Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, estou tentando elaborar um projeto de um circuíto timer com a finalidade de "passar a vez". Porém, sou leigo no assunto e preciso da opnião de vocês.

O projeto consistiria basicamente na função:

1. Programar o tempo desejável ->

2. Começa a contagem regressiva ->

3. A contagem chega no fim ->

4. Toca algum som para alertar ->

5. Ocorre um delay de 2 segundos para a próxima pessoa se preparar ->

6. A contagem recomeça automaticamente (loop).

Então, o que vocês me aconselham para fazer esse projeto sair do papel?

Dei uma pesquisada e vi que dá para fazer com Arduino, PIC, PTH, entre outros. Só que como não tenho experiência, não sei qual devo utilizar para não gastar mais do que preciso.

Desde já, agradeço muito a quem responder.

hahahah :)

Postado

O Arduino tem muita coisa pronta, os shields facilitam muito a montagem e desenvolver o software. Pesquise que provavelmente vai achar o que precisa praticamente pronto.

Postado

Sim maninho, já tinha dado uma olhada, achei bastante coisa pronta mesmo.. Mas o problema é que eu tava tentando evitar o Arduino, pois só a placa dele já ultrapassa o preço que estou tentando alcançar..

Valeu a força!

Postado

@Fellipe Wiggers ,

voce pode também usar apenas um processador Avr em vez do Arduino todo, pode ser um Atmega da vida, ou um Attiny. Nada vai ser mais barato do que isto.

Ou pode ficar doidinho e usar alguns integrados Cmos e umas portas lógicas. Sai mais barato, mas dá 100 vezes mais trabalho.

Paulo 

Postado

Posso estar errado, mas acho que com um NE556 dá para fazer isso. Programação simples, por chave seletora. Com uma chave seletora, escolhe o tempo variável, será um monte de resistores em série da base RC do temporizador. Ou pode ser por potenciometro tb, sai bem mais barato. o segundo temporizador será para o delay de 2 segundos. Use a saida dele para disparar um buzzer, led ou qq coisa que o valha além de fazer o trigger do primeiro temporizador. Configuração em monoestável. Vai te custar umas 2 cervejas.

Postado

Olha AQUI igual tirando alguns detalhes ao seu projeto. se você clicar na aba de componentes você pode ver o que usaram e para ver o código ter* que logar (eu não vi o código heheeh) 

Depois de fazer uma boa escavada* achei o código sem tem que fazer login Aqui2 só fazer umas pequenas mudança e acabou... Esse mic AT89C51 está por 3~10 reais no mercado livre e as peças usadas também não são caras*. 

Como disseram você pode fazer fazer com o arduino, só usando o mic dele o atmega328 que está no mercado livre 10 reais. E outros pics estão nessa mesma faixa de 10 reais... 

• Membro VIP
Postado
13 horas atrás, aphawk disse:

um Atmega da vida, ou um Attiny. Nada vai ser mais barato do que isto.

Os da linha ST os são... (to tendo um dejavu)

11 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Posso estar errado, mas acho que com um NE556 dá para fazer isso.

Podemos estar errados juntos mas acho que você está certo se o garoto colocar um ou + cd4017 pra fazer a contagem do tempo e acionar o som com alguma saída

• 3 semanas depois...
Postado

hum... que pena. Obrigado por avisar ^^ sempre é bom ver um retorno ^^

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!