Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitor e Fio Terra


Posts recomendados

Bom dia gente,

Sou bem leigo em eletrônica mas consigo compreender algumas. Eu tenho o circuito abaixo:

 

Capture.PNG.09a38aa8c8ac7734507f17c5db481788.PNG


A Ideia dele é transformar a entrada de 127vca em 12vcc, porém ainda não calculei a corrente que o circuito completo irá consumir, logo, ainda não sei qual o valor da resistência a colocar para que seja uma saída de ~12vcc.

Quanto a este circuito... eu tenho 3 dúvidas.

 

1. O Transformador já me daria uma saída de 12vca... só que percebi que com um resistor é possível fazer tranquilamente. Com o transformador provavelmente a tensão deverá ser mais estável... então... posso não usar o transformador ou posso devo preparar para chamar a equipe de bombeiros? kkkk

2. Sobre o capacitor... devo colocar algo em torno de 400v e como não sei a corrente do circuito, ainda não posso dizer o valor em capacitância do mesmo, só que estou em dúvidas se o mesmo vai pelos ares e se está no lugar correto.

3. Sobre o fio terra... Como eu nunca montei um circuito com ele, eu não sei se fiz bem colocar e nem se coloquei no lugar certo... Como a tensão é alta e o pico de corrente pode ser alto... E este terra deve ser via aterramento?


* A bitola dos fios que vou usar até o resistor que vai reduzir a 127vcc para 12vcc é de 2.5mm, a partir de então não devo usar nada superior a 1mm.

O Circuito é para "diversão", não sei se minha ou dos bombeiros, mas ainda vou colocar reguladores de tensão e etc... nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Carlos Zanon disse:

1. O Transformador já me daria uma saída de 12vca... só que percebi que com um resistor é possível fazer tranquilamente. Com o transformador provavelmente a tensão deverá ser mais estável... então... posso não usar o transformador ou posso devo preparar para chamar a equipe de bombeiros? kkkk