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Como cobrar aplicativo que será comercializado


avi

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Olá a todos. Queria pedir a opinião dos desenvolvedores numa questão. Estamos negociando a criação de um aplicativo para uma empresa que pretende comercializar o mesmo apos a entrega. Precisamos passar um orçamento que possa abranger também esta possibilidade da empresa fazer dinheiro com o aplicativo. Estamos na dúvida se passamos orçamento alto apenas para o desenvolvimento ou passamos uma proposta que nos possibilite também ganhar uma porcentagem em cima da comercialização. Alguém já passou por isso?

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@avi Cara, isso é MUITO relativo.

 

Vocês vão desenvolver o software. OK, perfeito. Depois de pronto, essa empresa vai comprar de vocês e comercializar. Mas vai comprar o que? Os direitos de comercializar ou vai comprar "cópias" do programa para vender?

 

Como ficam as atualizações? Vocês farão isso de graça? Novos recursos, etc... como isso será cobrado? A empresa que vai vender o software de vocês cobrará mensalidade dos clientes? Será um produto que se compra uma vez, o suporte se resume a patches de correção de bugs e conteúdo novo apenas mediante compra de pacote/upgrade do programa? Isso será intermediado por essa empresa ou será diretamente por vocês?

 

Tem que pensar bem nesse tipo de coisa.

 

 

Em um cenário normal, essa empresa encomenda o software de vocês. Perfeito. Você deve cobrar pelo tempo e pessoal despendido para codificar todo o programa, ou fechar um pacote com um valor realista para que você e sua empresa/equipe realmente recebam de acordo com o esforço.

 

Se o contrato vai ficar apenas por isso, projeto tem que valer a pena financeiramente, ou seja, terá um valor elevado mesmo. Como de costume, correção de bugs fica no pacote, porque o programa tem que funcionar de acordo com as especificações.

 

Se a empresa quiser novos recursos no software, apenas mediante aprovação de orçamento. E assim segue o baile.

 

Pode também existir a possibilidade de vocês cobrarem um valor menor sobre o desenvolvimento e cobrarem x% sobre as vendas. Da mesma forma, novos recursos apenas mediante aprovação de orçamento, mas seguindo a premissa de valores inicial.

 

De boa, tudo depende REALMENTE  do público alvo do seu software. Vai vender muito? Milhares e milhares de cópias? Se a pesquisa de mercado diz que sim, talvez o segundo método seja mais vantajoso financeiramente. Se não tem certeza, talvez o primeiro método.

 

De qualquer forma, o contrato para esse tipo de serviço deve ser muito bem feito e que nenhuma cláusula abra margem para múltiplas interpretações.

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TwistedSoul, obrigado pelas dicas. O software vai ser dirigido apenas para empresas, por isso minha duvida em fazer de uma forma ou de outra. Eu sei que é relativo e por isso mesmo queria pedir uma opinião. Na verdade, queria que alguém chegasse pra mim e falasse "faça isso" , hehe. É muito complicado. Não dá pra prever qual será a saída desse aplicativo no mercado. Depende até da empresa investir em publicidade, ou seja, inúmeros fatores.

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@avi Sem problema. Isso é bem complicado mesmo. Como eu não conheço o software, nem o ramo que ele vai atuar e os recursos que ele tem, além de não saber o papel dessa empresa compradora/revendedora, é meio impossível te dizer "faça assim e fique rico" :)

 

Mas você chegou a considerar a questão das atualizações? Como funcionaria a questão de adição de novos recursos? Serão vocês quem decidem o que vem de novo ou seria requisições de clientes? Talvez necessidade e adaptação do mercado e legislação?

 

E aqui fica a grande pergunta: você está vendendo um software ou um serviço? A grande sacada do software atualmente é vender serviço, ou seja, seu software é apenas uma ferramenta que "faz coisas". Daí entra a questão de cobrança de mensalidade para utilizar o software. O pagamento inicial do software seria como uma taxa para contratar o serviço e a mensalidade para dar continuidade na utilização dele. Venda do software em si, onde a pessoa ou empresa compra e era isso não funciona muito bem na atualidade.

 

Independente da outra empresa fazer ou não publicidade para a venda, ele é de uso específico ou amplo? Pode ser usado por diversos ramos do mercado? Isso ajuda a descobrir o real alcance do seu software.

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