Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Relogio Digital


BDF

Posts recomendados

Por favor, alguem pode me ajudar com um projeto? eu tenho que projetar um relogio digital sem oscilador de cristal, mas não tenho a minima ideia de como faze-lo! se alguem tiver alguma sugestao ficarei muito grato e quem sabe ate uma recompensa em dinheiro! :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, só tem uma solução para isso: ESTUDAR.

Ninguém aqui vai fazer a sua lição de casa, que isso fique bem claro.

BOm, mas vá lá... para você fazer isso aí você vai precisar de

Um oscilador a cristal

Um divisor de freqüência

Um conversor binário->LCD

E os displays LCD

Agora, estude cada pedaço e monte o circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Meu amigo,

Faça o seguinte: ponha um trafo de 110/220 para 6+6V.

Pegue a saída de 6VAC e jogue ela nas 2 entradas (ponha as 2 entradas em curto) de uma porta lógica "E" no circuito integrado CD4081. Como é porta lógica ele só vai reconhecer acima de de uma certa tensão como sendo 1 e abaixo dela como sendo 0. Aí na saída você terá 60Hz em sinal quadrado. Para garantir a qualidade desse sinal passe novamente por mais uma porta lógica (esse integrado tem 4 portas "E") ligando a saída da primeira porta que você usou novamente nas 2 entradas da próxima porta lógica (ligue exatamente do mesmo jeito que você fez na primeira). Pronto, na saída você tem 60Hz quadrado limpinho. Não esqueça de ligar o outro terminal do transformador no negativo que alimenta o integrado. Como a tensão de saída do transformador de 6+6 será de 8,5 volts, alimente o integrado com uma tensão bem próxima.

Depois arrume um integrado que divida esses 60Hz em 60, tipo o 4040 ou 4059 (difícil de achar). No caso do 4040, tem que utilizar algumas portas lógicas nas saídas dele para combinar e dar um pulso a casa segundo no final das portas.

Um conselho de amigo: integrados usados relógios digitais dão muito ruído, portanto ponha capacitores nas alimentações dos integrados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!