip estático em modo lan.

Desligar o DHCP e ligar o cabo em qualquer porta que não seja WAN. (Pesquisei até encontrar isso antes de ver sua resposta!! mas valeu!!!)

Assim ele passa a funcionar como Wireless Access Point.

Problema é que, pelo menos no D-Link DIR-822, não consigo acessar a interface de configuração mais.

No site da D-Link tb não explica nada.

Abs e obrigado pela ajuda.

Postado

Aqui em casa em fiz assim para ter acesso a todos os equipamentos na rede:

Coloquei o DHCP do GVT para fornecer IP na faixa de 100 ao 200 onde o IP dele é 192.168.25.1

Roteador 2: IP: 192.168.25.2 (DHCP desativado e conectado pela LAN/LAN)

Roteador 3: IP: 192.168.25.3 (DHCP desativado e conectado pela LAN/LAN)

Com isso tenho acesso aos roteadores, pois seus IPs estão na mesma faixa.

192.168.25.1 - acesso o gvt

192.168.25.2 - acesso o Roteador 2

192.168.25.3 - acesso o Roteador 3

Att.

• Curtir 1
Postado

Eu fiz exatamente isso mas n consigo acessar o roteador 2!!!

Configurei um IP fixo nas configurações de Internet do roteador e o mesmo no modem da gvt!!

O roteador deixa de ser acessível assim que eu desplugo da porta wan pra uma porta qualquer, nem por cabo consigo conectar a ele...

Deve ser alguma coisa dos roteadores d-link eu suponho... Mas no mais tá perfeito. Eu só tive que resetar ele pra configurar senha de wifi e o nome do ssid uma vez, acredito que não vou alterar mais as configurações dele porque já me atende bem legal, só é chato porque se um dia precisar atualizar o software ou qualquer coisa vou ter que resetar.

gvt.jpg

Postado

Se desativou os servidores DHCP dos roteadores clientes, colocou Ips diferentes na mesma faixa; não tem porque não funcionar.

Talvez seja problema na firmware do dlink, já teve um caso aqui no fórum, que foi só atualizar o firmware e os problemas resolveram. Não é normal ficar resetando equipamento.

PS. Não é necessário reservar endereço IP para o router dlink no GVT (como na imagem postada), visto que o mesmo, nestas configurações que passei, o IP é fixado no próprio dlink e ele está conectado em bridge pelas portas LANs ao GVT. E o DHCP do gvt está entre 12 e 240, portanto não haverá conflito.

• Curtir 1
Postado

O chato é que essa versão do firmware é a mais recente... saiu agora dia 18 de março!!

Só a última coisa se eu tirar a reserva de IP o roteador não aparece como um dos dispositivos conectados, pode ser também um problema desse modem GVT...

Vou aguardar alguma atualização porque infelizmente acho que não há mais nada a se fazer!! Mas valeu mesmo pelo tempo e dedicação!!! Obrigado!! 

Acredito que esse post pode ajudar outras pessoas com o mesmo problema até porque uma pesquisa no google retorna resultados escassos!

Postado

Mais o Router cliente, em modo bridge, não deve aparecer como um dispositivo conectado e sim os diapositivos conectados a ele (dlink) e sendo gerenciados pelo GVT. Tendo esse esquema aqui, e funcionada perfeitamente (meus modens clientes são da TPLink).

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!