Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar fita/spot LED 12vcc em fonte 36vcc


Posts recomendados

Bom dia amigos.

Dúvida técnica; como posso ligar fita LED e/ou Spot's LED com tensão de 12v em uma fonte de 36v?

Pensei em ligar em série conjuntos de 3 unidades cada. Daria certo? Pois estas fitas já vem com resistores a cada 3 led's.

Obs: O acionamento será com um mosfet para que eu possa dimmerizar.

Grato amigos!

Dados:

Fita LED 5630 5 metros 300LED's 72w total x 8unid

Spot LED 12v 3W x 85unid

Trafo 0-127-220 // 0-24 0-24 20A imagino que retificado me dê 36~37v 

Ainda não pensei em como fazer a ponte de diodos!

Aceito dicas para melhor aproveitamento da fonte!

Obrigado

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, faller disse:

É só ligar, bem simples assim. Transformador/ponte retificadora/capacitor de filtro se desejado (reduz a cintilação dos leds por causa de ac sobreposto a componente DC, a 120 Hz pulsante).

 

Capacitor eletrolítico de 2.200 uF x 50V

 

Então a ligação em série em ambos os casos daria certo? No caso 3 fitas LED em série e/ou 3 Spot's em série?

Penso que desta forma tenho 72W * 3 = 216w / 12v = 18A e em 36V teria 1/3 disso próximo a 6A por conjunto.

No caso da fonte seria de onda completa aproveitando os dois semi ciclos já que meu trafo tem tape central.

Curiosidade.. Comprei o trafo como 0-24 / 0-24 20A. Neste caso terei 40A? Testando o trafo com uma resistência obtive mais de 45A sem esquentar o trafo. 

 

7e06a769731d4573c049fb1db17351fe.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em testes na bancada as fitas acenderam normalmente. Porém notei um efeito estranho.. Elas parecem mudar o brilho repentinamente. Podem ser meus olhos mas... Os capacitores estão bem dimensionados ou ate mesmo super dimencionados. 6600uF. Alguma sugestão do que pode ser? Desconfio de oscilações no primario; porém no multiteste está estável à 127.6v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!