Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook não liga e tem um componente esquentando MUITO


Posts recomendados

Bo noite pessoal, um notebook qbex parou de funcionar. o cooler está ok, mas nao arma porque a placa nem mesmo liga. Ao abrir, identifiquei que havia alguma coisa muito quente, e queimei o dedo kkkk, o componente fica MUITO quente 2 segundos apos conectar a fonte(componente da foto a seguir)placa.thumb.jpg.1aa28a07746aee28a059a26fd4c03cc8.jpg

 

O que eu faço? Tem jeito? Precisa comprar outra peça igual? Desde já agradeço pela ajuda.

(O componente está meio ilegível, é um ITE IT8518E)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai amigo beleza? Esse componente é o Super IO da placa. Olha você pode tentar troncar sim, porém antes disso você teria que fazer uma analise mais precisa em sua. As vezes ele pode estar esquentando mas é o PWM que esta com defeito, pode ser a BIOS ou até a ponte sul da placa que são os componentes que trabalham diretamente com o Super IO.

 

Caso tenha ferramenta necessários e o esquema da placa, comece analisando o PWM primário, caso queira uma ajuda, informa ai qual é o modelo da sua placa.

 

Boa Sorte

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn kkkkkkkk

 

Pode vir que aqui em meu laboratório que temo mostro. Claro que com anos de pratica. Mas ele não é tão complicado quando parece não. Uma vez alinha o chipset, é só solvar com ponta fina uma perna de cada canto para não perder o alinhamento e esquentar tudo no soprador com uma vazão de ar moderada.

 

Ma da sim!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não que eu duvide do que dizes, mas seria muito interessante e pedagógico voce filmar esse procedimento e colocar o vídeo aqui ou se for muito grande o arquivo hospedar em algum lugar, ou se houver algum material nesse sentido no youtube e voce colocar aqui seria ótimo e interessante, porque do jeito que sou ruim de solda, mesmo porque não tenho equipamento profissional para isso, nem sugador tenho, apenas um ferro xing ling para usar muito raramente.:thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KKKKKKKK, cara eu não tenho recurso para gravar para um troca do super IO, pois ao invés de microscópio digital, eu utilizado somente uma lupa. Mas tem vários vídeos no YouTube com diferente técnicas 

 

 

 

 

adicionado 14 minutos depois

Pior que solda amigo é somente com muito treino para conseguir fazer. A troca do super IO eu pegava placa antiga que ligava e comprava o super IO no mercadolivre e tirava um e colocava outro... fui fazendo até conseguir que a placa volta-se a ligar. Porém é um procedimento para ser sincero que eu faço muito pouco, a maioria dos reparos seria o PWM e BIOS dificilmente tenho que trocar o super IO. Mas não precisa equipamento profissional não, eu uso uma yaxun 702 e da certinho, agora que comprei um soprador hikari HK-939 porque o YaXun deu defeito

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom desse jeito é fácil (para vocês não para mim, claro) primeiro nunca pensei que pudesse injetar ar quente a 400 ºC em cima do componente, conheço o sugador de solda, mas malha dessoldadora eu não conhecia; depois eu pensava que o componente era soldado por traz da placa e não pela frente, na realidade o cara mete solda em todos os pinos depois retira o que fica entre um e outro pino, também isso para mim é inimaginável....mas não posso me culpar, não sou do ramo eletrônico e sim elétrico mas defasado da atualidade há décadas...mas isso é quando o defeito é no tal Super IO e quando é em outro lugar é o mesmo procedimento??? Isso "ressuscita" qualquer placa????

Gostei de ter aprendido, quer dizer, ter tomado conhecimento de que é possível fazer isso;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn Nem sempre, o super IO é responsável por "startar" a placa (ele envia um sinal para a ponte sul (chipset) para que o notebook iniciar o processo de ligar) ele controla o teclado, mouse e entre outras muitas funções do notebook.... mas as básicas seriam essa.

 

Na verdade problemas de super IO não são tão comuns assim, a placa precisa de uma analise minuciosa para poder chegar a essa conclusão. No caso por exemplo do nosso amigo aqui, que esta falando que o super IO dele esta esquentado, pode ser um defeio no PWM Primário ou BIOS esses dois cara estão conectados diretamente ao super IO. Porém somente com uma analise detalhada mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kikeitu

 

E eu que andei aqui no fórum levantando suspeita de defeito em IO causado por fonte xing ling estressada pois o drive de DVD hora era detectado hora não.

 

Só dias e dias depois é que, matutando, levantei a possibilidade de que o defeito poderia ser no CMOS ou na fonte desse CI que corrompia o BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkk eita...

 

Eu sofro muito na minha assistência com essas fontes, e é complicado porque se eu tenho colocar uma fonte um pouco melhor para o cliente, uma em torno de 100 a 120... vixiiiiiiii, tem que aguentar aquela ladainha de ta caro... que isso aquilo.... então muitas vezes tenho que usar dessas fones xing ling mesmo. A única coisa que eu faço, eu comprei um testador de fonte, e passo todas nele antes de instalar para o cliente, qualquer coisa fora eu devolvo. Normalmente, a cada 10 fontes 2 apresentam defeito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

@Kikeitu ola minha placa-mãe e do notebook sti ni 1401 e ele esta com o mesmo problema ele não liga e o super io esta esquentando e muito, tentei achar ai o esquema dessa placa mas não consesguir, se alguém poder me ajudar a como achar ficaria muito grato e outra coisa to tentando achar esse pwn dessa placa se poderem me informar ajudaria e muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!