Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
longuete

Testem Suas Memórias

Recommended Posts

Alguém aí conhece o programa MEMTES86 ? Pois é: eu testei e achei uma boa opção para se testar memórias. Tem uma explicação dele AQUI. Feita pelo Carlos Morimoto, explica a principais funções do programa. Mas algumas pessoas sentiram dificuldade em usá-lo e principalmente em criar o disquete de boot. Descrevo aqui como fiz para gerar um disquete de boot com o Memtest86.

Baixei a versão 3.0 para windows. Também há uma versão Linux do programa disponível no site. Depois de baixado, descompacte o arquivo Ment30. Execute o arquivo install.bat. Abrirá uma janela pedindo que você digite a letra do seu drive de disquete (no meu caso digitei apenas A). Aparecerá uma mensagem dizendo para inserir um disquete formatado no drive A. Insira e pressione enter. Repare que o led do drive de disquete irá acender por uns 10 segundos e em seguida a janela DOS irá sumir. Pronto seu disquete com o Memtest80 está criado. Se você tentar ler o conteúdo do disquete via windows vai reparar que não existem arquivos. Isto é normal. Mas os arquivos estão lá. Após a criação do disquete, reinicie o micro e dê o boot pelo disquete (configure o setup se necessário). Automaticamente o programa irá ser acionado e começará a rodar o teste defult. Para maiores explicações sobre o uso do programa acesse a página do Carlos Morimoto linkada acima.

Deixei o Memtest80 rodando o teste completo na minha máquina por quase 25 horas. Não apareceu qualquer vestígio de erro. Já o teste default é mais rápido, mas eu não experimentei.

Tá aí a dica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já foi comentado por aqui no fórum antes

É um bom programa para testar pois é eficiente e roda fora do windows, na qual poderia corromper algum arquivo!

Sempre uso quando tenho dúvida se a memo tá 100%, deixo pelo menos 2h, no mínimo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deixando a minha opinião:

Trabalhei um tempo com manutenção de computadores e realmente o MemTest é a forma mais eficaz, fácil e confiável de se testar memórias.

O bom, é que o teste não depende do sistema operacional.

Boa dica! :palmas:

[]´s

Henrique

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra dica que deixo é para não condenar a memória em caso de erros em tensão default! Ocorrendo erros, aumenta a tensão de alimentação delas que muitas vezes somem todos os erros. Caso ainda ocorram erros, a memória tem problemas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×