Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
BDF

Relogio Digital

Recommended Posts

Por favor, alguem pode me ajudar com um projeto? eu tenho que projetar um relogio digital sem oscilador de cristal, mas não tenho a minima ideia de como faze-lo! se alguem tiver alguma sugestao ficarei muito grato e quem sabe ate uma recompensa em dinheiro! :bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, só tem uma solução para isso: ESTUDAR.

Ninguém aqui vai fazer a sua lição de casa, que isso fique bem claro.

BOm, mas vá lá... para você fazer isso aí você vai precisar de

Um oscilador a cristal

Um divisor de freqüência

Um conversor binário->LCD

E os displays LCD

Agora, estude cada pedaço e monte o circuito.

Compartilhar este post

Link para o post

Tabgal, ele disse que não pode usar um cristal, acho que ele vai ter fazer um usando os 60Hz da rede elétrica ou qualquer outro que não use cristal.

Mas como o Tabgal disse BDF, você vai ter que ser CDF e dar uma estudada.

Compartilhar este post

Link para o post

É verdade, desculpa...

Tinha entendido "a cristal" em vez de "sem cristal"

Pegando os 60Hz da rede é fácil: fica com uma baixa precisão mas não é tão ruim assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Procure na internet os CIs TMS3450 ou LM8560. São CIs relógios digitais muito utilizados nos rádios relógio que você compra por aí nas Casas (Quer pagar quanto?) Bahia em suaves prestações mensais :P:P:D:D ... E também são fáceis dse encontrar nas lojas de componentes eletrônicos.

Compartilhar este post

Link para o post

Um relogio a cristal, funcionaria com 12 volts de bateria, agora quanto aos 60 hz da rede é lógico que utilizaria cc 110 ou 220 da rede elétrica........ :wacko:

Compartilhar este post

Link para o post

Meu amigo,

Faça o seguinte: ponha um trafo de 110/220 para 6+6V.

Pegue a saída de 6VAC e jogue ela nas 2 entradas (ponha as 2 entradas em curto) de uma porta lógica "E" no circuito integrado CD4081. Como é porta lógica ele só vai reconhecer acima de de uma certa tensão como sendo 1 e abaixo dela como sendo 0. Aí na saída você terá 60Hz em sinal quadrado. Para garantir a qualidade desse sinal passe novamente por mais uma porta lógica (esse integrado tem 4 portas "E") ligando a saída da primeira porta que você usou novamente nas 2 entradas da próxima porta lógica (ligue exatamente do mesmo jeito que você fez na primeira). Pronto, na saída você tem 60Hz quadrado limpinho. Não esqueça de ligar o outro terminal do transformador no negativo que alimenta o integrado. Como a tensão de saída do transformador de 6+6 será de 8,5 volts, alimente o integrado com uma tensão bem próxima.

Depois arrume um integrado que divida esses 60Hz em 60, tipo o 4040 ou 4059 (difícil de achar). No caso do 4040, tem que utilizar algumas portas lógicas nas saídas dele para combinar e dar um pulso a casa segundo no final das portas.

Um conselho de amigo: integrados usados relógios digitais dão muito ruído, portanto ponha capacitores nas alimentações dos integrados.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais