Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pentium 4 Northwood, Qual O Melhor?


Edde

Posts recomendados

Pessoal, como meu PC é de 2,4 Ghz sem Hyper Theading e sem FSB de 800 ,

eu pretendo comprar um Northwood com HT, com 512 no L2 e com FSB de 800.

Agora vem a dúvida:

Qual o que tem melhor desempenho, estabilidade e que não aqueça tanto?

O de 2.4Ghz , 2.8Ghz ou o de 3.0Ghz ?

É verdade que os NorthWood, mesmo com o cache menor que os Prescotts ( que é de 1MB) , aquecem bem menos??? Falam até que o Northwood de 3.0 tem desempenho melhor que o Prescott de mesma freqüência?

Os experts no assunto poderiam me ajudar?

EU agradeço desde já!

Edde

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Edde+13 ago 2004, 14:33-->
Bernard@13 ago 2004, 07:22

pega o 2.8ht e seja feliz...

tem certeza dessa sua resposta?

Estava lendo sobre os 3.0c e falava muito bem.

O que lhe fez concluir que o 2.8 é melhor?!?!

tem o desempenho quase parecido com o 3.0 e custa um pouco menos, ai d apra economiza um poquim...hehe

caso isso não seja problema, compre o 3.0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Edde@13 ago 2004, 17:33

Independente do preço ( tirando o Xtrem Edition)...

QUal é o melhor?

O 2,8Ghz  ou o de 3,0Ghz??  Ambos NorthWood , FSB 800, HT  e L2 de 512.

QUal o melhor dos dois em estabilidade ???

Só falta isso para eu me decidir.

Se você usar sem overclock os dois tem a mesma estabilidade .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou usar sem Overclock, mas se um dia eu optar para fazer OVER.

Qual o que se sai melhor?

O de 2.8Ghz ou o de 3.0Ghz ?

Ambos nas especificações acima, ok?!

Outra curiosidade, se alguém souber um link a respeito eu agradeço, qual dos 3 citados ( 2.4C Ht, 2.8C ht e 3.0Cht ) aqueçe mais?

SE houver muita diferença, quais são as diferenças de temperatura?

SE as diferenças forem ridículas então o 3.0 seria o melhor, né?! Ou não?!?!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

você precisa dizer o que é que você vai usar na máquina. Não tanto porque o Prescott e o Northwood são diferentes, mas a questão é que para muitas coisas o seu processador já é bem razoável. você deveria dizer o que você usa.

Quanto a dúvida sobre desempenho, na maior parte dos aplicativos o Prescott é mais lento (muitas vezes o 3.2E é mais lento que o 2.8C)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Edde@13 ago 2004, 18:53

Vou usar sem Overclock, mas se um dia eu optar para fazer OVER.

Qual o que se sai melhor?

O de 2.8Ghz ou o de 3.0Ghz ?

Ambos nas especificações acima, ok?!

Outra curiosidade, se alguém souber um link a respeito eu agradeço, qual dos 3 citados ( 2.4C Ht,  2.8C ht e 3.0Cht ) aqueçe mais?

SE houver muita diferença, quais são as diferenças de temperatura?

SE as diferenças forem ridículas então o 3.0 seria o melhor, né?!  Ou não?!?!

Abraço

-3.0ghz

-provavelmente o de 3.0ghz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a todos pelas respostas atenciosas .

PElo quevi o 3.0 é bem mesmo, né?!

BEm , prafalar a verdaed eu estou satisfeito com o meu de 2.4Ghz. O problema é:

O meu não é HyperTheading e de FSB de 400 ou é 533 ( algo assim).

Como eu comprei uma P4P800-E-DELUXE para trabalhar em DUAL CHANNEL eu queria saber qual o melhor northwood para isso. Entederam agora?

Não vou poder usar o meu nesta placa porque não tem HT e FSB baixíssimo.

Agora , gostaria que me respondessem isso:

AS diferenças de temperatura de um 2.4, 2.8 e 3.0 é muito grande???

OU são diferenças mínimas???

POr exemplo , se eu estiver usando durante 48 seguidas como eu uso o meu ( que nunca travou faz um ano) ele o de 3.0GHZ só irá aquecer se eu usar muita coisa?

OU mesmo usando apenas internet ou baixando música ele irá aquecer mmmuuuito mais que o de 2.4Ghz??

Minha dúvida é essa, entendem?

Sei que existem mil cooler , fans , até arcondicionado para pc, mas queria um processador com ótimo desempenho sem esquentar tanto.

E então? A diferença entre esses 3 que eu citei ( temperatura) é muita funcionando normalmente com internet e aplicativos que não exigem muito?

Outra coisa, meu hobby é jogos como splinter cell e far cry, terei desempenho melhor no HT com FSB 800, ou não irei perceber?

Agradeço desde jáa todos.

Obrigado,

Edde

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, não entendi o que você disse de não poder usar o processador na placa nova. Claro que pode. Tenho um pouco de dúvida quanto a processadores com FSB 400MHz, mas os de 533MHz funcionam perfeitamente.

Quanto a dúvida de desempenho em jogos, eu diria que depende muito mais da sua placa de video. A diferença entre um P4C(FSB 800MHz) e um P4B (FSB 533MHz) será tão maior quanto melhor for a sua placa de video.

Aqui tem um dos poucos comparativos entre os dois processadores. Teste do SplinterCell feito em uma board i875P com uma Radeon 9700 PRO.

http://www.tomshardware.com/cpu/20030521/800fsb-10.html

A diferença foi de 6% mais rápido ou 3,6fps a mais. Isso em 640x480. Na mesma página dá para ver que no Unreal T 2k3 em 1024x768 a diferença é de 3,8%. Mas isso com essa placa de video. Se você tiver uma placa de video pior, a diferença será menor e se você tiver um placa de video melhor, provavelmente a diferença será maior. E em uma placa i865 sem o PAT ativado (não sei se as P4P continuam vindo com ele ativado ou não), essa diferença provavelmente será menor.

Portanto, se você está pensando mais em jogos, vale mais a pena você pensar em gastar com uma placa de video nova que te dará um ganho bem maior. O resto você pode compensar com um pouco de overclock.

Edit: Esqueci de dizer. O HT não ajuda nos jogos, alias, só atrapalha. Ele ajuda em programas otimizados para multiprocessamento ou pelo na execução de tarefas em paralelo.

Quanto a esquentar mais, a diferença não é muito grande entre um 3GHz e um 2.4GHz. Cerca de 25% mais potência. Com ele sem fazer nada a diferença é quase nenhuma. Já com ele a todo vapor a temperatura deveria aumentar em algo em torno de 8ºC, dependendo logicamente do seu cooler e ventoinhas (estimei algo razoável).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OI sledgehammer!

Obrigado pela ajuda.

BEm, como você não entendeu bem o meu texto, vai aí um resumo.

Atualmente meu sistema é uma ASUS P4S8SX-X com uma P-4b não HT de 2.4Ghz.

Comprei recentemente a P4P800-E-DELUXE ( esse modelo é possível ativar o PAT).

BEm, como eu comprei essa placa eu não queria colocar um processador sem ser HT e com um FBS tão baixo como o meu.

Por isso que pensei em comprar o Northwood C de 3.0Ghz.

Foi isso que eu perguntei, se é uma boa escolha.

não sou game maníaco.

GOsto de jogos, mas uso o PC para uma infinidade de outras coisas, eu edito áudio, uso muuuuuuuuito internet, e game nas horas vagas mesmo.

ENtão se eu comprar o Northwood 3.0, FSB 800, L2 de 512 e HT terá um desempenho pior em jogos do que o meu processador atual?

O sistema será : ASUS P4P800-E-DELUXE, o northwood de 3.0, 1024 de ram Kingston em Dual CHannel ( por isso que comprei essa placa mãe, a minha p4s8x-x não trabalha em Dual Channel ).

O que você acha?

Boa escolha??

Eu sõ irei comprar placas com tecnologia PCI express e processadores LGA daqui a um ano ou algo melhor depois.

para eu usar isso atualmente está bom?!

Ou o meu 2.4Ghz sem HT, com FSB baixíssimo iria se sair melhor reaproveitando ele para esse novo sistema???

Abraço e obrigado,

Edde

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ok.

Internet você não precisa se preocupar que o gargalo nunca será o processador (ou será você ou a sua linha).

Jogos, como disse, um processador novo não vai fazer uma diferença maravilhosa. Não disse que seria mais lento, mas que você aproveitaria melhor seu dinheiro com uma placa de video melhor.

Mas você disse que jogos é o secundário, então vamo para a única coisa que vai fazer diferença, que é edição de áudio.

Logicamente um processador com clock maior irá te ajudar aqui. Em alguns casos, com determinados programas o HT irá ajudar (principalmente se você for fazer algo em paralelo). Mas o barramento não ajuda tanto assim como você está pensando.

Não é que ele iria se sair melhor, mas sim que não seria tão ruim como você imagina. A diferença de clock entre o 2.4GHz e o 3GHz é de 25% e na maior parte das tarefas você talvez nem tenha esse ganho, pois depende o que você usa, ou se limita pelo disco ou pela memória (eu disse que a memória ajuda pouco, mas baseado em uma operação básica, que é a codificação, que é limitada pelo processador mesmo, então quem mais ajuda é o clock).

Eu particularmente faria um overclock e poparia esse dinheiro. Mas se você é contra a ideia, sugiro que monte com o P4 2.4B, use e depois decida se está precisando de um ganho de cerca de 20% - 30% nas tarefas mais pesadas.

Alias, que operação que você usa regularmente e que você precisa esperar mais tempo e você percebe que se ganhar um tempo ali irá melhorar a sua produtividade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sledgehammer@15 ago 2004, 16:10

Ok.

Internet você não precisa se preocupar que o gargalo nunca será o processador (ou será você ou a sua linha).

Jogos, como disse, um processador novo não vai fazer uma diferença maravilhosa. Não disse que seria mais lento, mas que você aproveitaria melhor seu dinheiro com uma placa de video melhor.

Mas você disse que jogos é o secundário, então vamo para a única coisa que vai fazer diferença, que é edição de áudio.

Logicamente um processador com clock maior irá te ajudar aqui. Em alguns casos, com determinados programas o HT irá ajudar (principalmente se você for fazer algo em paralelo). Mas o barramento não ajuda tanto assim como você está pensando.

Não é que ele iria se sair melhor, mas sim que não seria tão ruim como você imagina. A diferença de clock entre o 2.4GHz e o 3GHz é de 25% e na maior parte das tarefas você talvez nem tenha esse ganho, pois depende o que você usa, ou se limita pelo disco ou pela memória (eu disse que a memória ajuda pouco, mas baseado em uma operação básica, que é a codificação, que é limitada pelo processador mesmo, então quem mais ajuda é o clock).

Eu particularmente faria um overclock e poparia esse dinheiro. Mas se você é contra a ideia, sugiro que monte com o P4 2.4B, use e depois decida se está precisando de um ganho de cerca de 20% - 30% nas tarefas mais pesadas.

Alias, que operação que você usa regularmente e que você precisa esperar mais tempo e você percebe que se ganhar um tempo ali irá melhorar a sua produtividade?

Oi sledgehammer, muito obrigado mais uma vez.

Minha máquina atual é a seguinte:

P4s8x-x com 6 slots PCI + 1 AGP;

P4- 2.4ghz sem HT.

512mb kingston 333mhz.

HD sangung mesmo.

Cd rom e floppy sony.

ATI ALL IN WONDER 9000.

GAbinete enorme com lateral trasparente com 2 coolers dianteiro e dois traseiros.

( nunca travou desde agosto do ano passado)

Olha, escrevi que meu pentium é um P4b e nem sei para falar a verdade.

O Pentium que possuo é um sem HT, com FSB 533 , acho que é "B" mesmo, não é?!

Bem, o meu desejo de compra por um novo é também para ter um FSB de 800, assim como o HT qeu me interessa. Como irei montar numa placa-mãe que suporta isso tudo mais o DUAL CHANNEL eu pensei em partir logo para isso.

TAmbém tem o agravante que não sei se irei ficar com minha máquina, apesar de ter montado ela em agosto do ano passado, mas é questão de grana mesmo.

Certamente terei que vender, o que é uma pena, pois neste um ano de uso ela nunca travou.

POr isso que preciso de outro processador.

Por essa razão que eu fui TÃO criterioso na compra do processador, já que é para comprar, desejhava comprar logo o melhor Pentium ( tirando os Extreme Edition).

Bem, eu comprei um in box de 3.0ghz ( não abri o lacre da caixa ainda) que tem escrito na caixa o seguinte:

800Mhz System BUS

512KB L2

E na lateral tem escrito isso:

Processor 3.0 Ghz 1.55V max

Sytem bus 800Mhz, 512KB l2-cache, pga 478 Pkg.

PROD CODE: BX80532PG3000DSL6WU

Esse qeu comprei é o modelo "C" mesmo?

Não vem no selo da caixa não, vem apenas o holograma da intel em em baixo escrito 3.0 Ghz

PErgunto isso porque achei estranho a tensão de 1.55V Max, quando nos sites dizem que a tensão é de

PORque se não for , eu irei trocar na loja , já que não abri ainda o lacre.

Só comprei logo porque está acabando eles em todos os lugares e a Intel só irá colocar os Prescott ( que não me interessa pela temperatura.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Edde@15 ago 2004, 21:00

Esse qeu comprei é o modelo "C" mesmo?

Sim. Achei que tinha te explicado que o Prescott sempre tem 1MB de cache e o Northwood só 512kB (caso do seu). Então você comprou certo.

Não sabia que você ia vender o conjunto todo. Achei que fosse vender apenas a motherboard.

Agora, você talvez precise trocar as memórias. Não sei se elas aguentaram rodar como DDR400. Tem até a opção de rodar com ela em 5:6 da velocidade do barramento (166MHz ou DDR333).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sledgehammer+16 ago 2004, 03:08-->
Edde@15 ago 2004, 21:00

Esse qeu comprei é o modelo "C" mesmo?

Sim. Achei que tinha te explicado que o Prescott sempre tem 1MB de cache e o Northwood só 512kB (caso do seu). Então você comprou certo.

Não sabia que você ia vender o conjunto todo. Achei que fosse vender apenas a motherboard.

Agora, você talvez precise trocar as memórias. Não sei se elas aguentaram rodar como DDR400. Tem até a opção de rodar com ela em 5:6 da velocidade do barramento (166MHz ou DDR333).

sledgehammer,

êpa que agora não entendi foi nada. :zoio:

O sitema será o seguinte:

A placa-mãe será a P4P800-E-DELUXE

O processador você já sabe de cor ;)´

Fonte TT butterfly 480W com PFC ativo.

Até vender meu PC , irei aproveirar a ATI que tenho.

Também ia aproveitar os DOIS pentes Kingston valueRAM de 512Mb 333Mhz cada. ( dual channel) .

A pergunta é, não poderei usar esses dois pentes que tenho? Nem em DUAL ?

Na questão das memória foi que eu não entendi foi nada.

NO manual da placa-mãe fala que aceita memórias DDR 266, 333 e 400.

Não poderei usar as 333Mhz que tenho com risco de queima-las???

Minha nossa..., eu comprei essas memórias faz um mês e paguei mais de mil reais pelo par!

Ainda tenho a nota fiscal da representante Kignston de SP.

Não acredito que comprei uma coisa que não poderei usar... :cry:

Atualmente elas estão no PC que uso, eu substitui pelas Kingston antigas que eram de 256MB.

ME explica melhor isso por favor, é por conta do processador quetrabalha em FSB 800???

Não entendo como funciona isso? SE é essa relação do processador com as memórias.

Muito obrigado por me alertar em relação a isso.

Eu já ia colocar as memórias... SE não fosse você eu ia fazer besteira.

Bem, fico no aguardo.

abraço,

Edde

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Edde@16 ago 2004, 04:39

A pergunta é, não poderei usar esses dois pentes que tenho? Nem em DUAL ?

Na questão das memória foi que eu não entendi foi nada.

NO manual da placa-mãe fala que aceita memórias DDR 266, 333 e 400.

Não poderei usar as 333Mhz que tenho com risco de queima-las???

Minha nossa..., eu comprei essas memórias faz um mês e paguei mais de mil reais pelo par!

Ainda tenho a nota fiscal da representante Kignston de SP.

Não acredito que comprei uma coisa que não poderei usar...  :cry:

Atualmente elas estão no PC que uso, eu substitui pelas Kingston antigas que eram de  256MB.

ME explica melhor isso por favor, é por conta do processador quetrabalha em FSB 800???

Não entendo como funciona isso? SE é essa relação do processador com as memórias.

Calma, calma. Não tem nada com queimar. Apenas falei porque você trocou o processador para rodar com FSB 800MHz e ter mais desempenho, mas ai ao mesmo tempo você usa memória mais lenta, o que se não anula o ganho, diminui este.

Mas você pagou mais de mil reais por 1GB de DDR333? Qual modelo da Kingston que é?

O ideal é sempre rodar com a memória em sincronismo com o barramento. Rodar fora de sincronismo só se justica quando o FSB ou é muito alto (para conseguir overclock) ou muito baixo (no caso do seu ex processador FSB 533MHz).

Sugestão, monte e use e depois diga o que achou em relação a sua máquina anterior. Não adianta antes ficar encucado. De verdade eu te digo que mesmo com DDR400 a diferença seria pequena para se notar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei ambas "in box"( não compro nada OEM ) .

Comprei na Wintronic de SP, distribuidor autorizado Kingston ( descobri essa distribuidora no própio site da Kingston). Normalmente eles não vendem para consumidor, somente para lojas, acho que por isso que comprei elas tão caras.

A referência de cada pente de 512 é :

KVR333X64C25/512

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!