Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, algum tempo atrás trouxe um problema que estava tendo com um FX 6300, e aparentemente o problema era a placa-mãe, porém agora consegui um pouco de dinheiro e decidi trocar ela, eu tinha uma ASUS M5A78L-M LX/BR, que continha um Chipset antigo e poucas fases de alimentação, e troquei por uma ASRock 970A-G/3.1, que tem o Chipset 970a e 8+2 fases de alimentação, porém o problema persistiu, desativei Turbo Boost, e funcionalidades de economia de energia, porém nenhum resultado, decidi então fazer um teste de "stress" na CPU, e reparei que os Clocks caíram, vou colocar anexado as prints do HWMonitor, e queria saber se alguém poderia me ajudar a solucionar isso

HWMonitor.png

HWMonitor2.png

Especificações:

Processador: AMD FX6300

Placa-mãe: ASRock 970A-G/3.1

Memorias: 1xHyperX 1600 MHz 4 GB

1xG.SKILL 1333 MHz 2 GB

Placa de Video: GTX 1050 TI

Fonte: Corsair VS500

Obs: uso os 8 pinos do conector ATX12 da CPU

Postado

Eu usava um da Coolers Aster, TX3 EVO, e acontecia os mesmos travamentos, pesquisando em alguns locais dizia que ele poderia fazer os VRMs esquentar, por falta de ventilação, então retirei e deixei o cooler box, e um outro cooler virado pros VRMs, porém continua os travamentos

@grievous

Postado

@grievous

Vou dar uma olhada e tentar passo a passo, você poderia me tirar uma dúvida, aproveitando o tópico e tudo mais, a fonte poderia ser a causa do problema? Ela faz alguns ruídos de vez em quando, e fico meio em dúvida, procurei um pouco sobre e vi que um cara usava uma fonte dessas da linha VS da Corsair, e teve problemas com a alimentação da GPU, porém foi o único caso que achei

@Edit

Outra coisa que esqueci de mencionar, tentei procurar pelo Load Line Calibration nessa BIOS, porém não achei, ela pode estar com algum outro nome?

• Membro VIP
Postado

@MoonRey Esses ruídos seriam coil whine? Se for é normal apesar de irritante.

Você pode começar a aprofundar mais medindo as voltagens com multímetro e verificando as temperaturas se elas realmente estão boas pois os sensores da placa-mãe nem sempre são confiáveis. Sua fonte é de boa qualidade e acredito que não era para interferir no clock do processador mas nunca se sabe, veja se não consegue uma emprestada com algum conhecido apenas para testar.

Quanto ao Load Line Calibration eu não saberei te dizer, talvez esteja abreviado como LLC.

• Curtir 1
Postado

@grievous Olá, consegui uma fonte de 450W pra fazer o teste, e continua o mesmo problema, então acabei por descartar a fonte, gostaria de tirar mais algumas dúvidas com você, em um mesmo jogo eu reparei o seguinte: Se eu deixo os gráficos no mínimo, as pequenas travadas praticamente somem, se eu aumento um pouco que seja, elas já aparecem novamente, minha dúvida é a seguinte, quanto maior as configurações gráficas, mais exige da CPU + VGA, ou o uso da CPU continua o mesmo, independente da configuração gráfica no mesmo jogo, porém só a VGA que acaba por utilizar mais do seu potencial?

• Membro VIP
Postado

@MoonRey Quanto maior as configurações gráficas, mais será exigido da VGA e menos da CPU. Porém existem alguns jogos que exigem da bastante CPU como GTAV ou The Witcher 3.

Quanto menores as qualidades gráficas, mais frames a VGA rodará o game exigindo mais da CPU pois ela quem pede para desenhar as coisas na tela então aumenta a quantidade de chamadas (drawcalls).

O problema é que se o clock da CPU despencar a VGA sente a pancada. Você testou todas as paradas lá do overclock.net?

• Curtir 1
Postado

@grievous  Então, eu fiz separado, um por um do overclock.net e depois fui deixando todos juntos, coloquei as opções simultâneamente, porém o problema persistiu, vou explicar melhor sobre a pergunta que fiz anteriormente, o jogo que fiz o teste foi no CS:GO, com os gráficos no mínimo, o jogo não apresentou as "travadinhas", que acontecem ocasionalmente, quando aumentei um pouco o gráfico, as travadas apareceram, mas descarto a GPU não aguentar os gráficos mais altos, pois o FPS tá em 120 aleatoriamente dá uma despencada; com sua explicação sobre como funciona a GPU/CPU nos jogos, acabou me levando a uma dúvida, pode ser que não tenha nada a ver e o problema seja outro, mas essas travadinhas começaram quando fiz a troca da fonte e da GPU, o que me leva a pensar que talvez seja algo com a GPU, pois a fonte já foi descartada, uma coisa que vou tentar fazer, já que estou com poucas opções, é na BIOS da própria GPU, desativar o Boost 3.0, e ver se tenho algum tipo de resultado, pois o clock padrão dela segundo a NVIDIA é 1290MHz, e com o Boost sobe pra mais de 1700MHz, se tiver mais alguma ideia do que posso fazer, ficarei grato, logo retornarei com os resultados desse teste

Obs: nas especificações da NVIDIA deveria ter Boost de apenas 1,3x, e no site do fabricante da minha placa (Zotac), diz que com o Boost não passa de 1400 MHz, o que achei estranho é estar chegando até 1700 MHz com Boost, o modelo da minha GPU, sendo mais específico, é a GTX 1050 TI Mini

• Membro VIP
Postado

@MoonRey Realmente está difícil essa.

Quando você joga o clock do processador despenca ou é apenas quando está em idle? Porque se o processador manter-se estável durante os jogos pode ser que o problema não seja nele mesmo.

Quando você trocou a GPU qual era a que você tinha anteriormente? Qual seu sistema operacional?

Postado

@grievous  Em jogos como GTA V, vejo o pelo HWMonitor o clock do processador despencar de 3500, muitas vezes pra 1500-2000, mas em jogos como o CS:GO ele mantém em 3400 - 3500, como eu desliguei as economias de energia, em Idle ele mantém em 3473-3500, sem cair os clocks.

Anteriormente eu usava uma AMD R7 240 2GB DDR3, usei ela tanto com o Windows 7 64 Bits quanto o Windows 10 64 Bits

O máximo de temperatura que minha GTX 1050 TI pega em jogos é 45°C, o processador não passa de 40°C, as temperaturas da Mobo são constantes, raramente varia 1°C~2°C

Postado

@grievous  O computador foi formatado assim que troquei de VGA e fonte, deixei todo atualizado, drivers da CPU/MB/GPU/Windows, as opções de energia do Windows eu não modifiquei, só os do processador pela BIOS

• Membro VIP
Postado

@MoonRey Acho que resta testar com outro Windows ou testar com a GPU antiga para ver no que que dá.

Antes tente mudar as configurações de energia do Windows para Alta Performance.

Postado

@grievous Mesmo deixando em alto desempenho aconteceu o problema... Acabei ficando com mais uma dúvida, essas placas alimentadas por PCI Express, sem pinos extras, usam VRMs da placa-mãe ou tem seus próprios VRMs como as com conectores de alimentação extra?

• Membro VIP
Postado

@MoonRey o VRM da placa-mãe possui várias fases e cada uma é encarregada de fornecer energia para os componentes da placa-mãe.

Conforme imagem abaixo:
cdh_vrm_16.jpg

Então não acho que esteja interferindo. Você ainda tem a VGA antiga?

Postado

@grievous  Olá, então, eu tentei modificar a BIOS dela, mas me parece que os programas de edição da GTX 10 Séries ainda não é compatível com essa placa, então eu troquei pela BIOS da MSI (Mesmo modelo, mesma arquitetura, Memórias, só muda clock, vcore, etc), porém o problema persistiu, porém acho que descobri o problema, fiz um outro teste enquanto jogava algo mais pesado (GTA V), e joguei até começar as travadas, quando começou essas travadas, eu coloquei um cooler em cima da GPU (Vou anexar a imagem logo a baixo), e as travadas diminuíram consideravelmente, antes caia de 80 FPS pra 10/0 FPS, com o cooler em cima da placa, cai por exemplo, de 80 pra 78/75, porém é perceptível, diminuiu mas ainda existe, o que posso fazer pra resolver isso? Levando em consideração que com esse teste o problema realmente é a placa esquentar

Obs: Além do Cooler em cima da placa, deixei o cooler da própria GPU em 100%.

Obs2: No msi a placa não passa de 45°C sem o cooler em cima da placa, isso que é o mais estranho

P_20170325_115934.jpg

• Membro VIP
Postado

@MoonRey Pode ser que o sensor ou o software esteja realizando a leitura das temperaturas de forma errada. É curioso uma placa de vídeo não passar dos 45ºC porque normalmente elas chegam a 70~80ºC em load.

Tire o cooler de cima da VGA e veja se os clocks dela diminuem quando começa a travar. Você também pode, com muito cuidado, triscar o dedo no dissipador para ver se as temperaturas correspondem com os 45ºC indicados pelo CPUID.

Postado

@grievous  Quando começa as "travadinhas", o clock da GPU cai pra 200 ~ 300 MHz, já o dissipador, eu não consigo colocar o dedo, ele tem uma proteção de plástico em volta, e em cima o cooler, mas a variação da GPU chegou até 48°C pelo Afterburner

• Membro VIP
Postado

@MoonRey Então alguma coisa não está certa, esse sensor não deve estar mostrando a temperatura correta. Baixe outro programa como o Aida64 e veja se muda alguma coisa.

Quando a VGA ultrapassa a temperatura limite ela intencionalmente reduz os clocks para tentar diminuir as temperaturas, isso se chama Thermal Throttling. Seu gabinete é ventilado? Possui ventoinhas?

Tente alterar a curva da ventoinha da placa de vídeo para ficar rodando a 100% o tempo todo e veja se o problema persiste.

Postado

@grievous  Meu gabinete tem 2 coolers de 120mm, um fica na parte frontal, e outra na parte traseira, já tentei colocar o da frontal na parte lateral do gabinete pra ver se ventila melhor, mas não tem grande diferença, o que pretendo fazer é comprar mais um cooler e colocar na lateral pra ver se tenho algum tipo de mudança real, vamos ver no que dá, o que acabei de fazer foi o seguinte, baixei o programa que é disponibilizado pela Zotac, que se chama "FireStorm", e nele pude modificar algumas configurações da ventoinha (Vou deixar mais uma print anexada pra mostrar melhor como fiz), e troquei a BIOS da GPU por uma mais fraca, essa BIOS que peguei tem os clocks padrões disponibilizados no site da NVidia, que é 1290 MHz (A minha BIOS original vem setado em 1304), aparentemente as travadas pararam, fiquei um tempo jogando, uns 30 minutos, e não teve quedas de FPS, nesse tempo com a BIOS original já teria caído o FPS, mas vou continuar fazendo mais testes, pra ver se tenho o problema novamente, jogar por mais horas, tentar forçar um pouco mais a GPU, porém é ruim, porque paguei por um produto e preciso ficar modificando ele pra funcionar do jeito que deveria... Logo te retorno com mais notícias, agradeço toda ajuda que me deu até o momento

Link da BIOS de outra marca que coloquei com as especificações e tudo mais: https://www.techpowerup.com/vgabios/187379/inno3d-gtx1050ti-4096-160928

Obs: a print anexada mostra um gráfico em que quanto mais temperatura, uma % da ventoinha é pré definida, por exemplo: Se chegar em 50° ela sobe pra 80%, se ficar em 40° ela fica em 60% da ventoinha.

FireStorm.png

@Edit

O problema até diminui, mas acontece as "travadinhas" uma hora ou outra... Acho que me vejo obrigado a trocar de VGA, pra não ter mais dor de cabeça, a pergunta é... Uma GTX 1050 Ti, se compara mais com uma RX 460 ou uma RX 470? Estou querendo voltar pra minha velha AMD... Mas dessa vez com dissipadores e coolers melhores

• Membro VIP
Postado

@MoonRey O desempenho da GTX1050Ti está na lacuna entre a RX460 e RX470.

O problema que eu vejo parece que ou o sensor de temperatura está errado ou a placa está fazendo o Throttling sem necessidade. Não tem como você deixar mais agressiva essa curva? De nos 30ºC já rodar com uns 60~70% de força?

Talvez enviar para o RMA.

Postado

@grievous É, essa ta mesmo cada vez mais complicado, comprei mais dois coolers um pouco mais fortes, da PCYes linha Fury, pra ver se ventila melhor o gabinete já que as temperaturas parecem normais, mas o problema continua, então fiz uma verificação nos HD's e no meu HD principal, aonde uso jogos, memória virtual, sistema, apresentou problema em apenas no que aparece na foto, em amarelo, isso pode causar as quedas? Cada vez mais que tento achar o problema, mais fico confuso, pelo menos aprendo um pouco com isso tudo

HD.png

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!