Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá Boa noite, não se se criei no lugar certo, estou com um problema com minha GA78LMT + FX 6300, Aparentemente a parte superior esquerda da placa-mãe logo ao lado do processador está esquentando muito próximo aos 55C, o fx 6300 a full load 43c, a placa-mãe fica quente a Ponto de esquentar a parte superior do gabinete, Alguém tem alguma ideia do que seja ?

• Membro VIP
Postado
16 horas atrás, Luiz Lourenço Neto disse:

Aparentemente a parte superior esquerda da placa-mãe logo ao lado do processador está esquentando muito próximo aos 55C, o fx 6300 a full load 43c

Por curiosidade, você está medindo isso como? Por quanto tempo até esquentar o gabinete?

Postado
2 horas atrás, Evandro disse:

Por curiosidade, você está medindo isso como? Por quanto tempo até esquentar o gabinete?

@Evandro Medi em diversos programas como HW Monitor, até mesmo na BIOS, segundo aos programas essa alta temperatura é na TMPIN2, Realmente fica quente ao Ponto de esquentar a parte de cima do gabinete, uso dois coolers de 120mm, na frente para entrar o ar frio e outro atrás pra retirar, comprei mais 1 de 140mm pra lateral, alguma sugestão ? 

adicionado 2 minutos depois

@Evandro Em Idle uns 4 minutos já fica meio quente nada que incomode, quando jogo jogos mais pesados fica quente a parte superior esquerda do gabinete, muito quente, mesmo em full load o FX 6300 fica 43/45c, comprei um cooler pra ver se resolve, esperando chegar..

• Membro VIP
Postado

@Luiz Lourenço Neto tudo bem que metais são bons condutores de calor e, por indução isso pode acontecer, mas se fica bem quente no gabinete eu não acho que o VRM está a 65 graus.

Na minha época não tinha medição dessa temperatura por programa, usávamos métodos bastante avançados como o dedômetro. :D

Eu faria uma "ideia de girico", que é colocar um termômetro nessa parte do gabinete e ver o que ele marca, testaria também no VRM.

É mais seguro se você tiver aqueles "termômetros pistola". (não me responsabilizo por dedo alheio queimado)

O que o @RS Faria perguntou sobre a fonte também é importante, se ela for de baixa qualidade, o ruído elétrico produzido por ela pode estar estressando os MOSFETs da placa-mãe.

Postado
agora, Evandro disse:

@Luiz Lourenço Neto tudo bem que metais são bons condutores de calor e, por indução isso pode acontecer, mas se fica bem quente no gabinete eu não acho que o VRM está a 65 graus.

Na minha época não tinha medição dessa temperatura por programa, usávamos métodos bastante avançados como o dedômetro. :D

Eu faria uma "ideia de girico", que é colocar um termômetro nessa parte do gabinete e ver o que ele marca, testaria também no VRM.

É mais seguro se você tiver aqueles "termômetros pistola". (não me responsabilizo por dedo alheio queimado)

O que o @RS Faria perguntou sobre a fonte também é importante, se ela for de baixa qualidade, o ruído elétrico produzido por ela pode estar estressando os MOSFETs da placa-mãe.

EVGA 430W 80 Plus, acho que da conta, comprei um cooler de 140mm pra lateral mais ainda vai demorar pra chegar, por isso fiquei meio preocupado, já que a placa-mãe ta com 2 meses, e ainda não tenho ideia é problema 

Postado

FX 6300 BLACK EDITION

8GB HIPERX

GTX 750TI

EVGA 430W 

2X HD 500GB

1 COOLER 120MM Na frente empurrando ar  e outro atrás puxando ar

Hoje mesmo marcou 65C Essa TMPIN2, deu pra notar o gabinete ficou muito quente colocando a mão em cima

adicionado 53 minutos depois

Mais alguem ? mesmo como ele disse que a temperatura poder ficar 100C - 120C, ficando o gabinete quente desse jeito, nunca vi isso

Postado

@Evandro Opa evandro, verifiquei as temperaturas pelo AMD OVERDRIVE, a margem termina dos núcleos ficaram 41c de cada núcleo, Também mostra a TMPIN1, 2 , 3 , 4, que ficaram cerca de 14c cada, sendo que em outro programas a TMPIN2 mostrar 50c/60, alguma ideia ?

Postado

Até mesmo na BIOS o processador está normal, verifiquei as temperaturas também no SpeedFan, e amd over, porém há algo estranho, essa temperatura TMPIN2 no overdrive fica 15c, mas HWmonitor e Speed 50c/60c

Postado

@Evandro Evandro, percebi o problema essa placa-mãe é "errada" pro FX 6300, pois a posição do dissipador dela joga o ar para cima e para baixo, assim esquentando a parte de cima e gabinete, fica melhor virar o cooler ao contrário jogando o ar para pra o lado oposto do dissipador ? A temperatura subiu bastante assim.. pra entender melhor o dissipador é na vertical assim jogando o ar na parte superior do gabinete, e esquentando outros componentes.

20170319_173249.jpg

adicionado 5 minutos depois
5 minutos atrás, Luiz Lourenço Neto disse:

@Evandro Evandro, percebi o problema essa placa-mãe é "errada" pro FX 6300, pois a posição do dissipador dela joga o ar para cima e para baixo, assim esquentando a parte de cima e gabinete, fica melhor virar o cooler ao contrário jogando o ar para pra o lado oposto do dissipador ? A temperatura subiu bastante assim.. pra entender melhor o dissipador é na vertical assim jogando o ar na parte superior do gabinete, e esquentando outros componentes.

20170319_173249.jpg

Se da pra ver na foto o dissipador está jogando ar pra cima e pra baixo, ''pra cima'' esquentando a parte superior do gabinete e componentes proximos

Postado
agora, Evandro disse:

@Luiz Lourenço Neto mas o cooler sopra ar pra todo lado, não entendi o que você quis dizer ou fazer.

Cara é assim esses Dissipadores da amd eles são na vertical? Como assim, o cooler deles sopra o ar em direção ao dissipador, porém o dissipador tem um tipo de direcionamento de ar, esse direcionamento só joga o ar para cima e pra baixo, no meu bem entender ele era pra ficar na horizontal 

• Membro VIP
Postado

@Luiz Lourenço Neto meu cooler velho de guerra do Athlon 64 é assim como você descreveu, todas as cristas do dissipador estão orientadas pra um lado, o seu da foto está para os 4 lados. ;)

Sobre o modo de encaixar, isso depende do encaixe para a presilha na placa-mãe, não dá pra instalar ele "de lado", porque não tem crista no plástico da armação onde prende o cooler.

Talvez com um cooler diferente do box você consiga, mas, pelo que o mestre testou, não compensa:

Postado

Nossa, então vou ter que deixar quente assim mesmo? comprei um cooler lateral de 140mm será que vai ajudar ?

adicionado 28 minutos depois
27 minutos atrás, Luiz Lourenço Neto disse:

Nossa, então vou ter que deixar quente assim mesmo? comprei um cooler lateral de 140mm será que vai ajudar ?

É como se o ar ficasse acumulado em cima, tem um cooler de 120mm puxando o ar pra fora, mas é como se não adiantasse

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...