Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei essa placa pelo Aliexpresso, chegou semana passada. Hoje fui testar.

https://pt.aliexpress.com/item/32322461786/32322461786.html?shortkey=FNB3MNNR&addresstype=600

Como irei usar como UBEC (simples regulador de 5V) de um aeromodelo preciso que ela seja "confiável". Sendo importado da China, e ainda barato acredito que isso seria um pouco difícil. Quando eu percebi esse diodo Schottky, que diz ter 5A, fiquei assustado. Um diodinho desses será que de fato suporta 5A, ou algo próximo disso??!! O indutor não aquece, mas o resistor de .05r, para controle de corrente, e esse diodo aquecem, somente saem da temperatura ambiente, em 2,6A (essa foi a maior carga que eu consegui).

Será que vale a pena comprar um outro diodo(s) e adaptar aí? Seria necessário? E se sim, qual recomendariam?

Datasheet do suposto diodo:

http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/213742/TOSHIBA/CLS03.html

Postado

Esse conversor suporta 5A se você colocar um dissipador no regulador de tensão, eu já testei.

Sem dissipador ele só aguenta 2A, mais que isso ele entra em proteção, Já testei também.

E existe casos em que você liga ele em 30V e ele explode o regulador, infelizmente já testei também.

Mas não são todos que explodem, alias abaixo de 30V nenhum explodiu até hoje.

Boa sorte!

Postado

O data sheet do controlador diz até 5A... se você for jogar no máximo com esses reguladores (não smd)  tem que usar dissipador... O estranho que esse é um smd. Sou novo na eletrônica e sempre fiquei com dúvida se esses smds necessitam de dissipador já que o mesmo é voltado para a placa... mas nunca tinha visto.

Bom saber ^^ e muito estranho ^^

Postado
7 horas atrás, Bommu Perneta disse:

O data sheet do controlador diz até 5A... se você for jogar no máximo com esses reguladores (não smd)  tem que usar dissipador... O estranho que esse é um smd. Sou novo na eletrônica e sempre fiquei com dúvida se esses smds necessitam de dissipador já que o mesmo é voltado para a placa... mas nunca tinha visto.

Bom saber ^^ e muito estranho ^^

A um tempo atrás eu também achava isso, um dia resolvi fazer um de cobre e funcionou.

Mas veja hoje os tipos de dissipador que existem:

100_4843_500x420-.jpg~original100_4833_500x446.jpg~original100_4842_500x399.jpg~original271581_72bf53da-e024-11e4-bc75-a1cc49bc7

Postado

Eu coloquei esse dissipador da terceira foto, não aqueceu muito. Onde você conseguiu desse dissipador grande na parte de baixo toda?

Quanto aos 5A, o ci suporta mesmo, mas será que esse diodo aguenta, em regime contínuo, os 5A? Preciso de uma certa margem de segurança.

Postado

Eu peguei essas fotos na net, mas algumas que vi eram do ebay, então você deve achar fácil por lá.

Quanto ao diodo eu aconselho a testar na prática pois não tem como confiar 100% em produtos ching-ling.

bonŝancon!

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!