Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Driver motor de passo


fgabryel

Posts recomendados

 

você pode controlar por potenciômetro... você pode controlar pelo 555... só procurar no youtube...

 

Cada uma tem sua aplicação. Depende do que você quer, com que quer trabalhar...

 

 

 

O que não falta é projeto com Arduino (mais caro) e sem (mais barato)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito antes de inventarem o arduino, eu controlava motor de passo com o 555, 4017 e TIP31. 

Caso precisasse que invertesse a rotação, usava o 40194 no lugar do 4017.

Para ligar o arduino ao motor é algo bem simples, precisa apenas de um driver, ou seja, um circuito amplificador. O mais comum é o circuito integrado ULN2003 que suporta até 0,4A de corrente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então eu preciso confeccionar um modulo driver, apenas para fazer a rotação do motor de passo, utilizando tambem um arduino, porém eu não consegui achar um esquema do circuito de um modulo driver que controle o motor de passo entendeu. Todos esses videos ai eu vi

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja o módulo drive que você quer ... procure no aliexpress por ele , não para você comprar mas para ver os componentes... Lá eles tiram fotos detalhadas de tudo. Dá para ver o controlador do motor, a partir disso você vai atrás dos circuitos digitando nome do controlador no google+"circuito motor de passo" OU  nome do controlador+"circuit step motor".

 

Se achar difícil coloque o link aqui para qual você quer e povo pode lhe ajudar (sendo que o segundo vídeo que postei já tem um, inclusive na descrição tem tudo detalhado e downloads do circuito)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, tem programas que fazem isso, você coloca o circuito e saí o desenho para a placa (procura no youtube por "software desenho circuito" ). você pode procurar por tutoriais no youtube sobre como criar sua placa de circuito.

 

Mas antes teste de partir para fazer o circuito é bom você testar em uma protoboard(tem pequenas), para testar se tudo funciona de acordo ou se vai precisar trocar algo.

 

Se você fazer tua própria placa o circuito fica pequeno e tudo bem discreto. Mas se você quiser tem opções como Placa Fenolite já furada para você colocar tudo... tem algumas que vem já com os furos específicos para você colocar os microcontroladores, mas o circuito vai ficar feio e desorganizado, mas funciona ^^

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não. Esse tipo de controlador a gente compra devido aos nosso projetos serem maiores que só o controlador... e temos que pagar outras matérias, sem dúvida criar uma Arduino só usando chip principal dele, fazer drives para cada tipo de aplicação demanda muito tempo que no nosso curso a maioria não tem (fora* que alguns chips requerem programação se você não comprar eles já programados, mas isso é outro caso e que pega mais tempo ainda).

 

Se você tiver com pouco dinheiro e você fazer você mesmo compensa, mas demora um pouco. Mas quem sabe alguém tenha um pronto ai em baixo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com pouco tempo...

 

alguém pode lhe ajudar ai em baixo... posso tentar fazer algo outro dia. Mas a maioria é só uma ilha* de conexão (pinos IN1 a IN7 , 1 a 5 e 1 a 4). Se não achar o mesmo ULN2003 no programa você pode tentar achar outro que o tenha ou adaptar olhando no datasheet as distâncias e tentar adaptar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sei indicar um... todo tem curva de aprendizado elevado... quando não tem não apresenta todas as ferramenta que se precisa.

 

Eu uso o software Proteus para fazer quase tudo. Dá para simular o circuito e criar o circuito impresso também na no mesmo programa.

 

Pode procurar por tutoriais proteus Ares e também como criar fotolitos e coisa do tipo... Esse programa dá para ver a placa 3d.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!