Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde amigos,

tenho umas baterias de um power bank que estragou recentemente, porém suas baterias estão zero bala. São 5 baterias de 2000mAh, de 3,7V

Gostaria de reutiliza-las "montando" (construindo peça a peça) um novo carregador de celular.

Preciso saber quais componentes utilizar para montar o circuito. Primeiramente reduzindo a tensão da bateria de 3,7V para 2,1V, que é a tensão aceita pelo celular.

Se puderem ajudar agradeço. ^^ 

Postado

Na verdade a tensão de baterias de celular são de 3,7V e teria que colocar pelo menos 4,5V para carrega-la, bom, pelo menos os celulares que tenho visto ultimamente, se tem algum com 2,1V eu não conheço.

• Curtir 1
Postado

@cesardelta1  ok amigo, me desculpe o erro, eu disse sobre saida 2,1V porque no output do power bank aparecia duas saidas, uma de 1V e outra 2.1V. 

Quando abri as baterias (que são 5), vi que elas tem a tensão de 3,7V. por isso imaginei que a entrada do celular fosse de 2,1V.

Mas a questão é que quando eu conectei as baterias do power bank direto no celular ele fritou :o .. é um smartphone atual, Motorola Moto X Play. 

O que eu fiz de errado?

Postado

Rapaz!

Uma vez eu derreti os contatos de uma bateria de celular colocando 5V direto nela para tentar carrega-la, eu não sei como funciona, mas sei que as baterias tem um circuito nelas que talvez seja limitador de corrente...sei lá.

As baterias de celular tem 3 polos, um é positivo, outro é negativo e o 3º eu não faço ideia, nunca tive curiosidade de pesquisar, talvez esteja aí o nosso erro.

Aguarde alguém que saiba para nos ajudar.

Mas para seu carregador, você poderia colocar duas baterias em série e duas em paralelo, assim teria um power bank de 7.4V x 4A, compre um conversor step down e regule-o para 5V e pronto, deve dar para carregar dois celulares.

Rapaz! tenho umas 3 baterias de notebook, acho que vou fazer um desse pra mim. :thumbsup:

Postado

não entendi muito bem (não sei como faz) essa questao das baterias em série e em paralelo.

se for pra comprar o regulador de tensão é melhor deixar do jeito que tá, nao? pois as 5 baterias juntas como estão formam 12.000 mAh (valor especificado na caixa do powerbank), porém a saida mantem 3,7V. (eu acho)

de qualquer forma, agradeço a ajuda, e esperarei a ajuda de outros colegas do forum para nos dar uma luz ^^ 

Postado
50 minutos atrás, cesardelta1 disse:

As baterias de celular tem 3 polos, um é positivo, outro é negativo e o 3º eu não faço ideia

O terceiro pino avisa o celular que a bateria já carregou.

Dentro da bateria tem uma pequena PCI com um circuito integrado do tipo gota de epoxi (a famosa bolinha), um transistor e alguns resistores. quando a bateria completa a carga o transistor corta a tensão do carregador e manda um sinal nesse pino para que o celular escreva a mensagem "Carga Completa" na tela.

Eu fiz um teste uma vez, medi a tensão na bateria enquanto a mensagem estava escrita na tela, o resultado foi o seguinte:

Tinha 4,5V entre os terminais + e - bateria, sem o carregador a tensão cai para 4V. No terceiro pino tinha 0V, quando a mensagem não estava na tela tinha 4V.

Mesmo com tensão a mais na bateria tenho certeza que ela não estava carregando, pois já abri uma e tentei recarregar sem o tal circuito interno de controle e o resultado foi que ela explodiu quando carrego mais do que devia.

• Curtir 2
Postado

Agora eu sei pra que serve aquele pino!!!

54 minutos atrás, Mestre88 disse:

já abri uma e tentei recarregar sem o tal circuito interno de controle e o resultado foi que ela explodiu quando carrego mais do que devia.

kkkk, foi mais ou menos assim que eu quase pus fogo em uma aqui.

Obrigado por explicar.

Postado
7 minutos atrás, cesardelta1 disse:

kkkk, foi mais ou menos assim que eu quase pus fogo em uma aqui.

A minha só ficou inchada, com um formato de saco cheio de vento. Não explodiu de verdade porque o transformador da fonte era pequeno (daqueles usados em rádio-relógio).

Quanto a solução para as baterias do @TitiObama a melhor maneira seria fazer um arranjo série paralelo para obter 7,4V/6Ah e aplicar a um regulador de 5V para que seja aplicado na entrada USB.

Qualquer gambiarra nos contatos da bateria fica perigoso perder o celular.

Só agora eu percebi que chovi no molhado aqui!

Postado

@TitiObama Se deixar com 3,7V fica com pouca tensão e não carrega a bateria do celular, precisa de pelo menos 4,5V, porém se ligar em série a tensão vai para 7,4V, o que é muito para o celular, o regulador seria para baixar essa tensão para 5V e assim carregar o celular.

veja no google imagens como ligar baterias em série e paralelo.

• Curtir 1
Postado

ok obrigado pelas respostas.. irei buscar o tal regulador de tensão para 5V. ja que derrubaram minha ideia de construir um peça a peça. kkk

Postado
4 horas atrás, TitiObama disse:

ok obrigado pelas respostas.. irei buscar o tal regulador de tensão para 5V. ja que derrubaram minha ideia de construir um peça a peça. kkk

Não compensa e não é fácil fazer um conversor desse e é muito barato também, más repare que o que o Ricardo te indicou lá em cima seria para aumentar a tensão, caso você persistisse na ideia de deixar a tensão em 3,7V ou 2,1V, mas como você abriu o olho, você usará um step down, um desses daqui.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-755006810-regulador-de-tenso-step-down-buck-dc-dc-lm2596-3a-conversor-_JM

Postado

vocês não tentaram nenhum "battery charger cell phone circuit" , ou seja, os circuito de carregamento de bateria de celular dos gringos?

Aqui

Tem outros circuitos por ai , mas ele usam mais do que apenas um regulador de tensão... Nunca testei... mas seria interessante vocês verem isso ai ...

Postado

Eu fiz um desse aí para carregar baterias de 9V alcalina, já carreguei 3 vezes e parece que tudo bem, vamos ver com o tempo, mas só aí já economizei R$45,00 de baterias...hehehe

Mas o negócio do ex-presidente aí até era fazer o circuito, quem sabe ele não anima.

Apesar de eu achar muito mais fácil comprar um pronto..hehehe

Quando eu tiver um tempo vou testar qual dos dois consome menos, esse circuito ou o stepdown.

Postado

@cesardelta1 hahahaha ex presidente. .. a ideia inicial era montar o circuito mesmo, mas vi q pra isso tem q ter um estudo/entendimento basico de engenharia eletrica pra montar o sistema todo. realmente pelo que vi terei que comprar pronto o regulador dc/dc. terei apenas o trabalho de soldar os cabos positivo e negativo XD

mas então qual devo comprar? vou deixar juntas todas as 5 baterias de 3,7V; para alimentar um cell.

devo comprar um step down, ou um step up ? 

Postado

Se você colocar todas as baterias em paralelo, terás a tensão de 3,7 V. Precisará ser um step up para chegar em 5V.

Se colocares em série, com duas já serão 7,4V. Precisas de um step down.

Depende da configuração que vais usar.

• Curtir 1
Postado

@TitiObama Porr*! Você nem pesquisou como liga serie paralelo ?

Putz! Assim você faz eu gastar meu gênio artístico de habilidades de edição de imagem em software profissionais.  (Paint) :P

Mas para o ex-presidente eu faço.

Se ligar todas em paralelo terá 3,7V x 10A

Faça uma combinação de série/paralelo, assim você consegue uma tensão de 7,4V x 4A.

Compre junto um dissipador para Raspiberry PI para colocar em cima e em baixo do regulador LM2596, que inclusive é uma inteligente indicação do nosso amigo Ricardo Ferreira.

Se seu power bank pifou, pelo menos uma das baterias deve estar ruim mas se tiverem todas boas você usa só 4 assim:

Pilhas serie paralelo.png

• Curtir 1
Postado

Grandes baterias de chumbo-ácido e essas pequenas de lithium não são a mesma coisa, só no papel. Quando novo liguei em paralelo 2 baterias de 120AH e o resultado foi um banho de ácido. Uma delas estava mais carregada que a outra (creio eu). Na hora em que encostei o segundo cabo na ligação, uma delas explodiu o tampo lateral. Fiquei com a perna depilada por um bom tempo. kkkkkkkkkkkk

Lembranças a parte, não seria mais prudente colocá-las em série?  A ligação paralela pressupõe que estão com os mesmos parâmetros de carga, etc e tal.

Postado
18 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

não seria mais prudente colocá-las em série?

Não acho que seja imprudente!

Não lembro de ter visto na literatura sobre baterias de Ion Litio, algum impedimento ou incompatibilidade em ligar esse tipo de bateria em paralelo, mas como não tenho certeza absoluta, vou consultar depois.

No caso de baterias LIPO sim existe, alias agora que você falou, tenho que admitir minha imprudência em não perguntar qual é o tipo de bateria ao autor do tópico, apesar de 90% dos power bank comerciais serem com baterias de Ion de Litio.

No ocorrido com você sobre as baterias chumbo ácidas tenho plena convicção de que uma estava mais carregada que a outra, gerando diferença de potencial entre elas e iniciando um processo muito rápido de carga em alta corrente (120Ah), onde a mais carregada começa a carregar a outra.

Bem documentado em literatura especializada sobre recarga de baterias chumbo ácidas está que esse tipo de bateria não pode ser recarregada ou descarregada em níveis perto de 50% de sua corrente nominal.

Um mau contato na hora da conexão elevaria e muito o agravante de alta corrente na tal recarga.

Falando de experiências explosivas, uma bateria de 90Ah explodiu a 1 metro do meu rosto quando eu ajudava um Jipeiro que tinha problemas no arranque de sua Toyota Bandeirante, eu fechei com uma chave de fenda os polos do automático do arranque, fazendo assim o mesmo girar e ligar o motor, mas na hora eu deixei acontecer um mau contato que desencadeou várias descargas muito rápidas a alta corrente dado pelo mal contato.

A sorte é que por reflexo a gente fecha os olhos, pois também tomei um banho de ácido.

@TitiObama Essas baterias são de Ion-Litio, Ni-Cad, Li-Po?

Postado

As baterias são de Lithium, e estão ligadas (originalmente) desta maneira. E como já estão montadas desse jeito penso em manter esta configuração. Pelo que vi, acho que estão ligadas em paralelo. Correto ?

Então nessa configuração terei que comprar um step up. Pois tenho apenas 3,7V mas com 10mAH , correto ?

89be303f-ef2f-4aa3-8d37-b41b2b813512.jpg

Postado

Não da pra ver mas quase certeza que está ligado das duas maneiras.

46 minutos atrás, TitiObama disse:

E como já estão montadas desse jeito penso em manter esta configuração.

Eu acho que você vai se enrolar aí.

repare que as coisas não são simples como você imagina, para usar com step down tem que fazer da maneira que eu indiquei ou corre o risco de explodir baterias, estraga-las ou não funcionar.

Se for usar um step up tem que ligar todas em paralelo e se contentar com as perdas e com o custo.

Eu gostaria de esclarecer aqui que estou te dando informações para te ajudar, mas é você que fará as adaptações, então você tem que seguir exatamente o que te é recomendado.

E lembrando que como é você quem fará as ligações, eu não posso ser responsabilizado por qualquer perda material ou injuria que você possa sofrer por fazer errado.

Eu garanto e me responsabilizo pelas informações que estou te passando, inclusive farei um para min, mas não posso me responsabilizar por você e pelo que você faz com as informações que te são passadas.

Do jeito que as coisas estão caminhando eu pré vejo que isso vai dar mer**

Alguém deu relato de um acidente que aconteceu com ele e erroneamente disse que seria imprudente fazer esse tipo de ligação.

Agora você está querendo modificar a ligação por conta própria, ou seja, fazer totalmente diferente do que te foi aconselhado.

Estou vendo que no fim das contas eu ainda serei culpado pelo desastre.

Assista esse vídeo e pense duas vezes antes de fazer por conta própria.

Postado

hahaha nossa que isso amigo, quanto drama.. nao lhe culparei por nada nao fique tranquilo haha.. 

estou aqui para aprender e buscar coisas novas.

esse é o circuito original do power bank, por isso eu disse que nao iria mexer. nao estou "inventando" nada, nem montando circuitos perigosos. .. apenas retirei as baterias do power bank e tirei a foto. tudo que eu quero é repor a peça que estragou para reaproveitar as baterias.

apesar de tudo obrigado pelo suporte e pela preocupaçao^^

obs.: não foi respondido se tenho que comprar o step up mesmo ^^

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!