Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema ponta de ferro de solda estação yaxun 702


Posts recomendados

olá pessoal eu tenho enfrentado o seguinte problema com o meu ferro de solda que vem na estação de ar yaxun 702,é o seguinte o ferro de solda é muito bom esquenta rápido,porém a ponta dele a superficíe é lisa e o estanho escorrega e cai,e o estanho nem gruda na ponta do ferro,eu sempre uso a esponja vegetal umida mais nao resolve,eu apelei com o ferro de solda e lichei a ponta dele um pouco, e momentaneamente a ponta ficou boa segurando estanho,mais depois passou um tempim e a ponta do ferro voltou a ficar lisa,vocês sabem como eu resolvo este problema ?? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espera esquentar por um tempo depois que a solda já derrete a solda... eu passo aqueles Bombril para a ponta ficar brilhosa novamente e vou vagarosamente tentando achar um ponto que possa segurar o estanho e vou aplicando lá e e tentando aumentar essa área ,o resto segura justo.

 

 

Tópico com mesmo assunto e várias dicas abaixo. Nesse tópico falam que o estanho não tem que estar no ferro e , sim na peça, porém por experiência própria quando o ferro está com certa quantidade de estanho derretido ele derrete a solda velha mais rapidamente
 ^^

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Na minha opinião, nunca se deve lixar a ponta de nenhum tipo de ferro de solda, isso porque a ponta possui um revestimento que permite uma melhor aderência da liga estanho/chumbo.

Tenho essa mesma estação e a ponta original eu estraguei porque usava com temperatura muito alta, percebi que a ponta ficou escura, "queimou" o revestimento e parou de aderir a solda. Nesse ponto não tive mais o que fazer, acabei comprando outra ponta.

Após este acontecido, só uso o ferro da estação para "serviços especiais", componentes pequenos, que exigem maior precisão e temperatura controlada. Para todo o resto, uso ferro de solda comum 25~30W.

Acho que o grande "erro" nesse caso é querer usar o ferro da estação pra tudo. O ferro da estação é excelente, aquece super rápido, mas para determinadas aplicações.

Por exemplo, para poder soldar algo em uma placa com grandes áreas cobreadas precisamos de maior potência, pois a dissipação de calor será maior. Se usamos esse ferro da estação, naturalmente vamos aumentar a temperatura para tentar soldar, o que no caso de nada adiantará, pois esse ferro pode chegar a uma temperatura alta, mas não tem potência suficiente.

 

Resumindo, recomendo comprar uma ponta nova e cuidar melhor dela. Evite temperatura maior que 250°C

 

Att,

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uns caras bem doidos no youtube que lixam até aparecer o cobre depois que o negócio fica preto... ou simplesmente trocam a ponta, mas por uma de cobre (fio de cobre de bom diâmetro) , porém duram pouco ambas ^^

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo em tudo com o Fervolt!

Comigo acontece de sujar a ponta quando estou dessoldando uma placa suja da sucata.

Tem gente que lava a placa antes de dessoldar. ;)

O que eu faço é passar varias vezes num pano úmido, nuca usei esponja nem bucha vegetal, em casos mais críticos eu passo a ponta de leve no bom-bril até limpar.

O segredo da coisa é estanhar a ponta logo depois de limpa-la pois o calor faz a ponta oxidar muito rapidamente, se deixar, a ponta fica preta novamente, sim, tem que gastar solda, não tem outro jeito.

Lixar sempre estraga a ponta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...