Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

TV que encontrei na rua para ser descartada. Ela já passou por serviço, estava com uma etiqueta em que consta o seguinte: "Def- Fonte de Alimentação 16/05/13 $100,00". Ela possui zinabre na parte traseira do circuito, não possui mais a conexão S-vídeo (provavelmente se perdeu no zinabre quando foi reparada). Contudo, tenho perfeita condutividade em todas elas, apesar da ferrugem na superfície, por isso reparei apenas a trilha que não tinha condutividade, até porque as outras envolvem resistores smd's e eu quero mexer o mínimo possível, só o que for necessário. Eu também renovei algumas soldas.

Sintoma inicial (no segundo 00:23 foi ela que se desligou sozinha, é o tempo que ela levava pra entrar em proteção, uns 18 segundos. No sintoma atual leva uns 10 segundos):

Sintoma atual:

A trilha que vai do positivo do C713 até o jumper que leva ao R725 e pino 1 do cabo flat FC803 estava sem conduzir (zinabre na trilha). Refiz a ligação com um fio de cobre e o sintoma mudou completamente, eu não tenho mais a imagem instável e com linhas de retraços como no vídeo acima. Não chega a ter nenhuma. Ela continua ligando, acende os filamentos do tubo, mas agora ela fica sem imagem e só pisca uma vez a tela com um clarão antes de se apagar, juntamente com um leve barulho, ficando só o led vermelho piscando 1 vez em intervalos assim como era antes. Tirando da tomada eu posso ligar novamente com esse sintoma. Outro detalhe que reparei é que agora ela tem um leve vazamento de alta na chupeta (ele não está furado, a claridade sai da borda). O vidro onde a chupeta pega tem uma gota de cola/plastico ressecada que eu não tirei.

Tira teima:

Eu cheguei a remover a nova ligação que eu fiz apenas para ver se o sintoma inicial do vídeo retornava, e de fato retornou. 

Esse dois capacitores no fundo da placa podem ter sido do serviço que fizeram nela. Apenas esse fio laranja foi acrescentado agora para reparar a trilha danificada que citei acima.
philco1.jpg

philco2.jpg

Esquema: PCS-2976S.pdf

Postado

@hardtecnica

opa!

Quanta informação boa.

Ajuda muito.

Estou saindo agora e retorno mais tarde e vejo tudo o que postou.

Até breve  :)

Postado

@hardtecnica

bom dia.

Faz uma limpeza com álcool isopropílico na altura de R703/ acho que tem sobras de solda atrapalhando este ponto.

O primeiro passo é verificar se tem os 180V na plaquinha do tubo.

dá uma conferida e ressolde o que for necessário nela/

além disso, checa se a alimentação do CI vertical está correta, e dependendo do resultado, ressolde esse ci e troque os capacitores da fonte simétrica.

• Coordenador
Postado

Como o colega @Classificados Mineiro acima bem disse, o defeito inicial era falta da alimentação dos 180V (trilha rompida), como você refez ela, aquela tela branca sumiu! Contudo o defeito dela não era só esse, talvez esse zinabre que ainda esta na placa esteja interrompendo o vídeo, mas não tem como saber!

Tem que sair testando tudo mesmo...

• Curtir 2
Postado

Pessoal. Esses dias eu ainda não a abri novamente por falta de tempo. Hoje acredito que vou me dedicar a ela. A boa notícia é que agora ela dá imagem normal, mas só dura uns 6 segundos antes de apagar e piscar a tela entrando em proteção, o vazamento permanece (eu sei pelo chiadinho). Minha teoria é que talvez o zinabre como BC citou, apesar de estar mantendo condutividade deve estar bagunçando a corrente. 

Esse vazamento pode ser uma causa ou consequência do defeito? Ou seja, tratando a fixação da chupeta poderia resolver? (Cola quente talvez)

Eu pensei nessa outra teoria porque como agora ela tá levando mais tempo pra entrar em proteção, exibindo até imagem, pode ser talvez pelo fato da chupeta estar quem sabe mais assentada.

Postado

@hardtecnica

Não é só isso!.

Mas limpe direitinho a área da ventosa, retire o po que acumula ao redor, aplique silicone e deixe secar.

! Antes de passar o silicone, certifique que o tubo está descarregado.

Postado

Uma outra duvida. Esse vazamento oferece algum risco no caso de tirar as medidas da placa? Se o cinescópio poderia ficar energizado.

adicionado 14 minutos depois

Eu devo passar a cola na parte externa da borda, correto? 

Postado

Pessoal. A TV está funcionando as 1000. Raspei o vidro onde pega a ventosa com um cartão plástico e tirei todo a cola plastica ressecada, nem cheguei a aplicar o silicone, resolveu só raspando. De início , 1 vez, ela ainda ficou com o mesmo sintoma, mas depois parou e não retornou mais. Até já removi e recoloquei a chupeta por tira teima e continua funcionando aqui.

Só notei uma coisa, que deve ser bem normal, mas vale perguntar. Ela tá emitindo um zunidinho no flyback em standby. Quando liga some e se torna apenas aquele som de alta frequência em 15khz. É normal ou devo verificar mais alguma coisa?

adicionado 4 minutos depois

Ela também está emitindo um som de RF que não sai apenas da caixa de som (parece vir também do fly back, aumenta um pouco caso o sinal seja muito branco na tela). Mas é baixo. Só eu noto isso aqui.

Postado

@hardtecnica

Que Boa notícia colega!!!

O ruído em standby deve vir do chopper/ certifique que é isso mesmo.

Caso seja mesmo o chopper, confere todos os capacitores da fonte primária.

Citação

Ela também está emitindo um som de RF que não sai apenas da caixa de som (parece vir também do fly back, aumenta um pouco caso o sinal seja muito branco na tela). Mas é baixo. Só eu noto isso aqui.

Parece ser coisa de solda fria na PCI do tubo ou driver do horizontal;

Pode ser que a frequência de 15Khz esteja flutuando; 

algum diodo ou resistor com problema na linha de ABL;

Capacitor de +B ou da fonte primária fraco;

Ou Capacitor de poliéster que fica na PCI do tubo;

Nível DC incorreto na linha de 180v do RGB.

Bom, se deixar de ver isso, a imagem ficará serrilhada em alguns dias/ não é praga, é tendência.

Postado

Infelizmente eu não tenho capacímetro pra fazer uma geral na fonte. O ruído podia ser ou não do chopper, era difícil saber. Mas na verdade você tem que colar o ouvido pra escutar esse ruído bo standby, ele é bem baixinho. Não sei se foi depois que fechei e estabilizou a placa ou se é por que já está aqui há algum tempo ligada. O RF também eu devo acrescentar, pode ser reverberação da caixa de som.

Esse serrilhado seria algo irreversível? 

Postado

@hardtecnica

Não se preocupe com isso.

O ruído do chopper bem baixinho é normal.

Às vezes atropelamos alguns defeitos imaginando que não vai evoluir/ mas acontece!

O serrilhado na imagem é um defeito bobo e fácil de consertar, algumas vezes.

Com relação ao equipamento pra medir capacitancia, pide usar um multímetro analógico no lugar/ resolve muitos problemas.

Alguns capacitores eletrolíticos gostam de "cantar".

Tem que ver o que te falei acima. 

Postado

Tudo bem!

Qualquer coisa estamos aí.

Pra que não fique dúvidas:

O "ruído" baixinho do chopper quando em standby é normal/ não é qualquer ruído e não é regra.

Parabéns pelo conserto.

Ainda que persista mais alguns defeitos, você merece os parabéns.

Abraços colega e até a próxima oportunidade ou quando precisar.

Postado

Pior que fico no sentido de abrir de novo (hehehe). Mas vou me controlar porque pode ser algo normal e você até já me recomendou a mexer o mínino possível nessas TVs (claro que nesse caso eu posso estar sendo displicente em não seguir de pronto sua recomendação mais acima).

Agradeço a vocês por toda a atenção. Até o tópico da Gradiente.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!