Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Repetidor wi-fi vale a pena?


PR_

Posts recomendados

Então, eu quero melhorar o sinal wi-fi aqui de casa, aí eu comecei a pesquisar sobre repetidores wi-fi. Vejo artigos e opiniões dizendo que não presta e aumenta a latência/ping e diminui a velocidade e vejo outros artigos e opiniões dizendo que ajuda. Não tem a mínima chance de eu passar cabo para os 3 PCs aqui de casa, talvez daqui há algum tempo, então minha opções são: repetidor ou um roteador/modem melhor. Um roteador melhor vai sair mais caro do que um repetidor, então eu já descartei essa ideia.

 

Aí estou em dúvida entre esses dois modelos de repetidor:

 

http://www.tp-link.com.br/products/details/cat-10_TL-WA855RE.html

 

ou esse

 

http://www.tp-link.com.br/products/details/cat-10_TL-WA850RE.html

 

 

Parece que o primeiro é mais novo e possui duas antenas externas que talvez sejam possíveis de serem trocadas? Aí o segundo, falam bem pra caramba mas parece ser mais antigo.

 

Aí não sei qual comprar.

 

Meu modem/roteador é da GVT (que agora é VIVO, mas tá com a marca GVT), ele tem um sinal bom e funciona bem, é um SAGEMCOM F@ST 5317. Minha internet é de 10Mega.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumindo o primeiro WA855RE é mais usado em escritórios , e o segundo WA850RE não é mais antigo e tem visual mais discreto para uso residencial com leds que podem diminuir a luz á noite .

O WA855RE não tem antena destacável , tem a mesma potência do primeiro , devido as duas antenas externas tem melhor cobertura .

Eu já usei os dois mas o alcance depende da distância, obstáculos, paredes etc. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto à pergunta no título do tópico e com base na minha experiência pessoal em casa, a resposta é: sim, repetidor wi-fi vale a pena.

 

Por conta do cabeamento da NET e da localização do modem conectado a um PC de mesa na sala do apartamento, eu tinha sinal fraco nos dois quartos fechados para usar, inicialmente, com notebooks.

 

Então pesquisei e comprei o repetidor Comtac WN9214, que resolveu completamente e foi usado de 2012 a 2015, sem qualquer problema. Só que em 2015 o deixei cair e ele parou de funcionar. Como não consegui suporte adequado, apesar do contato de pessoal do fabricante aqui mesmo no fórum, decidi comprar um novo.

Minha escolha foi um dos modelos que você citou, o TP-Link TL-WA850RE. Está comigo desde 2015 funcionando perfeitamente para as minhas necessidades, hoje com notebooks, smartphones e um tablet.

Mas essa é a minha experiência. No seu caso, é preciso considerar principalmente o fator dos obstáculos. No meu caso eram no máximo duas paredes, e a localização do repetidor em uma tomada próxima aos dois quartos e praticamente recebendo o sinal direto do roteador deixou o sinal bastante forte.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Repetidor é ineficiente, já recebe um sinal fraco e ainda gera interferência em cima dele mesmo. A maioria usa a própria antena para retransmitir. O resultado prático é terrível.

 

Recomendo utilizar PowerLine, esse equipamento transmite dados pela sua rede elétrica e atinge velocidades similares à rede cabeada. Problemas de interferências e baixa recepção também são resolvidos.

 

Alguns modelos já inclusive acompanham Access Point e duas portas LAN na tomada de saída.

 

Para uma melhor qualidade da transmissão é recomendado que ambas as tomadas estejam ligadas a disjuntores no mesmo quadro de luz. Não precisam necessariamente estarem na mesma linha.

 

As principais fabricantes de equipamentos de redes tem destes equipamentos disponíveis e o preço não é muito superior ao de um repetidor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...